Domingo, 14 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Olimpíadas universitárias 2009: Atletas universitários seguem para Fortaleza


 

Na noite de segunda-feira, a Federação Rondoniense de Desporto e Cultura Universitária (FRDCU) entregou a premiação aos atletas campeões das Olimpíadas Universitárias 2009. O evento aconteceu no Clube Ferroviário, em Porto Velho. O próximo passo é a participação na etapa nacional da competição, que será realizada em Fortaleza (CE) entre os dias 13 e 24 de agosto.

A presidente da FRDCU, Silmara Alves, avaliou como positiva a 5ª edição das olimpíadas. "A participação das instituições foi alta, assim como o nível dos atletas que disputaram cada modalidade. Agora vamos para Fortaleza mostrar que o esporte universitário de Rondônia tem qualidade", disse.

Para Luis Gouveia, coordenador das olimpíadas, mais importante que as instituições que apóiam o esporte, são os atletas que se dedicam às suas modalidades. "Eles perdem aula, se cansam treinando de madrugada. Se entregam para o esporte a cada tempo livre. Eles merecem toda consideração", pontuou.

Órgãos de imprensa que apoiaram a divulgação do evento foram homenageados na noite de premiação. Jornais, TVs, rádios e sites receberam uma comenda da Federação  Rondoniense de Desporto e Cultura Universitária. "A gente quer que o esporte cresça em Rondônia e uma das formas é incentivando", afirmou Sérgio Demomi, diretor do Sistema Gurgacz de Comunicação.

Participaram das Olimpíadas mais de quatro mil atletas representando sete instituições de ensino: Faro, São Lucas, Ulbra, Uniron, Metropolitana, Fimca e Faar. O evento contou com a parceria das instituições e da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Secel).

Rondônia está em 60º lugar entre as 360 faculdades do país que participam das Olimpíadas Universitárias. Na edição do ano passado, o estado ficou assim no ranking nacional: vice-campeão brasileiro de Futsal Masculino (Faro); medalha de bronze na natação (Faro); 4º lugar no Futsal Feminino (Faro); e 4º lugar no basquete feminino (Faro).

Fonte: Malu Calixto/Marcela Ximenes  

 

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Jogos Escolares resgatam princípios de honra e coletividade entre jovens de Porto Velho

Jogos Escolares resgatam princípios de honra e coletividade entre jovens de Porto Velho

Inseridos em um amplo projeto da Prefeitura de Porto Velho voltado à retomada histórica do esporte escolar no município, os Jogos Escolares Municipa

Mulheres ganham destaque nos Jogos Municipais de Porto Velho

Mulheres ganham destaque nos Jogos Municipais de Porto Velho

A força feminina esteve em evidência na abertura dos Jogos Municipais Escolares de 2026 (JEM), em Porto Velho. Entre histórias de dedicação, superação

Jogos Escolares Municipais de Porto Velho voltam a movimentar o esporte estudantil

Jogos Escolares Municipais de Porto Velho voltam a movimentar o esporte estudantil

O retorno dos Jogos Escolares Municipais de Porto Velho (JEM-PVH) marca um novo momento para o esporte estudantil da capital. Após 12 anos sem reali

Conscientização ambiental e segurança no trânsito marcam evento com ciclistas na capital

Conscientização ambiental e segurança no trânsito marcam evento com ciclistas na capital

Reunindo ciclistas, atletas, famílias e moradores da comunidade em uma programação voltada à promoção da atividade física, conscientização ambiental

Gente de Opinião Domingo, 14 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)