Terça-feira, 13 de outubro de 2009 - 11h43
Julio Bonache e Lourival Roldan estão em ritmo de treinos para o maior rali do mundo
Com o segundo ano consecutivo do Rally Dakar acontecendo na Argentina e Chile, o número de brasileiros confirmados para a competição ainda é pequeno. Na categoria carros porém, o Brasil terá pelo menos um piloto estreante, Julio Bonache, de Rondônia, realizará o sonho de participar do Dakar pela primeira vez e contará com toda a experiência de um navegador que traz em seu currículo algo extraordinário, em se tratando de Dakar, a conclusão de todas as edições em que esteve presente.
"Quando se fala em estréia no Dakar, nenhum outro navegador brasileiro tem o currículo de Lourival Roldan, que em todas as suas quatro participações completou a prova. Todos sabem que apenas 5% dos estreantes completam esse rali, e Lourival por duas vezes chegou ao final ao lado de um piloto estreante", explicou Julio Bonache.
A prova que será realizada em janeiro de 2010 é o algo muito aguardado por Julio, que nos últimos três anos tem se dedicado ao rally cross country brasileiro, e galgado resultados crescentes para um piloto iniciante. Atualmente, ele compete no campeonato Brasileiro de Cross Country a bordo de uma EvoProm, mesmo carro que levará para o Dakar.
"Escolhi levar meu carro e trabalhar com um time brasileiro em função da confiabilidade que tenho no talento nacional. Acredito que alugar um carro de uma equipe estrangeira não me deixaria à vontade, além do mais, posso treinar durante as provas que ainda restam do campeonato brasileiro trabalhando a parceria com o Lourival e meu desempenho, de olho em achar a tocada mais adequada para uma prova tão longa", comenta Julio, que competiu neste fim de semana no Rally dos Bandeirantes, sua estréia ao lado de Lourival em ralis.
A nova dupla teve seu primeiro encontro no Rally dos Bandeirantes, prova realizada neste final de semana em Taubaté, SP, e válida como etapa dos campeonatos brasileiro e paulista de cross country. Em três dias de competição, o trabalho dos dois foi focado na integração piloto e navegador, e os dois já se sentem à vontade para os desafios que 2010 trará.
"O Julio é um piloto determinado, que me surpreendeu por seu desempenho rápido e seguro. Durante os três dias de Rally dos Bandeirantes nosso entrosamento foi muito bom, e o resultado na pista mostrou que temos todas as chances para concluir o Dakar 2010. Como utilizamos a prova mais como treino, foi possível exercitar o ritmo de cantada de referências, o tipo de tocada ideal, detalhes que são importantes para que a dupla possa trabalhar harmoniosamente. Num grande rali, tudo precisa funcionar: carro, apoio, piloto e navegador. O melhor conjunto obterá o melhor resultado", explicou Lourival.
No Rally dos Bandeirantes, Julio e Lourival fecharam sua participação com a sétima posição na categoria protótipos.
1º Jean Azevedo / Youssef Haddad (L200 EVO - Prototipo) - 05:45:10,7
2º Roberto Reijers / Rogério Almeida (Ranger – Protótipo) - 05:51:50,8
3º Marcos Moraes / Du Sachs (Sherpa Protótipo )05:57:59,1
4º Gustavo Moretti / Neurivan Calado (Sherpa - Protótipo) 06:09:24,9
5º Richard Vaders / José Spacassassi (Sherpa- Protótipo) 06:15:00,2
6º Fernando Carvalho Jr / João Cerqueira Neto (Sherpa – Protótipo) 06:37:25,8
7º Julio Bonache / Lourival Roldan (L200 EVOPROM – Protótipo) 06:49:48,0
Antes do Dakar, a nova dupla participará ainda da próxima etapa do Brasileiro de Cross Country, em São Joaquim, SC, nos dias 14, 15 e 16 de novembro.
Fonte: Zarhi El Malek
Atletas especiais de Porto Velho rumo às Olimpíadas
Começa nesta quinta-feira (26) a 12ª Olimpíadas Especiais das APAEs de Rondônia, que acontece em Ji-Paraná até o próximo domingo, reunindo atletas d
Skatista Igor Macha conquista segunda colocação em Competição Nacional
Na cidade de Pará de Minas Gerais, neste último fim de semana, houve um movimentado Campeonato de Skate na Categoria Master. Participaram 38 competi
NBS Telecom apoia o projeto Vôlei & Saúde e fortalece o esporte amador em Rondônia
A NBS Telecom anuncia com orgulho seu apoio ao projeto Vôlei & Saúde, uma iniciativa amadora e inclusiva que há quase uma década promove o acesso ao
Rondoniense participa de competição nacional de Jiu-Jitsu com suporte do governo do estado
O atleta Bruno Henrique embarca para mais uma competição nacional no próximo dia 29 de junho, para participar do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu,