Porto Velho (RO) terça-feira, 19 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Croácia conta com uma torcida especial na Bahia


Foto: Mellyna Reis/Portal da Copa
Gente de Opinião

A Croácia, que enfrenta o Brasil na abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho, em São Paulo, já tem torcida na Bahia. Turistas e a família de um jogador baiano naturalizado croata foram ao Aeroporto Internacional de Salvador nesta terça-feira (03.06) na expectativa de recepcionar os jogadores da seleção conhecida pela camisa quadriculada.

Já com ingressos assegurados, dois croatas pretendem acompanhar a seleção do país natal em todos os jogos do Mundial. A dupla de viajantes foi ao aeroporto para tentar desejar boa sorte ao elenco, que seguiu em ônibus fretado para Centro de Treinamento em Praia do Forte, na Mata de São João, sem passar pelo desembarque internacional.

“Eu acho que a Croácia não ganha do Brasil, mas chega às finais”, afirma o turista Peter Starkl, que chegou no Brasil no mês passado. Os torcedores também irão a Manaus e Recife para assistir aos demais jogos da Croácia, contra Camarões (18.06) e México (23.06), respectivamente.

Um brasileiro que também foi ao aeroporto nesta terça-feira garante que não ficará com o coração dividido na abertura da Copa. O vigilante Adaílton Campos, de 53 anos, residente no bairro de São Caetano, em Salvador, disse que vai torcer somente pelo país europeu. O motivo é especial: o filho dele, Sammir Campos Cruz, de 27 anos, está entre os relacionados para vestir a camisa tricolor.

Atualmente no Getafe, na Espanha, Sammir jogou durante sete anos na Croácia, pelo Dínamo Zagreb, e se naturalizou croata. Apesar de não ter participado das últimas convocações, o meio-campista foi lembrado pelo técnico Niko Kovac na lista que foi anunciada em 14 de maio. “Eu fiquei alegre demais por ter um filho que vai disputar uma Copa aqui no Brasil”, afirma o pai, que também é ex-jogador de futebol, com passagens por clubes baianos.

Com uma pontinha de frustração por não ter conseguido recepcionar o filho, que não via há três anos, Adaílton espera que o primogênito mantenha a calma caso enfrente a Seleção Brasileira. “Que ele não vá em tudo quanto é bola dividida”, aconselha. O vigilante afirmou que vai assistir ao amistoso contra a Austrália, na sexta-feira (6.06), no Estádio de Pituaçu, e disse que vai tentar falar com o filho no vestiário. “É uma satisfação grande ter um ser que vem de mim e que realmente vai lutar para, quem sabe, conseguir o que o pai dele não conseguiu”, disse.

Centro de Treinamento

Inaugurado em abril, o Centro de Treinamento de Seleções (CTS) da Praia do Forte foi construído através de uma parceria estabelecida entre a Prefeitura Municipal de Mata de São João e o Governo Federal. Cerca de R$ 3,5 milhões foram investidos na estrutura que vai servir à seleção da Croácia, a primeira adversária do Brasil na Copa. O campo do centro de treinamento tem dimensão de 105 metros por 68 metros, e a arquibancada tem capacidade para 340 pessoas.

Praia do Forte

O lugar escolhido para a concentração da Croácia durante o Mundial foi a Praia do Forte, em Mata de São João, destino turístico que alia belezas naturais com o charme de uma vila rústica. Localizada a 56 quilômetros da capital baiana, no Litoral Norte, a antiga vila de pescadores tornou-se um local tranquilo, que atrai visitantes de todas as partes do mundo, porque reúne o melhor da gastronomia local e internacional, lojas de grife, artesanato, bares, cafés e belos hotéis, pousadas, albergues e resorts. São mais de mil leitos, muitos deles de padrão internacional. A seleção croata ficará hospedada no Tivoli Eco Resort.

Fonte: Mellyna Reis, do Portal da Copa em Salvador (BA)

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal