Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Esporte

Jogos Escolares de Rondônia começam hoje em Cacoal, Cerejeira e Nova Brasilândia


 

Em solenidade marcada para as 19 horas deste sábado (9), na quadra da Escola Capitão Silvio de Farias, em Jaru, o Governo do Estado realiza, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), mais uma abertura oficial dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer-2008), fase regional, com a presença da coordenadora de Esporte e Cultura, Márcia Cassol.

Em Cacoal, Cerejeiras e Nova Brasilândia o evento foi programado para essa sexta-feira (8), nesse último com a participação da coordenadora, que em nome do governador Ivo Cassol e da secretária Marli Cahulla levou o desejo de uma competição saudável para todos os alunos/atletas, que devem considerar como mais importante a interação e integração com todos os participantes e não apenas a disputa em si.

Neste domingo (10), a abertura oficial será feita em Ariquemes, a partir das 17 horas, no ginásio municipal, com a presença de Márcia Cassol; e às 19h30 em Buritis, na quadra da escola Marechal Rondon. Já na terça-feira (12), será a vez de Presidente Médici, às 19h30, na quadra da escola Carlos Drumond de Andrade; São Miguel, no mesmo horário, na quadra municipal Maristela Massocatto; e Nova Mamoré, às 19 horas, no ginásio Centro Poliesportivo José de Góes Lopes Neto, quando a coordenadora Márcia representará novamente o Governo do Estado e a Seduc.

A abertura em Porto Velho está prevista para a próxima quarta-feira (13), a partir das 19 horas, no ginásio Cláudio Coutinho.

Em nome do Governo, a secretária Marli Cahulla destacou que os jogos são importantes por incentivarem o espírito esportivo, o respeito e a sociabilidade aos jovens estudantes em seu cotidiano. “Os jogos consistem em importante ferramenta didático-pedagógica para o desenvolvimento dos alunos/atletas, não só em termos físicos, como também no sentido de melhorar a auto-estima e, conseqüentemente, os resultados dentro da sala de aula, contribuindo dessa forma para a continuidade do processo de melhoria da educação estadual”, observou a secretária. 

Conforme o coordenador adjunto de Esporte e Cultura, Fábio Carneiro, são cerca de 25 mil a 30 mil alunos de ambos os sexos participando da disputa que envolve, até o dia 29 de agosto, 14 modalidades (tênis de mesa, xadrez, basquetebol, voleibol, vôlei de areia, judô, karatê, taekwondo, natação, ciclismo, atletismo, handebol, futsal e futebol), nas categorias infantil (12 aos 14 anos) e juvenil (15 aos 17 anos). Os campeões representarão o Estado nas Olimpíadas Escolares, previstas para Poços de Caldas (MG), categoria infantil, de 18 a 28 de setembro; e João Pessoa (PB), juvenil, de 6 a 16 de novembro.

As fases finais acontecerão de 19 de agosto a 11 de setembro, em oito municípios, conforme o gráfico:

FASES FINAIS DO JOER 2008

PERÍODO
 
MODALIDADE 
MUNICÍPIOS
19 A 20 AGOSTO TENIS DE MESA/ XADREZ MONTE NEGRO
21 A 24 AGOSTO BASQUETEBOL PIMENTA BUENO
21 A 24 AGOSTO VOLEIBOL/VOLEI AREIA ROLIM DE MOURA
25 A 27 AGOSTO JUDO, KARATÊ, TAEKWONDO E NATAÇÃO PORTO VELHO
25 A 27 AGOSTO CICLISMO/ATLETISMO JI-PARANÁ
26 A 29 AGOSTO HANDEBOL OURO-PRETO
01 A 04 SETEMBRO FUTSAL CANDEIAS
08 Á 11 SETEMBRO FUTEBOL JARU

Fonte: Veronilda Lima
 

Mais Sobre Esporte

Rômulo Crispim irá participar da Surdolimpiada Nacional

Rômulo Crispim irá participar da Surdolimpiada Nacional

O judoca Rômulo Crispim do Projeto Judô Anísio embarca nesta sexta-feira (03/12) para a cidade de São José dos Campos- SP onde participará da Surdol

Autistas irão participar do Festival Paralímpico em Porto Velho

Autistas irão participar do Festival Paralímpico em Porto Velho

O Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021, que vai acontecer no sábado (04), em Porto Velho, visa promover a experimentação esportiva de crianças e

Judoca Danilo Silva é tricampeão da Paralimpíadas Escolares Brasileiro

Judoca Danilo Silva é tricampeão da Paralimpíadas Escolares Brasileiro

O judoca porto-velhense Danilo David Gerônimo Silva, faixa marrom, 15 anos, conquistou duas medalhas de ouro nas Paralimpíadas Escolares Brasileiro,

Rondônia é 2º lugar do Norte nas Paralimpíadas Escolares 2021; Estado ficou em 15º na classificação geral

Rondônia é 2º lugar do Norte nas Paralimpíadas Escolares 2021; Estado ficou em 15º na classificação geral

Mais de 20 alunos com deficiência, representaram Rondônia nas “Paralimpíadas Escolares 2021”. Os jogos tiveram início na última terça-feira (23), no