Porto Velho (RO) sábado, 23 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Dilma: maior legado da Copa é autoestima elevada


Ivan Richard
Agência Brasil

A seis dias do final da Copa do Mundo no Brasil, a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (7) que o maior legado do campeonato é a “renovação da confiança do povo brasileiro no país e na sua capacidade”.

Em bate-papo com internautas, a presidenta afirmou que o país sai da Copa com a “autoestima mais elevada”. Em reposta a uma internauta, a presidenta ressaltou o sucesso do Mundial.

“Bia [Sport], sem dúvida, a partir de agora, o Ministério do Esporte tem os requisitos para trazer competições internacionais para o Brasil. Até porque não há nenhuma competição internacional que tem uma complexidade maior do que a da Copa”, disse a presidenta.

Sobre as ações do governo federal em relação ao desabamento de um viaduto em Belo Horizonte, ocorrido na última quinta-feira (3), Dilma disse que aguarda a entrega do laudo com as causas do desmoronamento.

Segundo ela, a prefeitura de Belo Horizonte é responsável pela execução da obra e também pela fiscalização da empresa contratada. O empreendimento faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana e consumiu, até o momento, R$ 713 milhões, dos quais R$ 311 milhões do PAC.

“O governo federal aguarda que a prefeitura entregue o laudo pericial sobre as razões da queda do viaduto. Com o relatório pericial avaliaremos as responsabilidades sobre este trágico acidente e as medidas necessárias”, disse.

Dilma disse que, assim como “os pessimistas” erraram sobre o sucesso da Copa, também estarão equivocados os que estão prevendo um desempenho ruim da economia para 2014.

“O mesmo pessimismo que anteciparam para a Copa e que se mostrou equivocado, ocorre quando falam sobre o PIB [Produto Interno Bruto] de 2014. Nós acreditamos na força da economia brasileira para se superar diante das dificuldades derivadas da crise internacional”, respondeu Dilma a um internauta.

Para a presidenta, apesar de os atrasos na obras para a Copa não terem prejudicado a realização do campeonato, o mesmo não poderá ocorrer na preparação das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

“Não é verdade que houve brigas politicas que atrasaram as obras da Copa. Não concordo que houve qualquer prejuízo para a Copa do Mundo com obras atrasadas. Não podemos repetir na Olimpíada o indevido pessimismo que houve na preparação da Copa. Isso é algo que devemos aprender. A prefeitura do Rio informa que 60% das obras do Complexo Deodoro estão prontas, restando 40%”, disse a presidenta a um internauta.

Antes do inicio do bate-papo com internautas, que ocorreu por meio do Facebook, na conta do Palácio do Planalto na rede social, o perfil da candidata Dilma Rousseff anunciou a conversa por meio da internet. Minutos depois, o perfil político da presidenta apagou o post. A assessoria da presidência disse não ser responsável pelo perfil Dilma Rousseff.

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal