Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Intercâmbio socioesportivo é o legado dos Jogos Intermunicipais de Rondônia realizados em Ariquemes


Gente de Opinião

Abertura aconteceu na noite de sexta-feira, em Ariquemes

A interação entre os atletas de 36 cidades dentro e fora das competições é o legado a ser deixado pelos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), que teve a abertura oficial da 11ª edição na noite de sexta-feira (29), no ginásio Alberi Ferrasso, em Ariquemes. A competição já é considerada a maior realizada no Norte brasileiro e esse ano bateu o recorde com 2.500 atletas participando em 15 modalidades individuais e coletivas até o próximo dia 11.

“O objetivo do governo estadual é incentivar o crescimento do desporto integrando atletas de todas as regiões de Rondônia. É o legado do JIR”, disse em pronunciamento oficial Rodnei Paes, o titular da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), pasta do governo responsável pela realização do JIR. Este ano os atletas foram classificados para essa etapa estadual em sete fases regionais.

“O esporte une pessoas”, sintetizou o prefeito de Ariquemes, Tiago Flores, que agradeceu ao governo estadual, por meio da Sejucel, pelo apoio técnico e financeiro na realização do evento em Ariquemes, que completa 40 anos no último dia de competição. Este ano, o JIR faz parte do calendário comemorativo dos festejos da cidade, já que é a primeira vez que a competição acontece na cidade desde a implantação em 1983.

A cerimônia oficial de abertura lotou as dependências do ginásio Alberi Ferrasso e duraram duas horas, encerrando com queima de fogos que perduraram por quatro minutos. Pelo protocolo, o evento foi iniciado com a formação da mesa de honra e em seguida autoridades da região foram acomodadas em uma tribuna de honra.

Gente de Opinião

Juramento dos atletas

Em seguida, ocorreu o desfile das delegações das sete regionais ficando a anfitriã por último. Os hinos Nacional e de Rondônia foram entoados precedendo as falas oficiais das autoridades. Dois atletas anfitriões do ciclismo revezaram na condução da tocha até o acendimento da pira olímpica.

O juramento dos atletas foi feito por uma atleta também anfitriã. As atrações artísticas aconteceram na última parte da solenidade de abertura, ocasião em que a história de Ariquemes foi contada desde a passagem da linha telegráfica pelo marechal Cândido Rondon até os dias atuais. Ao final das apresentações, o prefeito Tiago Flores declarou aberto os Jogos Intermunicipais de Rondônia.

JIR

Os Jogos Intermunicipais de Rondônia foram instituídos em 1983 pelo governo de Rondônia com objetivo de oportunizar ao atleta a continuar a praticar esportes de alto rendimento, a integração entre os municípios e o fortalecimento das federações especializadas.

Pela primeira vez Ariquemes sedia a competição e o governo estadual suporta os gastos com hospedagem e alimentação dos atletas, técnicos e arbitragem. Durante 13 dias, os atletas disputam as seguintes modalidades: atletismo, capoeira, ciclismo, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futebol, futsal, voleibol, handebol e vôlei de praia.


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal