Porto Velho (RO) domingo, 24 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Em treino encharcado, especialista Barrichello garante a pole



Carolina Canossa  - Gazeta Esportiva.net

Se a sessão de treino livre da manhã deste sábado foi "relâmpago", o mesmo não se pode dizer do treino classificatório: desde a abertura dos trabalhos até a definição da pole position, passaram-se nada menos que duas horas e 42 minutos. Melhor para o "especialista" Rubens Barrichello, que sairá na pole, bem à frente de seus rivais na luta pelo título, Jenson Button, apenas o 14o e Sebastian Vettel, o 16o.

A enorme duração do treino, porém, não significa que os carros trabalharam este tempo todo. Pelo contrário: a insistente chuva que atingiu o circuito de Interlagos provocou duas paralisações que, juntas, somaram uma hora e 23 minutos. Curiosamente, ao término do Q3, o sol ameaçou aparecer em São Paulo.

Na pista úmida, a Red Bull mostrou a sua força, só que com o piloto errado: Mark Webber, segundo colocado. Precisando de uma combinação de resultados no Brasil para seguir com chances de título, Sebastian Vettel não resistiu ao dilúvio que marcou o Q1 e vai largar na 16a colocação.

O aguaceiro em Interlagos fez a sua primeira vítima logo aos quatro minutos de treino, quando Giancarlo Fisichella rodou na saída do "S" do Senna e ficou com o carro cruzado na pista, obrigando a intervenção da bandeira vermelha. Substituto de Felipe Massa na Ferrari, o piloto viu seu monoposto ser içado e não voltou mais para a disputa, amargando o último lugar.

Depois de uma paralisação de 12 minutos, imposta pela organização para que as condições da pista melhorassem, os carros voltaram à pista para fazer um Q1 no qual alguns dos principais candidatos à vitória se deram mal: precisando de um excelente resultado para seguir com chances de título, Sebastian Vettel foi eliminado da briga pela pole ao conquistar apenas a 16a posição.

Lewis Hamilton, por sua vez, teve um péssimo retorno à pista na qual sagrou-se campeão mundial no ano passado ao ser apenas o 18o colocado, com direito a uma rodada na curva do Lago. Heikki Kovalainen e Nick Heidfeld completaram a primeira lista de "degolados".

Vinte e cinco minutos de paralisação para as condições do asfalto melhorarem não foram suficientes. Assim que a pista foi liberada, Vitantonio Liuzzi, da Force India, deslizou na reta dos boxes e bateu, destruindo o carro. Felizmente, o piloto nada sofreu e saiu andando do carro.

Com a necessidade de nova bandeira vermelha, a organização optou pela segurança e só autorizou os pilotos voltaram à pista quando parasse de chover. Resultado: mais uma hora e 11 minutos sem nada acontecendo no circuito.

Na volta, quem se deu mal foi Jenson Button: por mais que tenha tentado o líder do Mundial não conseguiu apresentar uma boa performance na pista ainda molhada e foi apenas o 14o e último no Q2, sendo eliminado ao lado de Kamui Kobayashi, Jaime Alguersuari, Romain Grosjean e Vitantonio Liuzzi.

Barrichello, por sua vez, escapou por pouco, conseguindo a décima e última vaga na Super Pole. Na disputa pela primeira colocação do grid, o dono da casa mostrou mais uma vez todo o seu talento com pista molhada e vê assim suas chances de título ganharem uma enorme força.

Confira o resultado do treio classificatório:

1 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn) - 1min19s576
2 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min19s668
3 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min19s912
4 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min20s097
5 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min20s168
6 - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min20s250
7 - Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min20s326
8 - Robert Kubica (POL/BMW) - 1min20s631
9 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min20s674
10 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min21s422
11 - Kamui Kobayashi (JAP/Toyota) - 1min21s960
12 - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min22s231
13 - Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1min22s477
14 - Jenson Button (ING/Brawn) - 1min22s504
15 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min24s297 (Q1) - sem tempo no Q2
16 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min25s009
17 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 1min25s052
18 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min25s192
19 - Nick Heidfeld (ALE/BMW) - 1min25s515
20 - Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - 1min40s703

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal