Porto Velho (RO) sábado, 23 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Maracanã tem esquema especial de trânsito para jogo


 
Douglas Corrêa
Agência Brasil

A prefeitura do Rio montou um plano operacional para o primeiro jogo da Copa do Mundo na cidade, entre a Argentina e a Bósnia, logo mais às 19h, no Estádio do Maracanã. Com a finalidade de facilitar o deslocamento do público, um esquema especial de trânsito e transportes foi montado para o entorno do estádio, e também em Copacabana, onde ocorre a Fifa Fan Fest. Uma das principais recomendações ao público é que dê prioridade ao transporte público, uma vez que diversas ruas estarão interditadas, a partir das 13h, e não será possível estacionar nas proximidades dos dois eventos.

Segundo o presidente da Rio Eventos Especiais da prefeitura, Leonardo Maciel, foi um grande desafio preparar a cidade para receber os jogos da Copa. "Para montarmos esse planejamento, tivemos como base o trabalho feito na Copa das Confederações. O grande diferencial é que o público de 2013 era basicamente local e, desta vez, estamos recebendo turistas do mundo inteiro. Por isso, trabalhamos muito para minimizar possíveis transtornos no trânsito e esperamos contar com o apoio da população e dos visitantes, para que se planejem com antecedência e não deixem o deslocamento para a última hora , disse".

De acordo com o diretor de Operações da Companhia de Engenharia de Tráfego, Joaquim Diniz, o público esperado para assistir ao primeiro jogo da seleção na arena do Fifa Fan Fest superou as expectativas. Por isso, algumas alterações poderão ser notadas a partir do próximo jogo da seleção brasileira, na próxima terça-feira (17), como a interdição da Avenida Atlântica, sentido Leme, na altura da Rua Figueiredo Magalhães. Além disso, todas as rotas receberam reforço de sinalização.

"Esperamos repetir o sucesso da organização da Copa das Confederações", disse ele, acrescentado que a prefeitura intensificou a fiscalização dos táxis nos pontos de chegada à cidade para impedir a cobrança abusiva da tarifa.

Agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Guarda Municipal do Rio estarão no entorno do Estádio do Maracanã. As equipes vão atuar na proibição da venda e do consumo de bebidas alcoólicas duas horas antes e duas horas depois das partidas no entorno do Estádio do Maracanã, no combate ao estacionamento, ao comércio irregular e à ação de flanelinhas e cambistas (com o apoio das forças policiais).

Não será permitido o estacionamento de veículos nas ruas próximas ao Maracanã e a prefeitura não disponibilizará estacionamentos para a partida, assim como não será permitido nenhum tipo de transporte especial. Metrô e trem são as melhores alternativas para os torcedores. Os usuários que optarem por usar o metrô e o trem para ir ao Maracanã terão gratuidade na passagem a partir de quatro horas antes de cada partida, mediante apresentação do ingresso do jogo. A gratuidade não é válida para o sistema de ônibus.

Na volta para casa, a gratuidade para a saída do estádio será válida apenas nas estações do metrô de São Francisco Xavier, São Cristóvão e Maracanã até duas horas após o término da partida, e nas estações de trem de São Cristóvão e do Maracanã, também mediante a apresentação do ingresso.

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal