Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Estádio Maracanã começa a receber lona de cobertura


Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Em fase final de obras, o Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, começou a receber hoje (18) a lona de cobertura. Ao todo, 25 pessoas vão trabalhar nessa etapa da reforma, sendo 17 operários que, ao longo dos últimos meses, foram especialmente treinados para a instalação da cobertura e oito alpinistas profissionais contratados pelo governo do estado.

Além de colaborar com a instalação da estrutura, os alpinistas vão auxiliar na colocação da lona, que é uma das maiores do mundo, com comprimento de mais de 68 metros, e feita de teflon e fibra de vidro.

O presidente da Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (Emop), responsável pelas obras no estádio, Ícaro Moreno Júnior, destacou que a cobertura é algo inédito no Brasil e será um marco para a obra.

"O projeto é alemão e as peças foram feitas em vários outros países. Além disso, existem métodos específicos para montagem da estrutura e esse será o grande desafio para os engenheiros brasileiros. Vai ser uma verdadeira aula de engenharia", afirmou Moreno.

Segundo ele, boa parte da estrutura que sustenta a lona, composta por anéis de tração e cabos de aço, já está montada. Após essa fase, ela será erguida simultaneamente por 120 macacos hidráulicos. A lona será colocada sobre essa estrutura.

Além da cobertura, a fase final das obras inclui a instalação de cadeiras nas arquibancadas, melhorias na fachada e no entorno do estádio e a construção de quatro novas rampas de acesso. Cerca de 5,5 mil operários atuam em dois turnos para concluir as obras que, segundo o presidente da Emop, está dentro do cronograma de entrega.

De acordo com a Emop, a reforma do Maracanã foi orçada inicialmente em R$ 850 milhões, mas já consumiu R$ 957 milhões. A previsão de término é abril de 2013. Segundo o cronograma da Federação Internacional de Futebol (Fifa), a data de entrega do estádio está marcada para o dia 24 de maio. O Maracanã vai sediar a final da Copa das Confederações, em junho deste ano, e a final da Copa do Mundo, em 2014.

 

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal