Porto Velho (RO) sábado, 23 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Hospedagem 'cama e café' será uma opção para a Copa


Jorge Wamburg
Agência Brasil

Brasília - As 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 estão sendo estimuladas pelo Ministério do Turismo a investir em hospedagens alternativas para receber os turistas nacionais e estrangeiros que irão visitá-las durante o torneio. Entre essas alternativas, está o sistema “cama e café”, oferecido geralmente em residências particulares, que fornecem ao hóspede uma cama para o pernoite e uma refeição na manhã seguinte, por um preço inferior ao da hotelaria convencional.

Em Brasília, que sediará sete jogos do torneio, já existem 325 residências cadastradas nesse sistema, e está sendo preparado um camping com capacidade para receber cerca de 450 pessoas. O Rio de Janeiro acelerou ações para receber turistas em cruzeiros e já conta com uma rede especializada de “cama e café”, adaptação brasileira do sistema bed and breakfast, de origem irlandesa, em que o visitante se hospeda na casa de um habitante local.

O Ministério do Turismo criou até um link para divulgar a modalidade, dentro do site hospitalidade.turismo.gov.br - em que são encontradas descrições e fotos das acomodações e dos “anfitriões”, como são chamados os proprietários dos imóveis. No site, há um link para a página da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, que lançou o Programa de Hospedagem Alternativa Cama e Café.

A proposta, segundo a secretaria, “é ampliar os meios disponíveis de hospedagem para atender ao público diversificado que procura a capital federal como destino turístico, possibilitando ainda a integração direta dos moradores com a atividade que gera empregos e renda para todo o Distrito Federal”. Há residências que oferecem hospedagem com cama e café em apartamentos nas asas Sul e Norte (alguns dos principais bairros de Brasília) e até mesmo em residências às margens do Lago Paranoá.

Um comerciante de 33 anos, que mora com a mãe e uma irmã, por exemplo, “possui fluência no inglês e é fumante”, está oferecendo “apartamento, com um quarto para aluguel, com cama de casal”. O serviço inclui também, entre outros, ar condicionado, TV a cabo, banheiro, computador com internet e estacionamento externo.

Segundo o Ministério do Turismo, a expectativa de demanda total por hospedagem para a Copa de 2014 alcança 540 mil visitantes estrangeiros e 1,86 milhão de turistas nacionais. Na Copa das Confederações, o público geral se dividiu assim, em termos de hospedagem: 58,4% em hotéis e similares, 37,1% em casa de amigos e 3,8% em apartamentos e casas alugadas, conforme pesquisa do Ministério do Turismo. Na Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul, a procura por cama e café alcançou 10%.

Em relação à hotelaria convencional, uma das vantagens do sistema “cama e café” é o ambiente familiar, sem os rigores dos hotéis tradicionais. Por isso, “pode ser mais acolhedor e hospitaleiro, além da possibilidade de convivência com os hábitos e cultura dos moradores do lugar”, ressalta o Ministério do Turismo.

É o que promete a anfitriã de uma casa de Santa Teresa, no Rio de Janeiro – onde será disputada a final da Copa do Mundo – a R$ 130,00: “A casa é agradável, espaçosa, com sala, área externa, duas redes na varanda. Localizada próxima ao Largo do Guimarães, centro cultural do bairro, a casal tem wi-fi, cozinha de uso coletivo e disponibiliza serviços de lavanderia e, eventualmente, de alimentação”.

As hospedagens alternativas serão uma opção para brasileiros e estrangeiros. Do total de visitantes internacionais (5,67 milhões) que estiveram no país em 2012, conforme o Ministério do Turismo, estima-se que quase a metade (44,2%), ou seja, 2,5 milhões, escolheram esse tipo de hospedagem durante sua estada no país. Os albergues e campings (4,9%) abrigaram 278,1 mil estrangeiros, as casas alugadas (11,9%) mais 675,4 mil e as casas de amigos e parentes (27,9%), 1,58 milhão de visitantes.

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal