Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Governo lança guia de proteção ao consumidor na Copa


Ana Cristina Campos
Agência Brasil

O governo lançou hoje (27) o Centro Integrado de Proteção ao Consumidor na Copa e o Guia do Consumidor Turista com o objetivo de trazer respostas rápidas a conflitos de consumo que ocorram durante o Mundial e orientar o turista sobre seus direitos e onde buscar ajuda.

A secretária nacional do Consumidor, Juliana Pereira, explicou que o centro é uma operação integrada entre os órgãos federais, autoridades locais e representantes do mercado para dar solução rápida e efetiva a conflitos de consumo relacionados a hotéis, companhias aéreas, transportes terrestres, setores de telecomunicações, saúde e alimentação. Se o consumidor não conseguir resolver o problema com a empresa, deve procurar o Procon.

“O turista pode procurar unidades dos Procons que vão estar em aeroportos, perto de estádios e centros de atendimento ao turista. A lei brasileira estabelece que a empresa tem dez dias para responder após ser notificada. Dez dias para um turista na Copa não resolve. Precisamos criar um regime diferenciado de atuação. A Copa exige um rito sumário. A ideia é resolver em questão de horas no caso de aeroportos e hotéis”, disse a secretária.

Os Procons vão procurar as empresas para resolver o conflito. Se não houver solução, esses órgãos podem recorrer a agências reguladoras e à Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, para buscar a resolução.

No caso de problema com voos e companhias aéreas, o consumidor pode procurar também os fiscais da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A agência terá mil servidores fiscalizando 42 aeroportos no período de 5 de junho a 25 de julho. “O que a gente está fazendo na Copa é diminuir a burocracia, para que o passageiro não fique de um lado para outro. A ideia é facilitar a resolução do conflito”, disse o presidente da Anac, Marcelo Guaranys.

O Guia do Consumidor Turista, que estará disponível em português, inglês e espanhol, vai orientar os viajantes sobre seus principais direitos em relação a hospedagem, alimentação e lazer, pacotes de turismo, telefonia e transportes aéreo e terrestre. A cartilha também traz os órgãos que os turistas devem buscar nas 12 cidades-sede. Segundo a secretária, os guias estarão disponíveis por meio de aplicativos para smartphones e em aeroportos, hotéis e centros de atendimento ao turista.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ferroviário é campeã feminino da Copa FEM

Ferroviário é campeã feminino da Copa FEM

A equipe feminina do Ferroviário Atlético Clube foi a grande campeã da Copa FEM realizada entre os dias 8 e 10 de maio, no Ginásio do Fidoca, em Por

O Torneio SESC da FRXE/FRX foi aberto à comunidade e aconteceu neste sábado e domingo no Porto Velho Shopping

O Torneio SESC da FRXE/FRX foi aberto à comunidade e aconteceu neste sábado e domingo no Porto Velho Shopping

Enxadristas do interior e da capital de Rondônia, de todos os níveis e entusiastas do jogo de Xadrez, participaram nos ritmos Rápido e Blitz em mais

Rondoniense é vice-campeã no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2025

Rondoniense é vice-campeã no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2025

Lucilene Silva Vieira conquistou o 2º lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2025, realizado na cidade de Barueri, em São Paulo, entre os dias

Atletas, autoridades e torcedores lotam Ginásio Dudu na solenidade de abertura da 1ª Copa de Futsal de Base

Atletas, autoridades e torcedores lotam Ginásio Dudu na solenidade de abertura da 1ª Copa de Futsal de Base

Gritos, arquibancadas lotadas e faixas de apoio às equipes marcaram a solenidade de abertura da 1ª Copa Madeirão de Futsal de Base, realizada na noite

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)