Porto Velho (RO) terça-feira, 19 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Fase juvenil do Joer é aberta em Porto Velho com proposta de incentivar práticas esportivas na rede estadual de ensino


Gente de Opinião

Abertura do Joer aconteceu na noite de sexta-feira, 13

A fase juvenil (15 a 17 anos) dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) foi aberta na noite de sexta-feira (13), no ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, com a proposta de incentivar a prática esportiva na rede pública estadual. A cerimônia contou com participação especial da embaixadora olímpica Iziane Marques, ex-integrante da seleção brasileira de basquetebol.

“Em 2017, o Joer mobilizou 10% dos estudantes da rede pública, cumprindo a função de inclusão social”, destacou o vice-governador Daniel Pereira, em pronunciamento oficial, referindo-se a participação dos alunos-atletas nas dez etapas regionais e nas fases estaduais paralímpica, infantil e juvenil. Só nestas três fases estaduais, 4.286 alunos-atletas foram credenciados pela coordenação dos Jogos Escolares.

O secretário estadual de Educação, Waldo Alves, enfatizou que a política esportiva escolar está sendo cumprida com êxito. “Estamos investindo no esporte resgatando boas práticas e valores importantes na formação do cidadão”, disse o secretário. Representando o Poder Legislativo, o deputado Leo Moraes parabenizou o governo de Rondônia pela realização do Joer. “O esporte é a principal ferramenta transformadora de pessoas”, disse o parlamentar.

A cerimônia de abertura seguiu à risca o protocolo e foi realizada dentro de uma hora, conforme a programação da gerência de atividades complementares do Joer. O evento iniciou com o desfile das 10 delegações, homenagens a professores de educação física, execução do hino nacional, duas apresentações artísticas e os juramentos dos atletas, dos árbitros e dos técnicos.

Gente de Opinião

Medalhistas que carregaram a tocha

A tocha olímpica foi conduzida por cinco recém-medalhistas na etapa nacional infantil (12 a 14 anos) dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), ocorrida em setembro, em Curitiba (PR). São eles: Vitor Pompeu, ouro no ciclismo; Amanda Felipetto, prata no judô; Rafael Vieira, prata no voleibol; Victor Silva, ouro no basquetebol; e Luís Felipe Belão, prata e bronze na natação.

O revezamento da tocha ainda se deu pela judoca vice-campeã Pan-americana 2017 e ouro nos Jogos Escolares da Juventude em 2016, Amanda Arraes, e pela embaixadora Olímpica Iziane Marques, quem acendeu a pira olímpica encerrando a solenidade.

O Joer segue até o próximo dia 22 com disputas, provas e partidas em cinco modalidades coletivas e outras seis individuais. Os campeões que obtiverem índices olímpicos serão classificados para a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que ocorrerão de 16 a 25 de novembro, em Brasília (DF). O Joer é uma organização e realização da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
 

Leia mais:
Cláudio Coutinho, em Porto Velho, sedia hoje os Jogos

Escolares de Rondônia depois de um jejum de oito anos

 


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal