Porto Velho (RO) terça-feira, 26 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Na estreia de Luxemburgo, Grêmio enfrenta o Caxias


Vicente Fonseca
Porto Alegre (RS)
Gazeta Esportiva.NET


Contratado na semana passada como novo técnico do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo enfrentará, logo em sua estreia pelo Tricolor, uma decisão: sua equipe visita o Caxias, neste domingo, às 16 horas, de olho em uma vaga na final da Taça Piratini, o primeiro turno do Campeonato Gaúcho.

O clima no Grêmio é bem diferente do que imperava na semana passada. Após a vitória com autoridade no Gre-Nal de quarta-feira, diante de um Internacional considerado favorito, o elenco tricolor, enfim, vive um clima positivo neste conturbado começo de temporada. "O clima no vestiário melhorou após a vitória. Alguns jogadores já estavam cantando; outros, fazendo piada. Antes estava ruim", afirmou o volante Léo Gago, autor de um dos gols na vitória por 2 a 1 no Beira-Rio.

Com isso, Luxemburgo, que chegou a Porto Alegre num momento de tensão por parte dos gremistas na quarta-feira, ganhou tranquilidade para começar o seu trabalho com o alto astral que reina no Olímpico. O goleiro Victor, no entanto, adverte que o compromisso contra o Caxias será extremamente complicado: "de nada adianta a vitória no Gre-Nal se não passarmos de fase. Temos que pegar a postura de quarta como exemplo. O jogo em Caxias será tão disputado quanto o Gre-Nal".

Em princípio, Luxemburgo queria manter a escalação que venceu o clássico no Beira-Rio. Comandado pelo auxiliar Roger Machado, o Grêmio atuou com três volantes, mas não jogou retrancado: Souza e Léo Gago ficaram numa linha à frente de Fernando no losango da meia-cancha, marcando e subindo para o ataque. Os laterais Gabriel e Júlio César também tiveram participação importante nos balanços defensivo e ofensivo. Porém, no sábado à noite, o treinador tomou conhecimento que Léo Gago não poderia entrar em campo por ter tomado um remédio proibido no exame antidoping. Então, Marquinhos deve ser a novidade.

Mesmo que o principal objetivo da temporada seja o de levar o Grêmio à Libertadores, Luxa promete empenho para abocanhar o título estadual também: "ganhar um Campeonato Gaúcho pelo Grêmio tem muita importância. Temos a mania de depreciar, não de enaltecer, mas eu não vejo desta forma", disse o técnico, em sua coletiva de apresentação.

O Caxias vem para a decisão com a credencial de ter feito a segunda melhor campanha da primeira fase (só perde para a do líder Novo Hamburgo no saldo de gols). Em nove jogos, são seis vitórias e apenas uma derrota, para o Internacional. A equipe grená se classificou quatro pontos à frente do próprio Grêmio no Grupo 2, e eliminou o São José nas quartas de final, com uma vitória por 2 a 0.

O time serrano tem um histórico recente de complicar a vida do Grêmio. Em 2000, conquistou seu único título gaúcho em pleno Olímpico. Em 2005, foi a responsável por eliminar o Tricolor da competição. No ano passado, na decisão da Taça Piratini, o Grêmio só venceu o Caxias nos pênaltis. Perdia, em casa, até os 50 minutos do segundo tempo. A última vez que o Grêmio venceu no Centenário foi em 2007. De lá para cá, foram duas vitórias do Caxias e um empate.

Mesmo com um retrospecto interessante diante do Tricolor, o time grená faz questão de respeitar bastante o Tricolor. "O Grêmio tem o peso da tradição, investimentos fabulosos. Superou um período ruim e vem com treinador novo, querendo mostrar serviço. Mas estamos determinados a chegar à final", disse o técnico Paulo Porto, em entrevista ao jornal O Pioneiro.

FICHA TÉCNICA
CAXIAS X GRÊMIO

Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul
Data: 26 de fevereiro de 2012, domingo
Horário: 16 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco
Assistentes: José Antônio Chaves Franco Filho e Tatiana Jacques de Freitas

CAXIAS: Paulo Sérgio; Michel, Lacerda, Jean e Fabinho; Umberto, Paraná, Mateus e Wangler; Caion e Vanderlei
Técnico: Paulo Porto

GRÊMIO: Victor; Gabriel, Gilberto Silva, Naldo e Júlio César; Fernando, Souza, Marquinhos e Marco Antônio; Kleber e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal