Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Ministro garante apoio às iniciativas desportivas em Rondônia



A construção da pista de atletismo no estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho,  e  o apoio do governo federal no projeto da escola de ensino médio voltada exclusivamente para o esporte, no município de Pimenta Bueno, foram os principais assuntos da audiência de terça-feira (8), entre o governador Confúcio Moura, o senador Valdir Raupp, a deputada federal Marinha Raupp, e o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, em Brasília.

Gente de Opinião

Governador Confúcio esteve nessa terça-feira em audiência com o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, em Brasília

Confúcio Moura explicou que o objetivo é construir, dentro do Estádio Aluízio Ferreira, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir), uma pista com padrão internacional, semelhante à utilizada nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

O governador comentou que vai aguardar a conclusão do projeto que está nas fase final para que no próximo dia 16 de dezembro o ministro assine em Porto Velho o empenho da obra que deve ser iniciada em 2017.

O ministro disse que recebeu com entusiasmo os pleitos e elogiou o esforço de Rondônia na promoção do esporte. “O Ministério do Esporte apoiará essas iniciativas extraordinárias do governo do Estado, aliás, o esporte é algo fundamental no desenvolvimento da vida das pessoas e no desenvolvimento humano do cidadão”, destacou.

Valdir Raupp ressaltou a importância da reunião para a liberação dos recursos para a pista de atletismo. “Espero que este convênio saia até o final do ano. Pedimos também ao ministro recursos para o estádio de Ouro Preto do Oeste e outras ações para Guajará-Mirim, Nova Mamoré e outras cidades de Rondônia”, explicou o senador.

ESCOLA PROFISSIONALIZANTE

Confúcio Moura também pediu apoio do governo federal para que seja implantado na Escola Cordeiro de Faria, em Pimenta Bueno, um novo modelo de ensino. “Este modelo é inovador. Acho que no Brasil pode ser que tenha algo semelhante, mas na forma assim, tenho procurado e não tenho encontrado uma escola com essa concepção esportiva. Então é isso que estamos sonhando”, asseverou.

De acordo com o governador, a ideia de implantar a escola técnica profissionalizante voltada para as práticas esportivas já vem sendo pensada há três anos, onde o aluno do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental possa ser trabalhado dentro do ambiente voltado para o esporte. “O aluno vai desenvolver suas aptidões ou mesmo se não tiver nenhuma habilidade física para a pratica esportiva aprenderá a parte teórica, e poderá sair como técnico de futebol, handebol, vôlei ou outras atividades que ele seja capacitado”, disse.

O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luiz Lima, demonstrou entusiasmo pela ideia, e disse que virá a Rondônia conhecer o projeto de perto.

Participaram também da reunião, o superintendente estadual de Esporte, Cultura e Lazer de Rondônia, Rodnei Paes; e a superintendente de Integração do Estado de Rondônia, em Brasília, Elizete Lionel.


Fonte
Texto: Zózimo Macedo
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal