Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Destaque no Joer, ciclista de Guajará-Mirim é convocada para representar o Brasil em competição internacional


Moradora de Guajará-Mirim, a atleta da Federação de Ciclismo de Rondônia, vem se destacando no ciclismo regional e nacional por seu desempenho em competições e pelo trabalho desenvolvido junto à equipe técnica da escola - Gente de Opinião
Moradora de Guajará-Mirim, a atleta da Federação de Ciclismo de Rondônia, vem se destacando no ciclismo regional e nacional por seu desempenho em competições e pelo trabalho desenvolvido junto à equipe técnica da escola

Egressa da Rede Estadual de Ensino de Rondônia, Amanda Souza, de 18 anos, atleta da equipe do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade X (CTPM X), em Guajará-Mirim, foi convocada para representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, que começaram no domingo (12), no Panamá. A participação da aluna na competição internacional reforça o talento de jovens atletas da rede pública estadual.

A atleta afirmou que a conquista é resultado da dedicação e da realização de um sonho cultivado com muito esforço e persistência. “Sempre me dediquei muito e busquei evoluir a cada treino. Vestir a camisa da seleção brasileira é a realização de um sonho.”

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a convocação da estudante representa um avanço importante para o esporte educacional no estado. “A presença de uma atleta rondoniense em uma competição internacional mostra que os investimentos em educação e esporte têm gerado oportunidades reais para nossos jovens”, evidenciou. 

O titular da Seduc, Massud Badra, ressaltou a importância do incentivo ao esporte no ambiente escolar como ferramenta de desenvolvimento. “A escola tem um papel importante na formação integral dos estudantes. Quando o esporte é valorizado, ele abre caminhos, fortalece a disciplina e amplia horizontes.”


EVOLUÇÃO E DESEMPENHO

Atleta Amanda Souza afirmou que conquista é resultado da dedicação e realização de um sonho - Gente de Opinião
Atleta Amanda Souza afirmou que conquista é resultado da dedicação e realização de um sonho

O técnico Fredson Martins, que acompanha a atleta desde o início da sua trajetória no ciclismo, destacou a evolução e o desempenho de Amanda ao longo dos anos. “Logo no primeiro ano de Joer, foi campeã nas três provas que disputou, conquistando o título geral. Nos Jogos Escolares Brasileiros, no Rio de Janeiro, também se destacou como vice-campeã brasileira. Ao longo da trajetória, se confirmou como um talento promissor no ciclismo, sempre muito dedicada, comprometida e focada nos treinamentos. Por dois anos consecutivos foi a número um do estado e também foi medalhista da Copa Norte Nordeste em 2023, 2024 e 2025, com etapas realizadas em Porto Velho, Teresina e Rio Branco. Além disso, competiu em dois Campeonatos Brasileiros, em Araucária e Londrina, no Paraná, ficando entre as quatro melhores atletas do país”, destacou.

Moradora de Guajará-Mirim, conhecida como a Pérola do Mamoré, a atleta da Federação de Ciclismo de Rondônia, vem se destacando no ciclismo regional e nacional por seu desempenho em competições e pelo trabalho desenvolvido junto à equipe técnica da escola. Agora, ela terá a oportunidade de competir com atletas de diversos países da América do Sul em busca de bons resultados para o Brasil.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em prol da segurança viária, sustentabilidade e saúde, 8º Ecobike será realizado com apoio do Detran-RO

Em prol da segurança viária, sustentabilidade e saúde, 8º Ecobike será realizado com apoio do Detran-RO

Um evento que une esporte, lazer e conscientização viária e ecológica, vai acontecer no próximo sábado (6), às 16h, em Porto Velho, com a realização

Corrida Detran em Movimento une esporte, saúde e conscientização no trânsito

Corrida Detran em Movimento une esporte, saúde e conscientização no trânsito

No domingo (31), o Espaço Alternativo de Porto Velho transformou-se em um verdadeiro tapete amarelo, com a participação de 1.054 corredores, que se

Superliga Rondoniense fortalece o voleibol estadual e movimenta o esporte em Rondônia

Superliga Rondoniense fortalece o voleibol estadual e movimenta o esporte em Rondônia

A Superliga Rondoniense chega como uma das maiores iniciativas do voleibol no estado, reunindo atletas, equipes, comissões técnicas e apaixonados pe

Atletas do SESI Porto Velho conquistam pódios na fase estadual do JOER

Atletas do SESI Porto Velho conquistam pódios na fase estadual do JOER

Uma delegação de 11 judocas do SESI Porto Velho participou, entre os dias 13 e 15 de maio, da fase estadual dos Jogos Escolares de Rondônia (JOER).

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)