Porto Velho (RO) sábado, 23 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Marta 'apanha', mas faz dois gols e garante Brasil 100% na final


O  Brasil enfrentou dois desafios na noite desta quarta-feira: a seleção da China e, principalmente, a violência das adversárias. Mesmo com dois obstáculos à frente, as comandadas do técnico Kleiton Lima derrotaram as asiáticas por 3 a 0 e ganharam confiança antes de encararem o México na decisão. Mais uma vez, o show ficou por conta da craque Marta, que superou a 'caça' promovida pelas adversárias e fez grandes jogadas durante o duelo.

A vitória sobre as chinesas garantiu o Brasil com 100% de aproveitamento na primeira fase do torneio paulista. Com nove pontos em três embates, a seleção do técnico Kleiton Lima enfrentou dificuldades dentro de campo, mas conseguiu eliminar as rivais do torneio. Com somente três tentos somados, as asiáticas viram as mexicanas superá-las no saldo de gols, perdendo um lugar na decisão.

Domingo será o último dia de disputas do Torneio Internacional Cidade de São Paulo. Finalistas, Brasil e México brigam pelo título da competição a partir das 16 horas (de Brasília). Por outro lado, China e Chile entram em campo às13h30, em confronto válido pelo terceiro lugar. Ambos os duelos serão realizados novamente no Pacaembu.

O jogo - Garantido na decisão, o Brasil começou a partida buscando o ataque, principalmente pelas jogadas laterais. Dessa forma, a seleção nacional chegou com perigo aos cinco minutos, quando Cristiane dominou na ponta direita e cruzou para a segunda trave. Após falha da zagueira chinesa, a ala esquerda Rosana sobrou livre dentro da área, mas pecou na finalização e chutou a bola por cima da meta de Zhang Yanru.

Conforme a tempo avançara no marcador, o Brasil apresentava-se mais solto dentro de campo. Aos oito, Marta dominou livre à frente da área e arriscou o chute. A trajetória da bola surpreendeu a camisa 1 chinesa mas, para azar da brasileira, a redonda explodiu no travessão.

O ímpeto inicial apresentado pelas brasileiras acabou diminuindo, especialmente pelo avanço da defesa chinesa. Precisando de, no mínimo, um empate para ir à final, as asiáticas cresceram no confronto e passaram a ameaçar o time da casa. Entretanto, a China pecava a hora de distribuir o último passe, facilitando o serviço da goleira Andréia Suntaque.

A partida ficou sem muitas emoções, com ambos os times errando muitos passes. Consequentemente, a qualidade técnica da partida acabou caindo muito. Dessa forma, a Rainha Marta tratou de demonstrar sua genialidade mais uma vez. Aos 41 minutos, a camisa 10 dominou à frente da área e driblou três marcadoras até ser derrubada na área. Na cobrança, ela mesma bateu com categoria para sentenciar o primeiro gol brasileiro.

Precisando do gol para avançar à decisão, a China retornou melhor ao segundo tempo e criou a primeira grande chance aos dois minutos. A meia Ma Xiaoxu deu um belo passe de calcanhar para Pang Fengyue, que cortou Renata Costa e chutou forte. Bem posicionada, a goleira Andréia Suntaque fez a defesa e afastou o perigo iminente do empate.

O Brasil respondeu aos oito minutos, após reposição mal cobrada pela goleira Zhang Yanry. A bola chegou com velocidade para Maurine, que invadiu a área e chutou por cima do gol. Com mais espaço dentro de campo, já que a China subiu sua formação dentro de campo e buscou pressionar o campo defensivo, o time de Kleiton Lima investiu nos contra-ataques para superar o rival.

Tranquila dentro de campo, a seleção brasileira teve a maior oportunidade de ampliar o marcador aos 26 minutos. Depois de outra saída errada da camisa 1 chinesa, Cristiane aplicou um lindo chapéu na goleira adversária, mas pecou na finalização e chutou rente à trave direita.

A insistência brasileira surtiu efeito aos 29 minutos. Depois de cruzamento da direita, a atacante Grazielle, do Botucatu, antecipou a defesa chinesa e cabeceou com firmeza, sem chance para a camisa 1 da China. O gol desestabilizou completamente as rivais, que seguiram apelando às faltas.

O tirunfo acabou concretizado aos 42 minutos, quando Maurine recebeu belo passe e apenas rolou para Marta. Com muita tranquilidade, a Rainha tocou com a perna esquerda, sem ninguém à frente, e saiu para comemorar. A partir de então, o Brasil apenas controlou a posse de bola e ouviu os gritos da torcida para comemorar mais uma vitória e, de quebra, uma vaga na decisão do torneio internacional.

México goleia e faz final com Brasil - Na preliminar da partida brasileira, a seleção do México massacrou o Chile pelo placar de 6 a 0 e alcançou sua primeira vitória na competição. De quebra, as jogadoras do técnico Leonardo Cuellar garantiram a classificação à final do Torneio Internacional Cidade de São Paulo.

Com o resultado positivo, o México terminou a primeira fase com três pontos e dois gols de saldo. A vitória brasileira sobre a China interferiu imediatamente na classificação mexicana, já que as asiáticas entraram nesta última rodada com a mesma diferença entre gols marcados e sofridos mas, depois da derrota para as donas da casa, viram a vantagem sucumbir para um negativo. Número que sentenciou o fracasso da vice-campeã mundial de 1999. 

José Edgar de Matos, especial para a GE.Net

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal