Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Esporte

Novo estádio de Porto Velho terá teto solar e colunas em forma de caixa d’água


Com teto solar e colunas em forma de caixa d’água, novo estádio de Porto Velho é um dos mais modernos do mundo

Enquanto cidades brasileiras escolhidas para sediar jogos da Copa 2014, estão ameaçadas de não serem palco para competições do mundial por não terem investido na sua infra-estrutura de acordo com o prazo da Fifa que comanda o campeonato, Porto Velho ganha um dos estádios mais modernos do mundo.

O projeto arquitetônico do Estádio e Centro de Eventos de Rondônia “Terceiro Milênio” foi apresentado a imprensa portovelhense no início desta semana pelo arquiteto Augusto Mario Boccara, responsável da obra, durante café – da – manhã do Aquarius Selva Hotel.

Com previsão de ser concluído em dois anos, o empreendimento será edificado na BR 364 sentido Cuiabá em frente ao Tênis Clube. “Trata –se de um complexo desportivo, turístico, hoteleiro, de lazer, social e cientifico – cultural de abrangência local, regional, nacional e mundial”, informou Boccara.

Segundo ele, o estádio foi concebido para atender as condições ambientais especificas da capital de Rondônia. Totalmente coberta, a arena garantirá conforto para jogadores e torcida mesmo em período chuvoso. Tal cobertura será formada por duas camadas de vidro, coladas entre si por um manto plástico flexível e intermediadas por coletores de energia solar (células de selênio) As faltas de luminosidade, diurna e noturna, são corrigidas por meio de projetores que fazem uso da energia solar acumulada.

Além dessa avançada tecnologia, outra inovação são as colunas cilíndricas de apoio que captarão as águas das chuvas as quai serão utilizadas na diminuição da temperatura sob a cobertura, borrifando água por dispersão, acionamento de um sistema de combate a incêndio, parcial e total; irrigação das áreas verdes, entre outras utilidades, inclusive contribuindo para a estabilidade da estrutura.

Descrito em número, os dados do Terceiro Milênio são os seguintes: capacidade para 40 mil pessoas, sendo 35.000 assentos normais e 5. 000 para autoridades ; imprensa e pessoas com deficiência; camarotes com 1.000 lugares; sala para a imprensa com 200 lugares, Business Seats com 1.100 lugares; tribuna de honra com 100 lugares; camarotes vips com 1.500 cadeiras; Business Seates (Vip) com 220 lugares e até 900 lugares para pessoas com deficiência. Além da estrutura que atende modalidades desportivas, outros ambientes serão construídos para receber diversos eventos.

Fonte: João Albuqueqrue

Mais Sobre Esporte

Rômulo Crispim irá participar da Surdolimpiada Nacional

Rômulo Crispim irá participar da Surdolimpiada Nacional

O judoca Rômulo Crispim do Projeto Judô Anísio embarca nesta sexta-feira (03/12) para a cidade de São José dos Campos- SP onde participará da Surdol

Autistas irão participar do Festival Paralímpico em Porto Velho

Autistas irão participar do Festival Paralímpico em Porto Velho

O Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021, que vai acontecer no sábado (04), em Porto Velho, visa promover a experimentação esportiva de crianças e

Judoca Danilo Silva é tricampeão da Paralimpíadas Escolares Brasileiro

Judoca Danilo Silva é tricampeão da Paralimpíadas Escolares Brasileiro

O judoca porto-velhense Danilo David Gerônimo Silva, faixa marrom, 15 anos, conquistou duas medalhas de ouro nas Paralimpíadas Escolares Brasileiro,

Rondônia é 2º lugar do Norte nas Paralimpíadas Escolares 2021; Estado ficou em 15º na classificação geral

Rondônia é 2º lugar do Norte nas Paralimpíadas Escolares 2021; Estado ficou em 15º na classificação geral

Mais de 20 alunos com deficiência, representaram Rondônia nas “Paralimpíadas Escolares 2021”. Os jogos tiveram início na última terça-feira (23), no