Porto Velho (RO) domingo, 24 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Itália e Uruguai se enfrentam em partida de 'vida ou morte'


 Getty Images

Gente de Opinião

A primeira fase da Copa do Mundo reserva um jogo especial nesta terça-feira (24.06), que poderia ser uma final do torneio. Às 13h, na Arena das Dunas, Itália e Uruguai fazem um duelo de “vida ou morte”. No Grupo D, que já tem a Costa Rica classificada, os italianos jogarão por um empate, enquanto os uruguaios precisarão da vitória para avançar às oitavas de final.

Getty Images
Gente de Opinião

Vindo de um tropeço contra os costarriquenhos quando perdeu por 1 x 0, a Azurra tem mantido um discurso de que mesmo tendo a vantagem do empate não quer pensar em outro resultado que não seja a vitória. Caso seja desclassificada, a partida marcará a despedida do ídolo italiano Andrea Pirlo. O meio-campista prometeu se aposentar da seleção após a Copa do Mundo.

“Espero ganhar e continuar avançando. A eliminação não me passou pela cabeça e nem vai passar. O objetivo agora é vencer, jogando com essa camisa que é a mais maravilhosa que um jogador pode imaginar”, falou o número 21 do time na véspera da partida.

Segundo ele, se a classificação não vier será uma decepção total no grupo. “Claro que seria uma grande decepção não só pra mim, mas para todo o time. Mas não consideramos isso e estamos nos preparando para que não aconteça. Sabemos da nossa força e tudo depende da gente”, afirmou Pirlo.

O técnico Cesare Prandelli não confirmou os 11 titulares e disse que essa será a partida mais importante da sua carreira. “Vamos brigar pela classificação e os nossos jogadores têm que estar confiantes e acreditar até o fim”.

Sem o volante De Rossi, machucado, a vaga deve ser preenchida por Verratti. O meia Candreva deve ser sacado para a entrada do atacante Immobile, levando a equipe a atuar no 3-5-2. Antes na lateral esquerda, Darmian pode ir para a direita, dando lugar a De Sciglio, recuperado de lesão. Desta forma, Abate perderia a vaga de titular.

Desta maneira, o desenho da seleção italiana teria: Buffon, Barzagli, Bonucci e Chiellini; Darmian, Verratti, Pirlo, Marchisio e De Sciglio; Immobile e Balotelli.

Só a vitória interessa

O Uruguai vai para o tudo ou nada. A vitória é o único resultado que dará a classificação à próxima fase. “Sabemos o que a Itália quer, que é a classificação. Nós também queremos. Vai ser um jogo lindo para se jogar e esperamos ver a melhor Itália querendo passar, assim como o Uruguai”, disse o atacante Luis Suárez.

Na visão do técnico Oscar Tabárez, a partida será mais um desafio dentre os vários que a seleção já encarou. “Eles jogam por dois resultados para se classificar (vitória ou empate) e estão em vantagem. Mas estamos cientes do que temos que fazer. Esse é um desafio a mais dentro de muitos dessa seleção. Não sabemos como a Itália virá. Nós lidamos com possibilidades. Devido ao que o jogo significa, ambos dependem de um resultado positivo, no qual cada equipe vai jogar a sua classificação ou voltar para casa. Nós conhecemos a Itália e eles sabem o que queremos tirar da partida. Quando olharmos a escalação, dependendo de como eles vierem, saberemos como irão jogar. Com base nisso, definiremos a nossa tática. Temos experiência em trabalhar dessa forma. Claro que não é a ideal, mas acontece com frequência no Mundial”, destacou o treinador da Celeste.

Tabárez também escondeu o time titular, apesar de ter se mostrado satisfeito com a formação que venceu a Inglaterra por 2 x 1. Segundo ele, a equipe esteve bem equilibrada na defesa e no ataque, mesmo apresentando algumas variações. Como o zagueiro Lugano segue tratando de uma lesão, o jovem defensor José Gimenez continuará como titular. A boa notícia é o retorno do lateral-direito Maxi Pereira, que cumpriu suspensão após ter sido expulso na estreia contra a Costa Rica.

O provável Uruguai tem: Muslera; Maxi Pereira, Godín, José Gimenez e Martín Cáceres; Álvaro González, Arévalo Ros, Lodeiro e Cristian Rodriguez; Suarez e Cavani.

» Veja o perfil completo do Uruguai

» Veja o perfil completo da Itália

Getty Images

Gente de Opinião

Classificação

De concreto, o Grupo D da Copa do Mundo tem a Costa Rica classificada para as oitavas de final e a Inglaterra eliminada. As duas equipes também jogam às 13h desta terça-feira (24.06), no Mineirão, em Belo Horizonte. Os costarriquenhos necessitam apenas de um empate para garantir a liderança da chave. Se perder, o saldo de gols definirá o líder.

Na partida da Arena das Dunas, a Itália poderá empatar para avançar, mas neste caso como segundo colocado. Para ficar em primeiro, a Azurra terá que derrotar o Uruguai e tirar uma diferença de três gols da Costa Rita, que neste caso terá que perder. Para a Celeste, só a vitória interessa para se classificar, mas como líder só se a Costa Rica perder e os uruguaios tirarem uma diferença de quatro gols no saldo.

» Vai ao estádio na Copa? Saiba quais objetos você não pode levar

» Conheça os detalhes da Arena das Dunas

Fonte: Paulo Victor Correia, do Portal da Copa em Natal

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal