Porto Velho (RO) sábado, 23 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Copa: Jovens vibram com a chance de ver Cristiano Ronaldo


 
Fotos: Leonardo Lourenço/ Portal da Copa

Gente de Opinião

Equipe de gandulas que atuou no treino de Portugal neste sábado (14.06) no CT da Ponte Preta

A função de gandula não costuma ser a mais glamorosa entre as que compõem o futebol. Eles quase nunca são percebidos e, quando são, normalmente acontece por motivos pouco abonadores. Mas em Campinas, a 100 quilômetros de São Paulo, a seleção de jovens para esse papel gerou uma disputa de causar inveja aos principais vestibulares do país.

De 1.800 candidatos, apenas 12 foram escolhidos. A concorrência, porém, é justificável: eles seriam os responsáveis por buscar as bolas perdidas durante os treinos da seleção de Portugal, que se hospeda na cidade durante a Copa do Mundo. Era a chance de se aproximarem de Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo em 2013, e de outros atletas que só viam pela televisão.

“É sensacional”, resumiu Jaksson Custódio Freitas, 14, um dos estudantes escolhidos pela secretaria de Educação de Campinas na rede municipal – os critérios incluíam as boas notas, frequência, envolvimento com o esporte e disciplina. “Estamos nos divertindo muito”, completou.

Entre os 12 eleitos, apenas uma menina: Débora Cristina de Araújo, 14, estava entre os seis estudantes que atuaram no treino da manhã deste sábado (14.06) no Centro de Treinamento da Ponte Preta. “Tem sido incrível, o pessoal me acolheu super bem. Nos treinos, os jogadores conversam comigo”, contou ela, que gostar de jogar como zagueira.

A impressão unânime entre os garotos é de que o grupo português esbanja simpatia. “A gente não pode conversar com eles, mas eles dão oi, agradecem quando devolvemos as bolas”, explicou Débora. A expectativa é pela promessa de que os 12 gandulas terão um encontro para que possam também tirar fotos e buscar autógrafos dos astros da seleção europeia.

Para eles, vale o momento. “Vi o Cristiano Ronaldo batendo falta, dá para aprender alguma coisa”, brincou Jaksson. “É um sonho, a gente se vê ali. Quem sabe eu não possa estar na Copa daqui a quatro anos”. Mas com só 18 anos? “O Ronaldo e o Pelé estavam nessa faixa etária quando disputaram o primeiro Mundial”, lembrou.

Gente de Opinião


Treino

Neste sábado, Cristiano Ronaldo apareceu, mais uma vez, com um proteção no joelho esquerdo, por conta de uma tendinite que o incomoda há algumas semanas. Na parte da atividade aberta à impresa, a equipe fez um treinamento físico e escutou alguns gritos que vinham do lado de fora do CT: torcedores chamavam o melhor do mundo, que chegou a se virar em direção ao muro.

Não só Cristiano Ronaldo, mas toda a equipe está confiante em uma boa atuação contra a Alemanha, de acordo com o goleiro Eduardo. A goleada de 5 x 1 da Holanda sobre a Espanha nesta sexta-feira (13.06), para o jogador, serviu de alerta e de estímulo.

“Foi um alerta de que não há jogos fáceis e de que tudo pode acontecer no futebol.  O nosso grupo está com muita vontade de começar bem, com determinação para se doar ao limite. Pode-se ver isso nos treinos, no hotel, na relação um com os outros”, disse Eduardo.

O “guarda-redes”, como dizem os portugueses, foi titular na Copa da África em 2010, e não sofreu gols na fase de grupos. A única vez que a bola entrou em sua meta foi na partida contra a Espanha, nas oitavas de final, quando David Villa marcou o gol que eliminou Portugal. Em 2014, Eduardo chega como goleiro reserva, mas o estímulo não diminui por conta disso.

“Sao situacões diferentes, fases da nossa carreira. No ultimo Mundial, tive o privilegio de jogar, mas meu empenho e minha motivação nunca mudaram. Vou dar o melhor de mim e deixo o resto para o treinador”, afirmou.

O primeiro jogo de Portugal na Copa do Mundo da FIFA 2014 será contra a Alemanha, em 16 de junho, às 13h, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O confronto havia acontecido apenas uma vez na história dos Mundiais, em 2006, na disputa pelo 3º lugar, quando os alemães venceram por 3 x 1 a equipe então comandada por Luiz Felipe Scolari.

Fonte: Carol Delmazo e Leonardo Lourenço – Portal de Copa em Campinas (SP)

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal