Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 - 17h55

Sorrisos e o corpo em movimento: assim tem sido o primeiro dia para os mais de 550 idosos atletas que participam dos Jogos Municipais da Terceira Idade (Jomti), que teve início na manhã da última quarta-feira (3), na Vila Olímpica Chiquilito Erse. De acordo com o secretário Paulo Moraes Júnior, da Semtel, a pasta tem atuado em prol do bem-estar, saúde e socialização dos idosos.
“Nosso propósito, desde o início dessa gestão é voltar os olhares para a terceira idade com mais sensibilidade e oferecer aos nossos idosos todo o suporte que eles precisam e a realização do Jomti ratifica a seriedade deste compromisso, envolvendo mais de 500 atletas da melhor idade em diferentes modalidades”, afirmou.
O Jomti 2025 celebra a inclusão, a prática esportiva e a convivência entre idosos. Nesta edição a competição conta com diversas instituições envolvidas, entre elas: representantes da Semtel, Sesc, Centro de Convivência do Idoso (CCI), Unir/Ifro, Cras Betinho, Cras Paulo Freire, Legião da Boa Vontade (LBV) e Igreja São Tiago Maior, além dos grupos do projeto Viva Mais.
VITALIDADE
Durante dois dias de jogos, os idosos estiveram envolvidos na disputa em diversas modalidades, como revezamento em bastão, boliche, lance livre, dama, dominó e chute ao gol. O desafio foi lançado e os atletas da melhor idade mostraram que a energia e o espírito esportivo estão em dia.
O exemplo prático dessa vitalidade foi visto na atuação do senhor José Galdino, de 65 anos. Ele representou a delegação do Centro de Convivência do Idoso (CCI) 2, na modalidade de boliche. “Os jogos estão maravilhosos e estou muito feliz em participar. Aqui nós precisamos ter muita concentração e tranquilidade no jogo. O momento também nos proporciona a fazer amizades com os demais”, declarou.
Quem também fez bonito no boliche foi a atleta Francisca Martins, de 65 anos, que representou a delegação do CRAs Paulo Freire. Animada, ela conta que há 15 anos pratica atividade física. “Aqui tem sido um momento maravilhoso, que proporciona saúde para nós, além a oportunidade de fazer novas. Com certeza valeu a pena ter vindo e ter me dedicado nessa competição”, frisou Francisca.
Além das competições, os idosos estarão envolvidos com outras atividades recreativas, através de um Espaço de Serviços e Bem-Estar, promovendo o acesso a produtos, cuidados pessoais, orientações sociais, aulões de dança, palestras e entretenimento. Foi nessa programação que a atleta, Izaira Mendes, de 63 anos, logo se integrou. Ela representou a Novinhos da Vila e se identificou bastante com o karaokê.
“Um tempo maravilhoso de descontração. E ainda tenho outras atividades para participar como o dominó e o basquete. Esse é um momento diferente para nós. Pois o idoso é aquele que ainda tem atividades, têm sonhos e tem alguma coisa para doar de si para alguém e de receber de alguém e eu não estou falando de bens materiais. Já o velho é aquele que se entrega e nós não estamos velhos, estamos idosos”, concluiu.
ENCERRAMENTO
A programação das atividades encerra nesta quinta-feira (4), às 16h, no clube da OAB, em Porto Velho, com o lindo baile para os participantes, que contará com apresentações culturais, como o grupo Carimbó Acreditar e grupo de Capoeira do Sesc, além do tradicional desfile que irá eleger o Mister e a Miss Jomti 2025.
ASSISTÊNCIA AOS IDOSOS
Os idosos são atendidos pela prefeitura, por meio da Semtel, com a promoção do Programa Qualidade de Vida. Atualmente, o programa conta com cerca de 500 idosos inscritos, sendo contemplados com atividades de diferentes modalidades, como: funcional adaptado; hidroginástica; dança; mobilidade; ritmos e pilates. Além da Vila Olímpica, as aulas acontecem em diferentes polos na cidade: Ginásio Dudu, Ginásio Sérgio Carvalho, na Praça CEU, CCI e o Ginásio João Lima, no bairro Nacional.
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Copa Porco Solto 2026: Ariquemes consolida força do tiro desportivo com abertura oficial
O Clube de Tiro de Ariquemes (CTAR) foi palco, neste último final de semana, da abertura de um dos circuitos mais relevantes do calendário esportivo

Construindo Campeões é fortalecido nas escolas municipais
A Prefeitura de Porto Velho está levando as inscrições do programa Construindo Campeões diretamente às escolas da rede municipal. Nos anos anteriores,

Ji-Paraná inicia preparativos para a 2ª Olimpíadas Indígenas
Na manhã desta terça-feira (3), foi realizada uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Esportes de Ji-Paraná (Semes) para alinhar os detalhes

Beach Boxing Fight consolida Ji-Paraná como polo dos esportes de combate na região Norte
Ji-Paraná vem ganhando destaque no cenário esportivo regional com a realização do Beach Boxing Fight, evento que tem revolucionado a forma de vivenc
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)