Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Dupla de ciclistas fica em 13º lugar


Cristina Índio do Brasil – Repórter da Agência Brasil

No último dia de competições no Velódromo do Parque Olímpico da Barra, zona oeste do Rio, a dupla de brasileiras do ciclismo de pista não conseguiu se classificar na categoria 3 mil metros. Márcia Fanhani, deficiente visual e a piloto Mariane Ferreira fizeram o tempo de 4:10:058 e ficaram em décimo terceiro lugar. Apenas as quatro primeiras duplas se classificam para a disputa das medalhas.

Apesar de achar que ainda tem o que evoluir, Márcia Fanhani disse que a dupla está no caminho certo nos treinamentos e se mostrou muito feliz por competir, já que é a primeira vez que uma dupla brasileira compete na categoria Tandem em uma Paralimpíada. A prova é disputada por deficientes visuais em bicicletas de dois lugares, sendo que o ciclista da frente ou piloto, enxerga normalmente.

Márcia destacou que a alegria foi ainda maior porque a estreia foi no Brasil, com a participação da torcida dando apoio e carinho. "Não tem como explicar e agora é desenvolver o nosso trabalho", disse ao revelar que mesmo mantendo a concentração durante a prova é possível ouvir a manifestação da torcida.

A dupla ainda tem mais duas competições na Paralimpíada do Rio: na quarta-feira (14) disputam a prova de ciclismo contrarrelógio e no sábado (17), o ciclismo de estrada. As duas modalidades são disputadas na rua.

A piloto Mariane Ferreira disse que está otimista para as próximas provas. "Estamos positivas em ter uma boa representação para o nosso país ", disse.

Treinamento

A dupla se juntou há dois anos, depois de trocas de mensagens pelas redes sociais. Mariane já atuava como ciclista e Márcia estava precisando de uma piloto. Como são de cidades diferentes cada uma treina onde mora e de 15 em 15 dias ou uma vez por mês se encontram para se preparar juntas.

"O ideal é estar as duas juntas treinando sempre, mas como moramos em cidades diferentes acaba dificultando um pouco, mas não acredito que isso seja empecilho nenhum", contou Márcia.

Medalhas

A medalha de ouro na classe ficou com a dupla da Grã Bretanha Lora Turnham e Corrine Hall. A de prata com as ciclistas da Nova Zelândia Emma Foy e a de bronze com as britânicas Sophie Thornhill e Helen Scott.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer chega para fortalecer as ações e se aproximar da população

Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer chega para fortalecer as ações e se aproximar da população

A criação da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), que é a fusão da Semdestur com a Semes, como parte da reestruturação administr

Festival de encerramento celebra conquistas de milhares de alunos da rede esportiva municipal

Festival de encerramento celebra conquistas de milhares de alunos da rede esportiva municipal

“É muita emoção. Toda vez que ele participa, a gente sente que está no caminho certo”. A frase é de Eunice de Souza, servidora pública e mãe do jovem

Vice-Presidente da Federação Rondoniense de Voleibol assume Subsecretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer

Vice-Presidente da Federação Rondoniense de Voleibol assume Subsecretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer

Letícia Cristina Machado Batista, atleta e vice-presidente da Federação Rondoniense de Voleibol, é a nova subsecretária estadual da Juventude, Cultu

Justiça nega pedido da FRX e expõe situação irregular perante a CBX

Justiça nega pedido da FRX e expõe situação irregular perante a CBX

A Federação Rondoniense de Xadrez (FRX) teve seu pedido de tutela cautelar negado pela 3ª Vara Cível de Porto Velho, que rejeitou a solicitação de s

Gente de Opinião Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)