Sábado, 28 de julho de 2012 - 08h07
	
Tivemos a participação de alunos da capital bem como do interior que abrilhantaram o evento com uma excelente participação, motivado por valorosos e dedicados professores.
Destaque para a arbitragem do professor Rogério Kester que sobe conduzir a competição, bem como para a coordenação Geral, professores Expedito de Porto Velho e a professora Maria Angela Faust de Vilhena.
	No masculino a competição vinha sendo liderada até a 3ª rodada pelo aluno Vinicius Rian, do colégio Carmela Dutra, quando na 4ª e última rodada foi desclassificado por estar com o celular ligado e este tocar na sala de competição durante a última partida, infringindo regulamento, o que causou descontentamento do seu treinador professor Jeferson Rian. Fato que marcou a competição e deu a 1ª colocação para o enxadrista Gustavo Vieira do Colégio Tiradentes da Polícia Militar que vinha em segundo lugar devido a critérios de desempate. O que deu bastante alegria e motivos de comemoração ao seu técnico professor Waltério Carlos Araujo. 
 
Em 2º lugar o aluno Danilo Mateus de Cacoal, coroando o trabalho do professor Rogério Kester que em outubro realizará a 5ª Copa Cacoal de Xadrez dia 21.
Em 3º lugar o aluno Vinicios Rian do colégio Carmela Dutra de Porto Velho, do técnico e pai professor Jeferson Rin, coordenador de Xadrez da CEC, Coordenadoria de Esporte e Cultura/SEDUC .
No feminino a aluna Natielly Christina de Ouro Preto do Oeste assumiu a 1ª colocação ainda na 2ª rodada pra não mais perder, destaque para o belíssimo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo seu técnico professor ELDER PEDRI VALENCA.
Em 2º Lugar destaque para a aluna Letícia do Nascimento de Nova Mamoré.
Em 3ª lugar, mais uma vez Cacoal se destaca trazendo a aluna Giulia Freire.
Os campeões irão representar o Estado na competição nacional, de 6 a 15 de setembro, em Poços de Caldas (MG)
	O Xadrez é algo mais do que um jogo; é uma diversão intelectual que tem um pouco de Arte e muito de Ciência. É, além disso, um meio de aproximação social e intelectual. (GM J. R.Capablanca, ex-campeãoMundial)
	 
	Fonte: Gualter Amélio 
	Professor de Xadrez
	Professor de Robótica Educacional
	Pós Graduando em Mídias na Educação
	Pós Graduado em Metodologia do Ensino Superior
	Graduado em Letras/Espanhol
	Graduando em Direto, 8º Período
	Jornalista - DRT 1131 e-mail: gualteramelio@seduc.ro.gov.br
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Rondônia encerra último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com medalhas no karatê e handebol
Rondônia encerrou sua participação no último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados em Uberlândia, com conquistas que reafirm

Porto Velho brilha mais uma vez e conquista tricampeonato no JIR 2025
A noite da última quinta-feira (23), foi marcada por fortes emoções e muita euforia, com a conquista de atletas de Porto Velho nos pódios, levantando

Delegação rondoniense segue colecionando conquistas no segundo bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados em Uberlândia. Na sexta

Contagem regressiva: 10 dias para iniciar a XIII Edição dos Jogos do IFRO
Entre os dias 27 e 31 de outubro, será realizada, em Porto Velho, a XIII edição dos Jogos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de
    Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)