Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

OUMAISENERGY: Porto Velho tem equipe pioneira na prática do Triathlon


Em torno de um esporte que une três modalidades surgiu a equipe OuMaisEnergy de triathlon, formada por 5 atletas, um grupo de amigos com um objetivo em comum: a busca pelo equilíbrio e a superação dos seus limites através da natação, do ciclismo e da corrida.OUMAISENERGY: Porto Velho tem equipe pioneira na prática do Triathlon - Gente de Opinião

Para que os resultados nessa disputa sejam satisfatórios é preciso que os treinos estejam sempre alinhados com a saúde de cada um. Sendo assim, eles dizem que a alimentação é a base do treinamento. “É preciso ter uma dose certa de nutrientes antes, durante e depois dos treinos e competições. Costumamos dizer que a alimentação representa 70% do nosso desempenho”, afirma o integrante da equipe Alexsander Cunha.

Um profissional da área de nutrição acompanha e orienta os triatletas para que estes tenham um planejamento nutricional, que inclui dicas para que se mantenham hidratados e nunca iniciar um treino sem a alimentação necessária.

Por ser um esporte que exige dos atletas um grande esforço físico, os treinos da equipe, principalmente o ciclismo, que são os mais longos e podem durar de 3 a 4 horas, contam com um grande suporte para segurança. Um carro de segurança, com os profissionais necessários, acompanha os treinos, garantindo o bom andamento proteção. A cada semana eles correm, em média, 50km, nadam 8km e pedalam 200km.

 

Conheça os integrantes

Alexsander Correia da Cunha, o Alex, é administrador e fisioterapeuta, casado e pai de uma menina. Tem 34 anos e escolheu o triathlon como estilo de vida. Já completou um Ironman com o tempo final de 13h27 e tem como objetivo para a edição deste ano o tempo de 12h.

OUMAISENERGY: Porto Velho tem equipe pioneira na prática do Triathlon - Gente de OpiniãoAugusto Medeiros Pellucio, também conhecido como Guto, é empresário e administrador, casado e triatleta apaixonado por esportes. Tem 27 anos e escolheu o triathlon por ter facilidade na natação e ser apaixonado pelo pedal e motivado pelo desafio da corrida. Foi o primeiro rondoniense a completar um Ironman e sua meta agora é terminar com tempo interior à 13h.

Guto conta que participou da sua primeira prova de triathlon em 2009, ficou um ano parado e voltou a treinar em 2011. Recentemente participou do Circuito Amazonense de Triathlon em Manaus e ficou em segundo lugar.

Helton Carlos Gomes Vieira é fisioterapeuta e iniciou a sua história com o esporte quando ainda criança. Na escola praticava natação, atletismo e outros esportes. Helton espera que com o Ironman 2012 o seu espírito competitivo se aqueça, possibilitando que supere os seus limites para mostrar que todos são capazes quando realmente almejam.

Ivan Silveira é engenheiro agrônomo, 56 anos, casado e 3 filhos maravilhosos. Corredor de rua e maratonista há 10 anos, escolheu tornar-se um triatleta por incentivo dos colegas de equipe Alex e Helton. O desafio dos treinamentos, a disciplina, a dedicação, e principalmente o equilíbrio entre os treinos é o que ele busca. Seu maior objetivo é passar no portal de chegada do Ironman 2012 e mostrar que a idade não é impedimento para conhecer novas situações e encarar novos desafios.

Luciano Zago é médico clínico geral. É apaixonado por esporte e admira os "super humanos" que, a cada quatro anos, disputam as mais diversas modalidades nas Olimpíadas. Para ele não basta uma planilha de exercícios bem montada se a sua mente não estiver preparada para a execução dessa árdua tarefa que é completar a prova. “Quero poder superar meus limites e impor um progresso funcional para meu corpo” afirma.

 
Sobre o Ironman 2012

O Ironman Brasil é a maior prova de triathlon da América Latina. A etapa nacional do Ironman será realizada na cidade de Florianopólis – SC no dia 27 de maio deste ano, com largada e chegada no Clube Doze de Agosto em Jurerê Internacional. É a única etapa classificatória na América Latina para o Mundial Ironman, que será realizado no Havaí.

 
A parceria

A empresa de refrigerantes Dydyo, através do seu energético OuMaisEnergy, está ajudando este grupo de esportistas a levar o nome de Rondônia para o cenário nacional. “O apoio para a hidratação e o incentivo nas competições têm sido de fundamental importância para o bom desempenho da equipe”, afirma Alex Cunha. Ele destaca que a base da parceria é a confiança, pois a empresa acredita que os atletas podem trazer bom resultados para o Estado.

Guto diz que através do patrocínio a equipe está conseguindo planejar de forma eficaz toda a sua nutrição e suplementação. “Através dos apoiadores estamos conseguindo manter o corpo e a mente em ordem”, finaliza.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoDomingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fase regional norte do Joer começa nesta terça-feira, 1º, em Ariquemes

Fase regional norte do Joer começa nesta terça-feira, 1º, em Ariquemes

A fase regional norte dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2025 será oficialmente aberta nesta terça-feira (1º), a partir das 19h, na escola Cora

Atletas especiais de Porto Velho rumo às Olimpíadas

Atletas especiais de Porto Velho rumo às Olimpíadas

Começa nesta quinta-feira (26) a 12ª Olimpíadas Especiais das APAEs de Rondônia, que acontece em Ji-Paraná até o próximo domingo, reunindo atletas d

Skatista Igor Macha conquista segunda colocação em Competição Nacional

Skatista Igor Macha conquista segunda colocação em Competição Nacional

Na cidade de Pará de Minas Gerais, neste último fim de semana, houve um movimentado Campeonato de Skate na Categoria Master. Participaram 38 competi

NBS Telecom apoia o projeto Vôlei & Saúde e fortalece o esporte amador em Rondônia

NBS Telecom apoia o projeto Vôlei & Saúde e fortalece o esporte amador em Rondônia

A NBS Telecom anuncia com orgulho seu apoio ao projeto Vôlei & Saúde, uma iniciativa amadora e inclusiva que há quase uma década promove o acesso ao

Gente de Opinião Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)