Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

F-1 da Amazônia: O GP de Rondônia


F-1 da Amazônia: O GP de Rondônia - Gente de Opinião 

Aboletadas em arquibancadas, camarotes e carrocerias de caminhões, há umas 30 mil pessoas. O número (equivalente ao público da Stock Car) é aproximado, pois não há como contar ingressos: a entrada é franca no "Jericódromo". De toda Rondônia e dos Estados vizinhos todos os anos vêm Homens, Mulheres e Crianças. Eles não arredam o pé enquanto os jericos são postos à prova na pista de barro.

Na corrida Nacional de Jericos não há cartolas do automobilismo. Talvez por isso, o sucesso seja grande. São os próprios pilotos e construtores que combinam entre si um mínimo de regras indispensáveis e vão se divertir. Não se vê asfalto nem no circuito de 580 metros, nem na área ao redor. Público e competidores caem felizes na lama.

A disputa surgiu, há cerca de 10 anos, de bravatas entre jeriqueiros, e hoje é a maior atração da cidade de Alto Paraíso. Num município pequeno, interior de Rondônia, um acontecimento assim torna-se uma ferramenta preciosa para atrair obras.

Depois, as corridas para valer: cada páreo tem quatro jericos. Os dois melhores se classificam para a próxima rodada. Duas categorias se alternam: um pistão e dois pistões. A maioria dos pilotos faz seu próprio jerico. De seguranças exige-se apenas cinto e capacete. Há quem pilote descalço ou de chinelo. Acidentes são raros - e o máximo que já aconteceu em seis anos foi um piloto levar pontos na cabeça. A velocidade máxima é estimada em uns 70km/h e a lama ajuda a segurar os carros no chão. Apesar da baixa velocidade, os páreos são emocionantes e levantam as arquibancadas.

Após cinco horas de disputa, o publico enfim se dá por satisfeito e começa a debandar. Diversão em Alto Paraíso, só o não que vem.

Mateus Andrade
Alto Paraíso

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Atleta é homenageado no encerramento da fase estadual paralímpica do Joer 2025

Atleta é homenageado no encerramento da fase estadual paralímpica do Joer 2025

A fase estadual paralímpica dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2025 foi encerrada no domingo (24), em Porto Velho, com a homenagem ao atleta par

Governo de RO dá início a fase estadual paralímpica dos Jogos Escolares 2025 em Porto Velho

Governo de RO dá início a fase estadual paralímpica dos Jogos Escolares 2025 em Porto Velho

A fase estadual paralímpica dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2025 foi aberta na quarta-feira (20), na Escola Santa Marcelina, em Porto Velho.

Porto Velho recebe presença vip de fisiculturista paulista  em evento gratuito nas Drogarias Ultra Popular

Porto Velho recebe presença vip de fisiculturista paulista em evento gratuito nas Drogarias Ultra Popular

No próximo sábado (23) de agosto, Porto Velho será palco de um evento especial para os amantes do fisiculturismo e do universo fitness. As Drogarias

Segunda etapa do Circuito Rondoniense de Jiu-Jitsu agita Ji-Paraná

Segunda etapa do Circuito Rondoniense de Jiu-Jitsu agita Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes), sediou, nos dias 16 e 17 de agosto, no Ginásio de Esportes

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)