Porto Velho (RO) sábado, 23 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Dupla Brasileira confirma ida ao Dakar



Julio Bonache e Lourival Roldan estão em ritmo de treinos para o maior rali do mundo

Com o segundo ano consecutivo do Rally Dakar acontecendo na Argentina e Chile, o número de brasileiros confirmados para a competição ainda é pequeno. Na categoria carros porém, o Brasil terá pelo menos um piloto estreante, Julio Bonache, de Rondônia, realizará o sonho de participar do Dakar pela primeira vez e contará com toda a experiência de um navegador que traz em seu currículo algo extraordinário, em se tratando de Dakar, a conclusão de todas as edições em que esteve presente.

"Quando se fala em estréia no Dakar, nenhum outro navegador brasileiro tem o currículo de Lourival Roldan, que em todas as suas quatro participações completou a prova. Todos sabem que apenas 5% dos estreantes completam esse rali, e Lourival por duas vezes chegou ao final ao lado de um piloto estreante", explicou Julio Bonache.

A prova que será realizada em janeiro de 2010 é o algo muito aguardado por Julio, que nos últimos três anos tem se dedicado ao rally cross country brasileiro, e galgado resultados crescentes para um piloto iniciante. Atualmente, ele compete no campeonato Brasileiro de Cross Country a bordo de uma EvoProm, mesmo carro que levará para o Dakar.

"Escolhi levar meu carro e trabalhar com um time brasileiro em função da confiabilidade que tenho no talento nacional. Acredito que alugar um carro de uma equipe estrangeira não me deixaria à vontade, além do mais, posso treinar durante as provas que ainda restam do campeonato brasileiro trabalhando a parceria com o Lourival e meu desempenho, de olho em achar a tocada mais adequada para uma prova tão longa", comenta Julio, que competiu neste fim de semana no Rally dos Bandeirantes, sua estréia ao lado de Lourival em ralis.

A nova dupla teve seu primeiro encontro no Rally dos Bandeirantes, prova realizada neste final de semana em Taubaté, SP, e válida como etapa dos campeonatos brasileiro e paulista de cross country. Em três dias de competição, o trabalho dos dois foi focado na integração piloto e navegador, e os dois já se sentem à vontade para os desafios que 2010 trará.

"O Julio é um piloto determinado, que me surpreendeu por seu desempenho rápido e seguro. Durante os três dias de Rally dos Bandeirantes nosso entrosamento foi muito bom, e o resultado na pista mostrou que temos todas as chances para concluir o Dakar 2010. Como utilizamos a prova mais como treino, foi possível exercitar o ritmo de cantada de referências, o tipo de tocada ideal, detalhes que são importantes para que a dupla possa trabalhar harmoniosamente. Num grande rali, tudo precisa funcionar: carro, apoio, piloto e navegador. O melhor conjunto obterá o melhor resultado", explicou Lourival.

No Rally dos Bandeirantes, Julio e Lourival fecharam sua participação com a sétima posição na categoria protótipos.

1º Jean Azevedo / Youssef Haddad (L200 EVO - Prototipo) - 05:45:10,7
2º Roberto Reijers / Rogério Almeida (Ranger – Protótipo) - 05:51:50,8
3º Marcos Moraes / Du Sachs (Sherpa Protótipo )05:57:59,1
4º Gustavo Moretti / Neurivan Calado (Sherpa - Protótipo) 06:09:24,9
5º Richard Vaders / José Spacassassi (Sherpa- Protótipo) 06:15:00,2
6º Fernando Carvalho Jr / João Cerqueira Neto (Sherpa – Protótipo) 06:37:25,8
7º Julio Bonache / Lourival Roldan (L200 EVOPROM – Protótipo) 06:49:48,0


Antes do Dakar, a nova dupla participará ainda da próxima etapa do Brasileiro de Cross Country, em São Joaquim, SC, nos dias 14, 15 e 16 de novembro. 

Fonte: Zarhi El Malek

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal