Porto Velho (RO) terça-feira, 26 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Corinthians estreia casa nova e Comitê Organizador testa 12 áreas operacionais neste domingo


 

Para os corintianos, a partida contra o Figueirense, neste domingo (18.05), pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, será uma grande festa. Cerca de 40 mil representantes do bando de loucos vão ver o time profissional jogar no novo estádio pela primeira vez. Depois de décadas de sonhos e frustrações, a “casa própria” virou realidade e a tarde deste 18 de maio será um momento histórico para o clube. Mas a Arena Corinthians também é o palco de seis jogos da Copa do Mundo, incluindo a abertura do torneio, em 12 de junho, entre Brasil e Croácia. Por isso, enquanto um espetáculo promete surgir as arquibancadas, profissionais do Comitê Organizador Local (COL) estarão em ação, testando 12 áreas operacionais do estádio.

De acordo com o COL, os testes são necessários para corrigir imperfeições e identificar potenciais problemas, de modo que o serviço seja de excelência durante o Mundial de futebol. Na área de segurança, cerca de 700 seguranças e stewards devem atuar na partida. Ainda não serão utilizados os perímetros nem serão implantados os Mag & Bags (detectores de metais) para revista, que será visual/manual e executada pelas equipes de segurança pública

Os stewards vão atuar no controle das áreas de circulação de público, no acesso e manutenção da ordem no campo, no acompanhamento do árbitro e auxiliares e em casos de invasão de torcedores e ameaças de tumulto. Haverá integração operacional com as forças de Segurança Pública e Defesa, e toda a operação no perímetro externo da arena será de responsabilidade exclusiva dos órgãos de segurança pública.

Portal da Copa

Gente de Opinião

O esquema de transporte incluirá o atendimento da equipe visitante no aeroporto, além da operação das equipes e árbitros dentro do estacionamento do estádio. O COL vai implementar, ainda, a organização interna da chegada e saída dos times, semelhante à que será feita no Mundial.

Também vão atuar cerca de 200 voluntários já escalados para a Copa do Mundo,  auxiliando nas áreas de serviços ao espectador, serviços de alimentação, imprensa e gerenciamento de voluntários.

Das filas ao gramado

No que diz respeito aos serviços ao espectador, será implantado modelo semelhante ao da Copa, com planejamento e organização das filas nas catracas e concessões de alimentação, além de orientação em relação aos assentos numerados (parcialmente utilizados nesta partida).

Já na área denominada competições, as atenções se voltam para o gramado, que será cortado e tratado da mesma forma que no Mundial. A equipe do COL será responsável pelos serviços médicos e atendimento aos atletas, além do apoio no controle de doping conforme o padrão estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O Comitê também se ocupará da alimentação dos voluntários, lanche no vestiário para as equipes e água para árbitros e controle de doping. A gerência de limpeza e gestão de resíduos realizará o treinamento e a preparação dos funcionários contratados pelo operador do estádio, para implantação das diretrizes desses serviços no padrão do torneio.

Tecnologia e operações de imprensa e TV

As operações de imprensa e a operação de TV terão participação do  COL. A organização de tribuna de imprensa (parcial), zona mista, sala de coletiva e posicionamento de fotógrafos será semelhante à da Copa. Também será feita a orientação das equipes de rádio e TV.

Vários aspectos de tecnologia serão testados, como o sistema de sonorização da arquibancada e os telões. A cobertura de rádio comunicação vai ser observada para a identificação das áreas de sombras. A operação da infraestrutura de Tecnologia de Informação (TI) também será acompanhada. Por fim, na área operacional de protocolo, haverá contratação e treinamento de recepcionistas.

Outros testes

Depois de abrir as portas para cinco mil crianças no fim de abril, colocar os operários em campo no Dia do Trabalhador e reunir dezenas de ídolos corinthianos de várias gerações em pequenos jogos que emocionaram os 20 mil torcedores presentes em 10 de maio,  a Arena Corinthians agora passará por um teste com público bem maior que os dos eventos anteriores. O número de 40 mil torcedores esperado neste domingo, entretanto, ainda é bem inferior aos 68 mil espectadores do jogo de abertura da Copa. As arquibancadas provisórias, que estão em fase de montagem, não serão usadas no Corinthians x Figueirense, segundo o clube mandante.

Técnicos e atletas também podem ajudar na avaliação da arena, ao comentar as condições do gramado e dos vestiários, por exemplo.  Os jogadores ainda passarão pela experiência de atuar em um campo que fica apenas a nove metros dos torcedores. Neste domingo, Fiel e guerreiros alvinegros ficarão bem próximos, fazendo aumentar o sentimento de “jogar em casa” que a Seleção Brasileira também espera experimentar em 12 de junho, diante da Croácia, já na Copa do Mundo.

Fotos: Agência Corinthians

Gente de Opinião

Carol Delmazo – Portal da Copa

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal