Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Festival Paralímpico 2022 reúne mais de 150 estudantes em Rondônia


Festival Paralímpico 2022 reúne mais de 150 estudantes em Rondônia - Gente de Opinião

Rondônia recebeu neste último sábado (24), o Festival Paralímpico 2022, no Ginásio Poliesportivo Cláudio Coutinho, em Porto Velho. O Festival é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, com apoio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, órgão responsável por sediar o evento no Estado. Nesta quarta edição, 150 pessoas, entre crianças com e sem deficiências, se fizeram presentes no evento que contou com atividades recreativas e lúdicas que simularam modalidades paralímpicas.

 

A iniciativa visou celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorados no mês de setembro. Além de promover a prática esportiva para essas crianças, na faixa etária de oito a dezessete anos, o evento tem por objetivo conscientizar a todos sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.  

 

Os participantes tiveram a oportunidade de experimentar três modalidades esportivas, como: Atletismo, Parabadminton e Parataekwondo, este último estreou recentemente nas Paralímpiadas de Tóquio.  

 

De acordo com o organizador em Rondônia, Ascânio Marcos, o Festival que acontece anualmente contou com a presença de estudantes da Capital e de outras localidades de Rondônia como Ariquemes, Baixo Madeira e Jaci-Paraná.

 

“Nós estamos na quarta edição e o objetivo é fomentar e divulgar o máximo possível o Festival para toda a população, a fim de que entenda, que uma criança com deficiência física, visual, auditiva ou intelectual, mesmo com suas limitações, é capaz de se destacar e conquistar vitórias no esporte”, pontua o organizador.

 

O Estado de Rondônia tem investido em políticas socioeducacionais desde 2019, a exemplo disto, o alto número de estudantes-atletas campeões em modalidades paralímpicas. Para a secretária de Educação, Ana Lúcia Pacini, estes investimentos são fundamentais à elevação do índice educacional em Rondônia, além de a cada evento deste, incentivar a promoção e participação dos alunos. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Jovem atleta porto-velhense conquista prata no Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica

Jovem atleta porto-velhense conquista prata no Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica

Porto Velho celebra mais uma vez a vitória de atletas do projeto Construindo Campeões, idealizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretar

Rondônia encerra último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com medalhas no karatê e handebol

Rondônia encerra último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com medalhas no karatê e handebol

Rondônia encerrou sua participação no último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados em Uberlândia, com conquistas que reafirm

Porto Velho brilha mais uma vez e conquista tricampeonato no JIR 2025

Porto Velho brilha mais uma vez e conquista tricampeonato no JIR 2025

A noite da última quinta-feira (23), foi marcada por fortes emoções e muita euforia, com a conquista de atletas de Porto Velho nos pódios, levantando

Estudantes-atletas de Rondônia conquistam novas medalhas no segundo bloco dos Jogos Escolares Brasileiros

Estudantes-atletas de Rondônia conquistam novas medalhas no segundo bloco dos Jogos Escolares Brasileiros

Delegação rondoniense segue colecionando conquistas no segundo bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados em Uberlândia. Na sexta

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)