Porto Velho (RO) sábado, 23 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Nota da Federação Rondoniense de Xadrez


A FRX estabeleceu 7 prioridades para este exercício: 1) a quitação de todos os débitos tributários; 2) a interiorização da FRX; 3) a regularização da FRX junto à Confederação Brasileira de Xadrez - CBX; 4) o envio de atletas rondonienses em torneios em nível nacional e internacional; 5) a apresentação de projeto junto à Secretaria de Estado de Educação – SEDUC; 6) a feitura e o cumprimento do calendário anual; 7) a aquisição de uma sede.

1) a FRX quitou todos os débitos tributários junto à Receita Federal, Fazenda Nacional e Fazenda Municipal, com custo total de R$ 3.390,81.

2) A FRX realizou, com a ajuda de parceiros, copas em várias cidades do Estado: Porto Velho, Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Cacoal e Vilhena. Cita-se, por exemplo, a Copa Outro Preto do Oeste que contou com 130 atletas, divididos em várias categorias: do sub 10 ao absoluto. Salienta-se, ainda, que em cada copa foi concedida ao campeão e vice-campeão vaga para a disputa da semifinal do Estadual.

3) É forte dizer que a FRX há mais década está inadimplente junto a CBX. Para solucionar a questão, a FRX solicitou à CBX a regularização. Em resposta, o Presidente da CBX comunicou que nos seria informado o montante da dívida da FRX. Em razão da demora no envio de resposta, a FRX encaminhou novo ofício à CBX para resolução da questão. Desse modo, a FRX aguarda o pronunciamento final da CBX. A expectativa é de que, depois de muitos anos, a FRX volte a votar na eleição para Presidente da CBX, bem como possa garantir vagas para o campeonato brasileiro.

4) A FRX enviou 2 (dois) atletas para torneios em Manaus, Cuiabá e Belém. Em Belém, foi realizada a 78ª Semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez. Com a participação nesses eventos, Rondônia tem agora 3 jogadores com Rating FIDE, o que possibilita que outros jogadores em competições locais possam adquirir tal título. Há de frisar que a FRX não teve, apesar dos reiterados pedidos, nenhum apoio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer – SECEL para custear passagens, hospedagens, etc. Essa negativa impediu que fosse enviada uma delegação para esses eventos. Se não fosse pela Prefeitura de Porto Velho, que patrocinou R$6.836,11, dificilmente a participação nos torneios de Cuiabá e Belém teria ocorrido, uma vez a participação no torneio realizado em Manaus foi custeado pela Presidência da FRX e pelos próprios atletas.

5) A FRX apresentou projeto perante a Secretaria de Estado de Educação – SEDUC, para a implantação do Xadrez como ferramenta pedagógica para os estudantes da rede pública de ensino. Atualmente, o projeto está no aguardo de aprovação do plano de trabalho pela SEDUC.

6) O calendário do ano de 2011 foi cumprido em grande parte. Não foi possível realizar uma copa em Guajará-Mirim. Quanto à final do Estadual, será realizada em janeiro de 2012, haja vista que a SECEL não deferiu, até presente data, o pedido de patrocínio.

7) A FRX não poupou esforços para adquirir uma sede, mas por questões financeiras, não conseguiu. A FRX solicitou à SECEL a cessão de uma sala no Estádio Aluízio Ferreira. O pedido foi negado. Assim, essa meta não foi alcançada e será a maior prioridade da FRX para 2012.

Nesse cenário, a Diretoria tem convicção de que houve muitos acertos neste exercício e bastante esforço para que o Xadrez de Rondônia voltasse aos seus anos áureos, bem como tem ciência de que até os acertos merecem aprimoramento.

Hoje, 20 de dezembro de 2011, a Federação Rondoniense de Xadrez comemora 27 anos de existência. Cada vez mais próximo da 8ª Casa, o Xadrez de Rondônia caminha sólido para o seu coroamento nessa Arte de Reis. Parabéns FRX pela sua grandiosa História e pelo seu promissor Futuro!!!

A todos um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo.

Porto Velho, 20 de dezembro de 2011.

Federação Rondoniense de Xadrez
 

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal