Sexta-feira, 16 de junho de 2023 - 16h30

O atleta Elessandro
Eufrásio, 45 anos, encontrou na corrida de rua a sua ‘virada na mesa’. De um
momento de desmotivação na vida pessoal, para a um competidor em nível nacional
e idealizador de um projeto para incentivar outras pessoas a mudarem de vida
por meio da corrida de rua.
Essa é a
síntese da história de um então jovem de 24 anos, desmotivado, morador da
cidade de Porto Velho/RO, que encontrou no esporte a motivação que precisava
para mudar de vida. O jovem que estava desempregado passou a estudar, foi
aprovado em concurso público para policial penal e hoje incentiva a prática da corrida de rua na capital
rondoniense, com a criação da equipe Diamante Azul. O atleta acumula
competições importantes no currículo, como participação na São Silvestre e a
mais recente, a Meia Maratona do Rio de Janeiro, no último sábado (10).
O início da mudança na vida de Elessandro Eufrásio ocorreu em 2002. Ele estava desempregado e conta que chegou a sentir vergonha por ter a esposa, Andreia Eufrásio, como única provedora da família, naquele momento. “Eu precisava de algo para me sentir bem. Comecei a correr e tudo foi mudando na minha vida. Passei a me sentir motivado. Foi aí que tudo mudou. Amo correr. Se não fosse a corrida de rua, hoje eu seria mais um tomando remédio controlado”, relata o atleta que tem a esposa como parceira nas corridas.

“Eu motivo as pessoas”
Se a corrida de rua mudou a minha vida, pode mudar a vida de outras pessoas. Foi com esse pensamento que Elessandro iniciou, em 2007, a equipe Diamante Azul, para incentivar à prática da corrida de rua. “Fico feliz quando ajudo a mudar a vida de alguém. Várias pessoas que começaram a correr comigo já me disseram: Elessandro, por você eu não fui para o ‘mundo das drogas’; por você eu não tenho depressão. Isso é gratificante e mostra que não posso parar”, detalha o policial penal.
- Observei que as pessoas só precisam de motivação para saber que também são capazes de vencer todos aspectos. Vejo alegria e gratidão. Vejo saúde física e mental em cada um dos praticantes de esporte e isso me faz feliz 100%. Sou grato a Deus e a minha esposa, que me apoia desde o início. É um projeto que tem muitas mulheres. Zelo pelo respeito, para eu não perder o crédito com minha esposa e nem com as atletas – comentou o corredor de rua.

Elessandro destaca que é um projeto sem fins lucrativos. Disse que conta com dois parceiros, Hélio Camargo e o Colégio Conceitos. O atleta frisa que arrecadam valores para pagar inscrições de competidores sem financeiro para se inscreverem. “Nossa equipe tem atletas amador iniciante e elite. Hoje temos atletas que vivem de corrida”, acrescentou.
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Copa Fan Fest continua e recebe torcedores para o terceiro jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2026
A Copa Fan Fest promete mais uma noite de grande movimentação nesta quarta-feira (24), com a transmissão de Brasil x Escócia, às 18h (horário de Ron

Seletiva de Taekwondo acontece neste sábado e define equipe de Porto Velho para o JIR 2026
Os melhores atletas de taekwondo de Porto Velho entram em ação neste sábado (20) em busca de uma vaga na equipe que representará a capital nos Jogos

O apito final marcou o encerramento de uma competição que ficará para sempre na memória de milhares de estudantes. Após mais de uma década sem ser r

A Copa Fan Fest chegou para mostrar que assistir aos jogos da Copa do Mundo pode ser uma experiência muito além de uma simples transmissão em telão.
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)