Segunda-feira, 7 de julho de 2014 - 20h03
Elaine Patricia Cruz - enviada especial*
O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, não revelou quem será o substituto de Neymar no jogo de amanhã (8) contra a Alemanha, no Estádio Mineirão, pela semifinal da Copa do Mundo. Neymar está fora da Copa por causa de uma lesão na terceira vértebra lombar, sofrida no jogo contra a Colômbia, pelas quartas de final da competição.
Em entrevista coletiva concedida na tarde de hoje (7) no estádio, em Belo Horizonte, o técnico manteve segredo sobre a escalação do Brasil para o jogo. Para a vaga do zagueiro Thiago Silva, que não jogará porque está suspenso, Scolari também não revelou quem será o substituto. “Já tenho [o time formado], mas não [vou revelar qual é]”, disse Felipão aos jornalistas, que insistiram na pergunta. Thiago Silva, que também foi perguntado sobre seu substituto, desconversou e disse não saber “nada” sobre esse assunto.
Sobre a ausência de Neymar, Felipão disse que a “fase de ficarem tristes” já terminou. “O Neymar, ao nos deixar, deixou muito dele conosco e levou muito de nós com ele. Já terminamos essa fase [de tristeza] desde o momento em que sabíamos que não podíamos mais ter o Neymar. As manifestações e o jeito de falar fez os jogadores entenderem que a parte dele, ele [Neymar] havia feito. Agora é a nossa parte que temos que fazer. Esse é um jogo importantíssimo e que pode nos levar à final. Vamos jogar não só por nós, mas por nosso país, e também um pouco de cada um de nós pelo Neymar”.
Felipão disse a Alemanha, adversária de amanhã, é uma equipe equilibrada em todos os setores. “Eles vêm há seis anos sendo organizados para essa Copa. Vamos respeitá-la, para, respeitando-a, nos impor como equipe”, disse.
O técnico não revelou qual será a “receita” para vencer os alemães, mas disse que a seleção brasileira deve “causar algumas dificuldades” durante o jogo, principalmente por causa dos detalhes sobre a seleção alemã que lhe foram passados pelos ex-jogadores Gallo e Roque Junior, integrantes da comissão técnica brasileira que acompanharam todos os jogos da Alemanha na Copa.
“Temos um padrão e vamos tentar imprimir nosso padrão de jogo”, disse o treinador brasileiro, que lembrou que tem um retrospecto negativo contra a Alemanha: venceu a final da Copa de 2002 dirigindo a seleção brasileira, mas perdeu em duas oportunidades comandando a seleção portuguesa. “Contabilizo duas derrotas e uma vitória. Para igualar, preciso vencer amanhã”, brincou ele.
Durante a coletiva, Felipão brincou também com a pergunta feita por uma jornalista alemã dizendo que o técnico alemão, Joachim Löw, sofre muitas críticas no país. “Não é só na Alemanha que criticam o técnico. Eu também não sou apropriado para a Copa. Não se preocupe, é tudo igual”.
Sobre sua ausência no jogo de amanhã, Thiago Silva disse que vai ser “difícil e complicado”, mas que tem certeza de que “sua missão ainda não acabou dentro da competição”. Para ele, sua ausência e a de Neymar vão fortalecer o grupo, o que será o grande diferencial para o jogo de amanhã. “O diferencial será o grupo. Há jogadores de qualidade dos dois lados. Brasil e Alemanha é sempre muito disputado. É um clássico do futebol. Estou tranquilo que todo jogador do Brasil estará bem tranquilo para fazer boa decisão amanhã. O diferencial será o meu coração que estará dentro de campo”, disse o jogador.
A seleção viajou para Belo Horizonte em um avião estampado com uma homenagem à Neymar. A aeronave recebeu um adesivo com a mensagem “#éToiss”, usada habitualmente pelo camisa 10 da seleção em brincadeiras com os amigos, numa paródia à expressão “é nóis”.
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Estudante de Porto Velho conquista medalha de prata em sua primeira participação no Joer
O estudante João Rodrigues, de 13 anos, da escola Tancredo Neves, de Porto Velho, conquistou medalha de prata na modalidade de arremesso de peso em

Estudante de Rondônia conquista prata nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025
A atleta Gabrielly Alves, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Jean Piaget, da rede estadual de ensino de Rondônia, e integrante da Associação d

Jovem atleta porto-velhense conquista prata no Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica
Porto Velho celebra mais uma vez a vitória de atletas do projeto Construindo Campeões, idealizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretar

Rondônia encerra último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com medalhas no karatê e handebol
Rondônia encerrou sua participação no último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados em Uberlândia, com conquistas que reafirm
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)