Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Jogos Escolares 2011 começam dia 20


A disputa dos Jogos Escolares de Porto Velho, competição esportiva promovida pela secretaria municipal de Educação (Semed), começa no próximo dia 20 e vai até o dia 22 de outubro, com a realização da etapa classificatória da região da Ponta do Abunã, no distrito de Extrema. Serão 12 escolas, com cerca de 800 estudantes atletas disputando apenas uma vaga em cada uma das 11 modalidades, já que apenas o atleta ou equipe campeã se classifica para a fase final, que ocorre em Porto Velho, na segunda quinzena de novembro.

Para a secretária de Educação do município, Fátima Ferreira, o esporte auxilia em muito como ferramenta no processo educativo, incentivando na concentração e socialização das crianças. “O esporte ajuda a aprender a conviver melhor com o outro e se aprende disciplina, além de se ter ali uma prática saudável”, salientou.

A segunda e última etapa classificatória está agendada para novembro, em datas que ainda serão confirmadas pela Semed, e vai reunir as escolas situadas na região do Baixo Madeira, com as disputas ocorrendo no Distrito de Calama. Os classificados nessas duas etapas vão enfrentar as demais escolas da área central de Porto Velho, municipais, estaduais e particulares, na fase final.

Na Ponta do Abunã, apenas o basquete não teve equipes inscritas dentre os esportes coletivos. A disputa vale vaga no handebol, futsal, futebol e vôlei, nas categorias infantil e juvenil, divididos no masculino e feminino. Os jogos ocorrem nos ginásios das escolas José Augusto, 13 de Maio e também no ginásio da Secretaria Municipal de Esportes de Extrema. Entre as modalidades individuais, estão confirmadas as provas no atletismo, xadrez, judô, natação, damas e pingue-pongue.
 

Mini-Joer

No Baixo Madeira, durante a segunda etapa classificatória, serão outras 14 escolas, com cerca de 600 estudantes participando dos Jogos. Para a fase final, em Porto Velho, a expectativa é de que entre 35 e 50 escolas estejam na disputa, numa olimpíada que deve mobilizar toda a comunidade estudantil da Capital, conforme salientou o chefe da Divisão de Esporte da Semed, Erasmo Mesquita. “Será um mini Joer”, falou, comparando aos Jogos Escolares de Rondônia, promovido pelo Governo do Estado, e que neste ano não estão sendo realizados.

Os Jogos Escolares de Porto Velho são disputados há 20 anos. Nesse período, a competição revelou alguns atletas para o esporte nacional, como os irmãos Augusto Celso e Fábio Mauro Silva, que surgiram na natação a partir da competição escolar. Os dois chegaram a ser campeões brasileiros, disputaram sulamericano e mundial na modalidade e passaram 10 anos defendendo o Clube Pinheiros, em São Paulo. Ambos se formaram em Educação Física e trabalham com esporte. Augusto, hoje com 30 anos, reside em Porto Velho. Fábio, com 32, é técnico de natação nos Estados Unidos.
 

Inclusão de especiais

Durante a administração Roberto Sobrinho, a partir de 2005, os Jogos Escolares passaram a receber maior atenção da Semed, que criou há 5 anos os Jogos Recreativos, com a categoria mirim, para crianças de 8 a 11 anos, da Educação Infantil. Nessa categoria, as provas ocorrem nas modalidades queimada, cabo de guerra e bets. Nesse ano, a novidade será a disputa também no futsal entre os pequenos. Os Jogos Recreativos ocorrem junto com os Jogos Escolares. No entanto, as etapas de Ponta do Abunã e Baixo Madeira não classificam para a final Porto Velho.

Há dois anos, a Semed ampliou ainda mais os Jogos, incluindo disputas para alunos especiais, portadores de deficiências. As disputas são divididas entre crianças com deficiências visuais e mentais, nas modalidades vôlei, futebol e cabo de guerra. Os investimentos também cresceram bastante na aquisição de materiais para as escolas, como bolas, redes e coletes.

Fonte:
 Róbinson Gambôa

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Atleta de Rondônia incentivado pelo “Pró-Atleta” conquista o ouro no PAN 2024 de Jiu-Jitsu

Atleta de Rondônia incentivado pelo “Pró-Atleta” conquista o ouro no PAN 2024 de Jiu-Jitsu

Assistido pelo Programa Pró-Atleta do Governo de Rondônia, o esportista Ângelo Rafael, garantiu a medalha de Ouro no PAN 2024 de Jiu-Jitsu, consider

Rondoniense com incentivo do “Pró Atleta” conquista título no Triatlo Capixaba de Ferro disputado no Espírito Santo

Rondoniense com incentivo do “Pró Atleta” conquista título no Triatlo Capixaba de Ferro disputado no Espírito Santo

No domingo (17), em Vitória (ES), aconteceu o “Triatlo Capixaba de Ferro”, que contou com a participação de mais de 500 competidores de 26 estados

Seis judocas da Banzai foram classificados para o Brasileiro

Seis judocas da Banzai foram classificados para o Brasileiro

Como sempre, a Banzai Judô fez bonito, dessa vez, foi no município de Colorado do Oeste, onde no último final de semana,  dos 10 atletas da tradicion

Paris 2024

Paris 2024

SURFEGabriel Medina (FOTO), que vai à sua 2ª Olimpíada, tentará sair da deste ano com uma medalha é o terceiro nome brasileiro classificado para Paris

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)