Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Papa Francisco: O futebol deve ser uma escola para construção de uma cultura do encontro


O papa Francisco divulgou, nesta quarta-feira (11.06), mensagem por ocasião da Copa do Mundo 2014, que se inicia nesta quinta-feira (12.06). O papa saudou a presidenta Dilma Rousseff e falou sobre o enfrentamento de todas as formas de racismo. O religioso ainda destacou a importância do esporte como instrumento de comunicação de valores.

"Para vencer é preciso superar o individualismo, o egoísmo, todas as formas de racismo, de intolerância e de instrumentalização da pessoa humana. Não é só no futebol que ser “fominha” constituiu obstáculo para o bom resultado do time. Quando somos “fominhas” na vida, ignorando as pessoas que nos rodeiam, toda a sociedade fica prejudicada."

O papa espera que, além de festa do esporte, essa Copa possa tornar-se a festa da solidariedade entre os povos. Ele ainda destacou que o esporte não é apenas uma forma de entretenimento, mas, sobretudo, um instrumento para comunicar valores que ajudam na construção de uma sociedade mais pacífica e fraterna.

“Pensemos na lealdade, na perseverança, na amizade, na partilha, na solidariedade. De fato, são muitos os valores e atitudes fomentados pelo futebol que se revelam importante não só no campo mas em todos os aspectos da existência, concretamente na construção da paz. O esporte é escola da paz.”

Fonte: Blog do Planalto

Gente de OpiniãoDomingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Justiça nega pedido da FRX e expõe situação irregular perante a CBX

Justiça nega pedido da FRX e expõe situação irregular perante a CBX

A Federação Rondoniense de Xadrez (FRX) teve seu pedido de tutela cautelar negado pela 3ª Vara Cível de Porto Velho, que rejeitou a solicitação de s

Fase regional norte do Joer começa nesta terça-feira, 1º, em Ariquemes

Fase regional norte do Joer começa nesta terça-feira, 1º, em Ariquemes

A fase regional norte dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2025 será oficialmente aberta nesta terça-feira (1º), a partir das 19h, na escola Cora

Atletas especiais de Porto Velho rumo às Olimpíadas

Atletas especiais de Porto Velho rumo às Olimpíadas

Começa nesta quinta-feira (26) a 12ª Olimpíadas Especiais das APAEs de Rondônia, que acontece em Ji-Paraná até o próximo domingo, reunindo atletas d

Skatista Igor Macha conquista segunda colocação em Competição Nacional

Skatista Igor Macha conquista segunda colocação em Competição Nacional

Na cidade de Pará de Minas Gerais, neste último fim de semana, houve um movimentado Campeonato de Skate na Categoria Master. Participaram 38 competi

Gente de Opinião Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)