Porto Velho (RO) segunda-feira, 25 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Fluminense vence o Palmeiras e é campeão brasileiro


Por Rodrigo Garibaldi
rádio Jovem Pan


O Fluminense conseguiu o resultado que precisava contra o Palmeiras (3 a 2), em Araraquara, e sagrou-se tetracampeão brasileiro com três rodadas de antecedência. O empate do Vasco com o Atlético-MG em 1 a 1 também ajudou para o triundo carioca.

A taça coloca de vez Fred e Deco (campeões também em 2010) entre os maiores ídolos do clube, ao lado de grandes nomes como Rivelino, Romerito e o
Casal 20 formado por Washington e Assis.

O Tricolor Carioca de 2012 entra para a história junto com o Cruzeiro de 2003 e o São Paulo de 2007. Os três times são os campeões de melhor aproveitamento da era dos pontos corridos. O herói Fred tem tudo para terminar como artilheiro e melhor jogador do Brasileirão.

A equipe começou o torneio com autoridade, vencendo o campeão da Libertadores, Corinthians, em pleno Pacaembu, por 1 a 0. Mas o matador Fred só balançou as redes pela primeira vez na quinta rodada, quando o Flu atropelou a Portuguesa por 4 a 1 no Engenhão. Era o que faltava para o Tricolor engrenar de vez: novo 4 a 1 no futuro rebaixado Atlético/GO, 2 a 0 em cima do Náutico no alçapão dos Aflitos e 1 a 0 no Fla-Flu. Quatro vitórias seguidas para lavar a alma da torcida e levar o time à vice-liderança, atrás somente do Atlético/MG.

O ritmo frenético no primeiro turno só emperrou diante das outras sensações do campeonato. A primeira derrota veio apenas na 12ª rodada - 1 a 0 para o Grêmio, no estádio Olímpico. Logo em seguida, 0 a 0 em casa contra o líder Galo. Mas, a seguir, o sucesso frente aos paulistas trouxe a energia de volta. Antes do triunfo por 1 a 0 no Palmeiras, veio também uma também apertada vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo. Fred decidiu mais uma vez no confronto tricolor.

Na última rodada do turno, a repetição da final do Brasileirão de 1984, contra o Vasco. Como há 28 anos, o Flu levou a melhor e passou a sentir o cheiro do título. Dois de Thiago Neves no suado 2 a 1. A liderança do torneio já estava dividida com o Galo. Mesmo assim, as maiores atenções ainda estavam para o irresistível Atlético/MG de Ronaldinho Gaúcho. O clube de Belo Horizonte levou o título simbólico do primeiro turno, mas não demorou muito para o Fluminense agarrar a ponta, para não soltar jamais.

Na 22ª rodada, Wellington Nem foi o herói nos 3 a 1 para cima do Santos, em uma partida que assegurou definitivamente a liderança dos cariocas. O primeiro lugar ficou carimbado de vez com a inesperada vitória magra sobre o Internacional, em pleno Beira-Rio, graças de novo à mira de Fred. O caminho do tetra já estava traçado.

A queda no Engenhão para o frágil Atlético/GO foi o único apagão na campanha quase perfeita, mas acordou os comandados de Abel Braga rumo à maior sequência de vitórias do torneio. Os cinco resultados positivos incluíram dois placares positivos de 1 a 0 em cima dos arquirrivais Flamengo e Botafogo. Já a virada por 2 a 1 sobre a Ponte Preta foi criticada por erros grotescos da arbitragem. Mas para o Flu pouco importava. A vantagem para o vice-líder Galo ainda era folgada (nove pontos) e não seria mais tirada.

Com tanta gordura na frente, o Fluzão passou a jogar só para administrar a vantagem: os tropeços no 2 a 2 com o Grêmio e na derrota por 3 a 2 em um jogaço contra o Atlético/MG não pesaram na reta final. O tetra só foi confirmado enfim neste domingo, contra o Palmeiras. Mas o grito de campeão já estava sufocado há várias semanas. A taça ficou praticamente nas mãos depois do empate no Morumbi com o São Paulo, com mais um gol decisivo do artilheiro Fred.

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal