Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Fase macrorregional metropolitana dos Jogos Escolares de Rondônia é aberta em Porto Velho


O evento é organizado pela Coordenação de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar, em conjunto com a Coordenadoria Regional de Educação - Gente de Opinião
O evento é organizado pela Coordenação de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar, em conjunto com a Coordenadoria Regional de Educação

Na noite da quinta-feira (29), no Ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, teve início a fase macrorregional metropolitana dos Jogos Escolares de Rondônia – Joer, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc. O evento é organizado pela Coordenação de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar, em conjunto com a Coordenadoria Regional de Educação – CRE.

Em Porto Velho, disputam entre si, as delegações do município de Candeias do Jamari e dos distritos de Abunã e Baixo Madeira, nas modalidades de atletismo, atletismo paralímpico, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, basquetebol, bocha convencional, ciclismo, futebol, futsal, futebol de campo, judô, karatê, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, vôlei de quadra e xadrez; nas categorias infantil, de 12 a 14 anos e juvenil, de 15 a 17 anos, com um total de 2.500 atletas e 100 técnicos envolvidos.

Atleta responsável por acender a pira olímpica, Heloísa Souza, da Escola Jesus Burlamaqui

Durante a abertura, a atleta responsável por acender a tocha olímpica, Heloísa Souza, da escola Jesus Burlamaqui, afirmou estar lisonjeada em participar deste momento tão importante. Heloísa já foi campeã rondoniense por seis vezes, campeã brasileira no Mato Grosso do Sul e campeã dos Jogos Escolares Brasileiros – Jebs em 2022, no Rio de Janeiro. “Me preparei bastante para chegar até aqui. A expectativa é avançar e conquistar mais títulos. Agradeço ao Governo do Estado, por nos proporcionar oportunidades como esta”, ressaltou.

VALORES

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, é importante participar dos jogos, respeitando e cumprindo as normas que os regem, dentro do verdadeiro espírito dos valores esportivos, para a glória do esporte educacional do Estado e honra das equipes. “Os jogos promovem um intercâmbio social, além de fomentar o surgimento de novos talentos esportivos, sempre norteados pelos princípios do respeito e da compreensão mútua”, finalizou.

PAZ

Durante a solenidade, houve um momento alusivo à paz nas escolas, em que parte das delegações acenaram com balões brancos. Para a titular da pasta, Ana Pacini, a cultura de paz nas escolas deve ser reforçada constantemente. “É necessário resolver conflitos com diálogo e negociação, tendo em vista que a escola é um lugar para aprender, crescer e se desenvolver. Unidos, podemos criar e manter um ambiente positivo, onde todos possam se sentir seguros e à vontade para aprender”, finalizou.

FASE ESTADUAL

Os atletas e técnicos campeões desta fase, representarão suas regionais nas fases estaduais dos Jogos Escolares de Rondônia que acontecerão nos dias:

13 a 16 de julho – fase estadual, modalidades individuais, em Porto Velho;
31 de julho a 9 de agosto – fase estadual juvenil, em Cacoal;
26 de setembro a 5 de outubro – fase estadual infantil, em Ji-paraná; e
11 a 15 de outubro – fase estadual paralímpica, em Cacoal.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Atletas, autoridades e torcedores lotam Ginásio Dudu na solenidade de abertura da 1ª Copa de Futsal de Base

Atletas, autoridades e torcedores lotam Ginásio Dudu na solenidade de abertura da 1ª Copa de Futsal de Base

Gritos, arquibancadas lotadas e faixas de apoio às equipes marcaram a solenidade de abertura da 1ª Copa Madeirão de Futsal de Base, realizada na noite

Rondônia conquista medalha de prata no Campeonato Sul-Americano Masters de Tênis de Mesa

Rondônia conquista medalha de prata no Campeonato Sul-Americano Masters de Tênis de Mesa

Nove atletas da seleção rondoniense de tênis de mesa participaram do Campeonato Sul-Americano Masters 2025, realizado entre os dias 15 e 20 de abril

Presidente da Assembleia Legislativa destaca importância da Corrida do Marco Zero para Ji-Paraná e Rondônia

Presidente da Assembleia Legislativa destaca importância da Corrida do Marco Zero para Ji-Paraná e Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado estadual Alex Redano (Republicanos), participou neste domingo, 20, da Corrida

Porto Velho recebe o Meeting Paralímpico 2025 na Vila Olímpica Chiquilito Erse

Porto Velho recebe o Meeting Paralímpico 2025 na Vila Olímpica Chiquilito Erse

Porto Velho será palco de mais uma grande celebração do esporte e da inclusão neste final de semana. A capital rondoniense sedia, neste sábado (12), a

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)