Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Fase final dos Jogos Escolares é aberta na capital



Uma solenidade realizada na noite da última sexta-feira (14), no Ginásio Eduardo Lima e Silva, o Ginásio "Dudu", localizado na zona sul de Porto Velho, marcou a abertura dos Jogos Escolares Metropolitanos - JEM 2014- fase final, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). A competição é organizada pela Divisão de Educação Física, Desporto e Recreação Escolar (Didre), ligada ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (DADE), e foi aberta a toda a comunidade escolar, tanto da rede pública, estadual e municipal, quanto particular.

Ao todo são 11 modalidades, como atletismo, futsal, futebol, basquetebol, handebol, voleibol, judô, entre outras, que serão divididas entre 3 categorias: 8 a 11 anos, como mirim, 12 a 14 anos, como infantil e 15 a 17 anos, como juvenil. Foram inscritas 35 escolas de Porto Velho. Duas fases dos jogos já foram concluídas. A primeira aconteceu em Calama e foi destinada a todos os distritos e comunidades do baixo Madeira, a outra ocorreu em Extrema, voltada a todos os distritos e comunidades do eixo da BR. A terceira fase dos jogos encerra no dia 22 de novembro para a área urbana do município, zona rural adjacente e escolas que já tenham sido classificadas nas duas etapas anteriores.

Durante o evento, foram realizadas várias apresentações, como o desfile dos times, dança com o grupo Iaporanga, da Federação de Ginástica Rítmica e o coral "Em Canto", coordenado também pela Semed, além da participação da Banda da 17ª Brigada de Infantaria e Selva. Estiveram presentes as secretária da Semed, Francisca das Chagas (titular) e Josinéia Araújo (adjuna), o secretário municipal de esportes e lazer (Semes), Rafael Claros, a chefe do Didre, Taís Lourenço e o diretor do DADE, Marcelo Ferreira.

O objetivo da disputa, que aconteceria em abril e foi adiada em virtude da enchente do rio madeira, é promover a integração entre a comunidade escolar, o desenvolvimento do esporte e qualidade de vida. "Esperamos que os nosso estudantes aproveitem bem este momento de lazer, que influencia diretamente no rendimento dentro de saula, já que estas atividades melhoram o comportamento dos alunos", finalizou a secretária da Semed, desejando boa sorte aos participantes.

Fonte: Renata Beccária
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semtel mapeia e mantém 18 espaços públicos de esporte e lazer em Porto Velho

Semtel mapeia e mantém 18 espaços públicos de esporte e lazer em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), divulgou a relação atualizada dos espaços esportiv

NO MUNDO DOS ESPORTES - A TETRA E O GUIA

NO MUNDO DOS ESPORTES - A TETRA E O GUIA

Aos 42 anos a acreana Jerusa Geber é tetracampeã mundial dos 100 metros T11 (deficiência visual), chegando a 13 pódios em Mundiais, além de várias med

Final do Mundial e da Copa do Brasil serão transmitidas no Parque da Cidade

Final do Mundial e da Copa do Brasil serão transmitidas no Parque da Cidade

O futebol brasileiro promete movimentar Porto Velho nesta quarta-feira (17), com jogos decisivos envolvendo três clubes que figuram entre as maiores t

Esporte, disciplina e inclusão: troca de faixas da turma infantil de judô do Cero é realizada pelo governo de RO

Esporte, disciplina e inclusão: troca de faixas da turma infantil de judô do Cero é realizada pelo governo de RO

O Teatro Banzeiros, em Porto Velho, foi palco de um momento especial para crianças atendidas pelo Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero): a cerim

Gente de Opinião Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)