Segunda-feira, 16 de outubro de 2017 - 10h24
A coordenação geral dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) promoveu uma ação de sustentabilidade ao plantar duas mudas de rosa do deserto no ginásio Cláudio Coutinho, no domingo (15), em Porto Velho. O plantio simbolizou o ato de conscientização ambiental no intuito de sensibilizar aluno-atleta a se tornar multiplicador de preservação ambiental.
A espécie foi escolhida devido à estrutura radicular, que não põe em risco de abalo a base da construção civil do ginásio. A rosa do deserto tem floração exuberante e vem ganhando cultivadores no mundo todo. “A ação ambiental durante o Joer é uma maneira de alertarmos os atletas sobre a importância da preservação do meio ambiente”, disse o coordenador geral dos jogos, Ítalo Aguiar, ao pedir a multiplicação da ideia.
As mudas foram plantadas pela embaixadora olímpica do basquetebol, Iziane Marques, que teve o acompanhamento de 22 alunos-atletas das 10 delegações participantes do Joer. “O plantio de árvores, de flores, de qualquer outro vegetal, é importante para toda população. Motivar os estudantes a plantar é a inserção de um mundo melhor”, disse Iziane Marques, ao agradecer o governo de Rondônia pelo excelente trabalho que vem sendo executado no esporte-escolar.
A atleta Gracielly Nunes participou da ação e avalia como positiva a iniciativa. “Ar puro só teremos se tivermos árvores. Então devemos fazer nossa parte plantando”, disse a garota, estudante da escola estadual Celso Ferreira, de Cacoal.
Moradora em Vale do Paraíso, a atleta do futsal Tainara Nogueira acredita que o reflorestamento de mata ciliar é mais relevante. “Plantando árvores, teremos água”, disse a estudante da escola estadual Tubarão, defendendo a ideia de que a preservação das nascentes e dos cursos d’água deve ser prioritária no plantio de vegetais.
Amando Viana é outro incentivador do plantio de árvores e protetor do meio ambiente. “Moro em uma chácara e respiro ar puro. Estou continuamente incentivando as pessoas a plantar sempre”, disse o atleta do handebol e do atletismo, da escola estadual Marcelo Candia, em Porto Velho.
Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
Festival de encerramento celebra conquistas de milhares de alunos da rede esportiva municipal
“É muita emoção. Toda vez que ele participa, a gente sente que está no caminho certo”. A frase é de Eunice de Souza, servidora pública e mãe do jovem
Letícia Cristina Machado Batista, atleta e vice-presidente da Federação Rondoniense de Voleibol, é a nova subsecretária estadual da Juventude, Cultu
Justiça nega pedido da FRX e expõe situação irregular perante a CBX
A Federação Rondoniense de Xadrez (FRX) teve seu pedido de tutela cautelar negado pela 3ª Vara Cível de Porto Velho, que rejeitou a solicitação de s
Fase regional norte do Joer começa nesta terça-feira, 1º, em Ariquemes
A fase regional norte dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2025 será oficialmente aberta nesta terça-feira (1º), a partir das 19h, na escola Cora