Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

OUMAISENERGY: Porto Velho tem equipe pioneira na prática do Triathlon


Em torno de um esporte que une três modalidades surgiu a equipe OuMaisEnergy de triathlon, formada por 5 atletas, um grupo de amigos com um objetivo em comum: a busca pelo equilíbrio e a superação dos seus limites através da natação, do ciclismo e da corrida.OUMAISENERGY: Porto Velho tem equipe pioneira na prática do Triathlon - Gente de Opinião

Para que os resultados nessa disputa sejam satisfatórios é preciso que os treinos estejam sempre alinhados com a saúde de cada um. Sendo assim, eles dizem que a alimentação é a base do treinamento. “É preciso ter uma dose certa de nutrientes antes, durante e depois dos treinos e competições. Costumamos dizer que a alimentação representa 70% do nosso desempenho”, afirma o integrante da equipe Alexsander Cunha.

Um profissional da área de nutrição acompanha e orienta os triatletas para que estes tenham um planejamento nutricional, que inclui dicas para que se mantenham hidratados e nunca iniciar um treino sem a alimentação necessária.

Por ser um esporte que exige dos atletas um grande esforço físico, os treinos da equipe, principalmente o ciclismo, que são os mais longos e podem durar de 3 a 4 horas, contam com um grande suporte para segurança. Um carro de segurança, com os profissionais necessários, acompanha os treinos, garantindo o bom andamento proteção. A cada semana eles correm, em média, 50km, nadam 8km e pedalam 200km.

 

Conheça os integrantes

Alexsander Correia da Cunha, o Alex, é administrador e fisioterapeuta, casado e pai de uma menina. Tem 34 anos e escolheu o triathlon como estilo de vida. Já completou um Ironman com o tempo final de 13h27 e tem como objetivo para a edição deste ano o tempo de 12h.

OUMAISENERGY: Porto Velho tem equipe pioneira na prática do Triathlon - Gente de OpiniãoAugusto Medeiros Pellucio, também conhecido como Guto, é empresário e administrador, casado e triatleta apaixonado por esportes. Tem 27 anos e escolheu o triathlon por ter facilidade na natação e ser apaixonado pelo pedal e motivado pelo desafio da corrida. Foi o primeiro rondoniense a completar um Ironman e sua meta agora é terminar com tempo interior à 13h.

Guto conta que participou da sua primeira prova de triathlon em 2009, ficou um ano parado e voltou a treinar em 2011. Recentemente participou do Circuito Amazonense de Triathlon em Manaus e ficou em segundo lugar.

Helton Carlos Gomes Vieira é fisioterapeuta e iniciou a sua história com o esporte quando ainda criança. Na escola praticava natação, atletismo e outros esportes. Helton espera que com o Ironman 2012 o seu espírito competitivo se aqueça, possibilitando que supere os seus limites para mostrar que todos são capazes quando realmente almejam.

Ivan Silveira é engenheiro agrônomo, 56 anos, casado e 3 filhos maravilhosos. Corredor de rua e maratonista há 10 anos, escolheu tornar-se um triatleta por incentivo dos colegas de equipe Alex e Helton. O desafio dos treinamentos, a disciplina, a dedicação, e principalmente o equilíbrio entre os treinos é o que ele busca. Seu maior objetivo é passar no portal de chegada do Ironman 2012 e mostrar que a idade não é impedimento para conhecer novas situações e encarar novos desafios.

Luciano Zago é médico clínico geral. É apaixonado por esporte e admira os "super humanos" que, a cada quatro anos, disputam as mais diversas modalidades nas Olimpíadas. Para ele não basta uma planilha de exercícios bem montada se a sua mente não estiver preparada para a execução dessa árdua tarefa que é completar a prova. “Quero poder superar meus limites e impor um progresso funcional para meu corpo” afirma.

 
Sobre o Ironman 2012

O Ironman Brasil é a maior prova de triathlon da América Latina. A etapa nacional do Ironman será realizada na cidade de Florianopólis – SC no dia 27 de maio deste ano, com largada e chegada no Clube Doze de Agosto em Jurerê Internacional. É a única etapa classificatória na América Latina para o Mundial Ironman, que será realizado no Havaí.

 
A parceria

A empresa de refrigerantes Dydyo, através do seu energético OuMaisEnergy, está ajudando este grupo de esportistas a levar o nome de Rondônia para o cenário nacional. “O apoio para a hidratação e o incentivo nas competições têm sido de fundamental importância para o bom desempenho da equipe”, afirma Alex Cunha. Ele destaca que a base da parceria é a confiança, pois a empresa acredita que os atletas podem trazer bom resultados para o Estado.

Guto diz que através do patrocínio a equipe está conseguindo planejar de forma eficaz toda a sua nutrição e suplementação. “Através dos apoiadores estamos conseguindo manter o corpo e a mente em ordem”, finaliza.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Mais de 800 atletas participam da 6ª Corrida do MPRO

Mais de 800 atletas participam da 6ª Corrida do MPRO

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizou, na manhã deste domingo (25/1), a 6ª Corrida do MPRO, em Porto Velho, em comemoração aos 44 anos de

Semtel mapeia e mantém 18 espaços públicos de esporte e lazer em Porto Velho

Semtel mapeia e mantém 18 espaços públicos de esporte e lazer em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), divulgou a relação atualizada dos espaços esportiv

NO MUNDO DOS ESPORTES - A TETRA E O GUIA

NO MUNDO DOS ESPORTES - A TETRA E O GUIA

Aos 42 anos a acreana Jerusa Geber é tetracampeã mundial dos 100 metros T11 (deficiência visual), chegando a 13 pódios em Mundiais, além de várias med

Final do Mundial e da Copa do Brasil serão transmitidas no Parque da Cidade

Final do Mundial e da Copa do Brasil serão transmitidas no Parque da Cidade

O futebol brasileiro promete movimentar Porto Velho nesta quarta-feira (17), com jogos decisivos envolvendo três clubes que figuram entre as maiores t

Gente de Opinião Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)