Porto Velho (RO) terça-feira, 26 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Jogos Escolares de Rondônia começam hoje em Cacoal, Cerejeira e Nova Brasilândia


 

Em solenidade marcada para as 19 horas deste sábado (9), na quadra da Escola Capitão Silvio de Farias, em Jaru, o Governo do Estado realiza, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), mais uma abertura oficial dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer-2008), fase regional, com a presença da coordenadora de Esporte e Cultura, Márcia Cassol.

Em Cacoal, Cerejeiras e Nova Brasilândia o evento foi programado para essa sexta-feira (8), nesse último com a participação da coordenadora, que em nome do governador Ivo Cassol e da secretária Marli Cahulla levou o desejo de uma competição saudável para todos os alunos/atletas, que devem considerar como mais importante a interação e integração com todos os participantes e não apenas a disputa em si.

Neste domingo (10), a abertura oficial será feita em Ariquemes, a partir das 17 horas, no ginásio municipal, com a presença de Márcia Cassol; e às 19h30 em Buritis, na quadra da escola Marechal Rondon. Já na terça-feira (12), será a vez de Presidente Médici, às 19h30, na quadra da escola Carlos Drumond de Andrade; São Miguel, no mesmo horário, na quadra municipal Maristela Massocatto; e Nova Mamoré, às 19 horas, no ginásio Centro Poliesportivo José de Góes Lopes Neto, quando a coordenadora Márcia representará novamente o Governo do Estado e a Seduc.

A abertura em Porto Velho está prevista para a próxima quarta-feira (13), a partir das 19 horas, no ginásio Cláudio Coutinho.

Em nome do Governo, a secretária Marli Cahulla destacou que os jogos são importantes por incentivarem o espírito esportivo, o respeito e a sociabilidade aos jovens estudantes em seu cotidiano. “Os jogos consistem em importante ferramenta didático-pedagógica para o desenvolvimento dos alunos/atletas, não só em termos físicos, como também no sentido de melhorar a auto-estima e, conseqüentemente, os resultados dentro da sala de aula, contribuindo dessa forma para a continuidade do processo de melhoria da educação estadual”, observou a secretária. 

Conforme o coordenador adjunto de Esporte e Cultura, Fábio Carneiro, são cerca de 25 mil a 30 mil alunos de ambos os sexos participando da disputa que envolve, até o dia 29 de agosto, 14 modalidades (tênis de mesa, xadrez, basquetebol, voleibol, vôlei de areia, judô, karatê, taekwondo, natação, ciclismo, atletismo, handebol, futsal e futebol), nas categorias infantil (12 aos 14 anos) e juvenil (15 aos 17 anos). Os campeões representarão o Estado nas Olimpíadas Escolares, previstas para Poços de Caldas (MG), categoria infantil, de 18 a 28 de setembro; e João Pessoa (PB), juvenil, de 6 a 16 de novembro.

As fases finais acontecerão de 19 de agosto a 11 de setembro, em oito municípios, conforme o gráfico:

FASES FINAIS DO JOER 2008

PERÍODO
 
MODALIDADE 
MUNICÍPIOS
19 A 20 AGOSTO TENIS DE MESA/ XADREZ MONTE NEGRO
21 A 24 AGOSTO BASQUETEBOL PIMENTA BUENO
21 A 24 AGOSTO VOLEIBOL/VOLEI AREIA ROLIM DE MOURA
25 A 27 AGOSTO JUDO, KARATÊ, TAEKWONDO E NATAÇÃO PORTO VELHO
25 A 27 AGOSTO CICLISMO/ATLETISMO JI-PARANÁ
26 A 29 AGOSTO HANDEBOL OURO-PRETO
01 A 04 SETEMBRO FUTSAL CANDEIAS
08 Á 11 SETEMBRO FUTEBOL JARU

Fonte: Veronilda Lima
 

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal