Segunda-feira, 16 de outubro de 2017 - 10h27
A fase juvenil (15 a 17 anos) dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) foi aberta na noite de sexta-feira (13), no ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, com a proposta de incentivar a prática esportiva na rede pública estadual. A cerimônia contou com participação especial da embaixadora olímpica Iziane Marques, ex-integrante da seleção brasileira de basquetebol.
“Em 2017, o Joer mobilizou 10% dos estudantes da rede pública, cumprindo a função de inclusão social”, destacou o vice-governador Daniel Pereira, em pronunciamento oficial, referindo-se a participação dos alunos-atletas nas dez etapas regionais e nas fases estaduais paralímpica, infantil e juvenil. Só nestas três fases estaduais, 4.286 alunos-atletas foram credenciados pela coordenação dos Jogos Escolares.
O secretário estadual de Educação, Waldo Alves, enfatizou que a política esportiva escolar está sendo cumprida com êxito. “Estamos investindo no esporte resgatando boas práticas e valores importantes na formação do cidadão”, disse o secretário. Representando o Poder Legislativo, o deputado Leo Moraes parabenizou o governo de Rondônia pela realização do Joer. “O esporte é a principal ferramenta transformadora de pessoas”, disse o parlamentar.
A cerimônia de abertura seguiu à risca o protocolo e foi realizada dentro de uma hora, conforme a programação da gerência de atividades complementares do Joer. O evento iniciou com o desfile das 10 delegações, homenagens a professores de educação física, execução do hino nacional, duas apresentações artísticas e os juramentos dos atletas, dos árbitros e dos técnicos.
A tocha olímpica foi conduzida por cinco recém-medalhistas na etapa nacional infantil (12 a 14 anos) dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), ocorrida em setembro, em Curitiba (PR). São eles: Vitor Pompeu, ouro no ciclismo; Amanda Felipetto, prata no judô; Rafael Vieira, prata no voleibol; Victor Silva, ouro no basquetebol; e Luís Felipe Belão, prata e bronze na natação.
O revezamento da tocha ainda se deu pela judoca vice-campeã Pan-americana 2017 e ouro nos Jogos Escolares da Juventude em 2016, Amanda Arraes, e pela embaixadora Olímpica Iziane Marques, quem acendeu a pira olímpica encerrando a solenidade.
O Joer segue até o próximo dia 22 com disputas, provas e partidas em cinco modalidades coletivas e outras seis individuais. Os campeões que obtiverem índices olímpicos serão classificados para a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que ocorrerão de 16 a 25 de novembro, em Brasília (DF). O Joer é uma organização e realização da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Leia mais:
Cláudio Coutinho, em Porto Velho, sedia hoje os Jogos
Escolares de Rondônia depois de um jejum de oito anos
Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Semtel mapeia e mantém 18 espaços públicos de esporte e lazer em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), divulgou a relação atualizada dos espaços esportiv

NO MUNDO DOS ESPORTES - A TETRA E O GUIA
Aos 42 anos a acreana Jerusa Geber é tetracampeã mundial dos 100 metros T11 (deficiência visual), chegando a 13 pódios em Mundiais, além de várias med

Final do Mundial e da Copa do Brasil serão transmitidas no Parque da Cidade
O futebol brasileiro promete movimentar Porto Velho nesta quarta-feira (17), com jogos decisivos envolvendo três clubes que figuram entre as maiores t

O Teatro Banzeiros, em Porto Velho, foi palco de um momento especial para crianças atendidas pelo Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero): a cerim
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)