Porto Velho (RO) segunda-feira, 25 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Julio Bonache e Humberto Ribeiro cumprem o Rally de Barretos com emoção de sobra



A dupla acelera forte, leva sustos e conquista o público

Barretos, SP, 16 de março - O Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country apenas começou e o piloto de Rondônia, Julio Bonache, já conquistou seu lugar como figura de destaque no universo fora de estrada. O motivo? Ele realmente faz e acontece!

Em toda abertura de campeonato, depois de três meses de recesso, as equipes surgem cheia de novidades. E enquanto uns trocam de carro e outros mudam o visual, há aqueles cuja performance chama atenção. No caso de Julio Bonache todas estas afirmações estão corretas. De 2008 para 2009 mudou de carro, de equipe e agora começa a colher os frutos do seu empenho. Neste final de semana em Barretos, SP, o piloto de Rondônia estreou sua EvoProm e deu o que  falar.

No primeiro dia de competição, o trecho cronometrado com 106 quilômetros variava o percurso com curvas e erosões, alagados e muita lama devido a chuva que caiu nos últimos dias na região. Julio e Humberto seguiam firmes entre os dez carros ponteiros, quando a menos de quatro quilômetros da chegada, ao entrar numa curva o carro derrapou forte e ao sair da pista a dupla deu de cara num barranco. Como resultado, a suspensão dianteira direita foi danificada e os impediu de terminar a especial.

Na etapa  de ontem, domingo, dia de encerramento da competição, por ter estourado o tempo limite da especial, Bonache/Ribeiro foram obrigados a largar atrás, no fim do grid.

"Com o Julio tudo é muito rápido e apesar dele, até então, nunca ter andado na Evo Prom em ritmo de prova, está se adaptando super bem.  O carro é veloz e muito seguro, o que nos ajuda a acreditar que podemos ousar sempre um pouquinho mais, porém, estamos conscientes que ainda precisamos nos acostumar com a mudança de ritmo. No segundo dia de prova, fizemos uma especial super bacana. Largamos atrás, ultrapassamos concorrentes e chegamos ao final com fólego para mais 100 quilômetros! O Júlio está de parabéns" fala Humberto.

Depois do trecho válido para a prova os competidores terminaram o Rally de Barretos cumprindo o Superprime, onde vence quem for o mais rápido, em um circuito fechado com aproximadamente dois metros de pista travada e traiçoeira. Com duas pistas, uma ao lado da outra, os carros largam dois a dois e voam alto na busca pelo melhor tempo.

"Depois de um dia de especial limpa e aprendendo mais sobre o carro, decidi no Superprime abusar mais um pouco para ver até onde a estabilidade da EvoProm me permite ir. Diferente do carro do ano passado, a Evo é mais colada ao chão, e permite entradas mais agressivas, porém, para aproveitar toda essa força e desempenho é preciso realmente conhecer bem o carro. Como apenas dois dias de experiência na Evo, querendo conhecer seus limites, entrei errado numa curva e como fui um dos últimos, a pista estava mais cavada, cheia de marcas fundas na terra, que podem calçar o carro e ai já era! Resultado: capotei, o público nunca mais vai me esquecer e pude sentir na pele o quanto o rali é seguro", comentou Julio ao sair do carro depois de tombá-lo na tarde de ontem. O Piloto não sofreu sequer um arranhão e foi aplaudido pelo público presente.

De olho em aprimorar sua tocada e buscar resultados ainda inéditos como piloto de rali, Julio Bonache estará treinando na pista de sua equipe de apoio, a ProMacchina, com supervisão do atual campeão brasileiro, Maurício Neves, em Curitiba, Paraná , antes da próxima etapa do campeonato que acontecerá de 29 de abril a 3 de maio, no Rio Grande do Norte, com o RN1500.

Além do campeonato brasileiro de rali, Julio e Humberto participarão da Mitsubishi Cup Sudeste e do Rally Internacional dos Sertões.

A vitória da prova na categoria protótipos foi de Jean Azevêdo/ Youssef Hadad, com Riamburgo Ximenes/ Stanger Eller em segundo.

Devido à quebra do primeiro dia, Julio e Humberto não pontuaram na etapa de sábado, mas com os resultados de  domingo, começam o brasileiro com muita garra e torcida até dos concorrentes!

"O Julio está apenas começando e acredite: ele ainda vai dar muito trabalho pra gente. Percebo que por ser uma pessoa muito determinada e consciente de onde quer chegar, ele vai deixar muitos caras que há anos estão no rali, na poeira. Só alguém muito corajoso encara em seu terceiro ano de rali entrar na briga da categoria mais disputada do Brasil, a protótipos. Ele poderia vencer fácil a production, por exemplo, mas sabe que a vitória está na verdade em cada desafio que terá pela frente este ano", elogia o cearense Riamburgo Ximenes, primeiro representante nordestino a vencer o Rally dos Sertões, e que saiu do Rally de  Barretos como líder da temporada 2009 na categoria protótipos

Fonte: Zarhi El Malek

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal