Quinta-feira, 19 de junho de 2014 - 16h25
Pelo menos 85 mil pessoas utilizaram o sistema de transporte público municipal para ir ao Castelão, em Fortaleza, nas duas primeiras rodadas da Copa do Mundo. O número corresponde a 71% dos 119.021 torcedores que foram ao estádio nas partidas entre Uruguai e Costa Rica, no dia 14, e Brasil e México, na última terça-feira (17.06). Em cada jogo, 300 ônibus gratuitos são colocados à disposição dos torcedores nos sete bolsões de estacionamento da cidade (shoppings Via Sul, Parangaba, Jóquei e Iguatemi, Campus do Pici da UFC, Unifor e Cambeba).
Segundo dados da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o número de torcedores que optaram pelos ônibus extras cresceu 12% na partida do Brasil diante dos mexicanos (45 mil), em comparação ao duelo entre costarriquenhos e uruguaios, quando 40 mil se deslocaram à Arena Castelão a partir dos bolsões de estacionamentos. Ao fim do jogo da Seleção Brasileira, de acordo com a Etufor, a operação total de retorno aos bolsões foi realizada em uma hora e quarenta minutos.
“Reforçamos para a população que vai ao estádio que existem ônibus suficientes para transportar todo mundo e que a operação só termina quando o último torcedor sai do estádio. Desta forma, com um pouco de paciência e educação, todos terão sua vez de embarcar de forma tranquila”, afirmou o presidente da Etufor, Antônio Ferreira.

Nos dois jogos realizados em Fortaleza até o momento na Copa do Mundo, o público elogiou o sistema de transporte até a Arena Castelão. “Não temos do que reclamar. Está rápido e seguro. Os ônibus estão partindo a cada cinco minutos”, relatou o professor Eduardo Costa, que foi com os dois filhos acompanhar a partida entre Uruguai e Costa Rica. “Vim no primeiro jogo também e está realmente muito bom”, disse o comerciante Fabiano Souza, que saiu do bolsão no Shopping Parangaba e chegou ao Castelão em 20 minutos na última terça-feira (17).
De acordo com a Etufor, o esquema de transporte público com 300 ônibus gratuitos está mantido para a próxima partida na Arena Castelão, entre Alemanha e Gana, no sábado (21.06). Além dos veículos nos bolsões, linhas especiais partirão do aeroporto e da avenida Abolição. A zona hoteleira (região da avenida Beira Mar) também será atendida com duas linhas até o bolsão do Iguatemi. A Prefeitura lembra que o torcedor precisa apresentar o ingresso do jogo para estacionar gratuitamente nos bolsões e embarcar nos veículos extras.
Além dos ônibus para o Castelão, sete linhas especiais de ônibus foram criadas para levar os fortalezenses e turistas até o aterro da Praia de Iracema, onde está sendo realizada a Fan Fest. Os 50 veículos extras partem dos sete terminais de integração da cidade (Parangaba, Lagoa, Siqueira, Messejana, Papicu, Conjunto Ceará e Antônio Bezerra).
Terminal 1 (av. Deputado Paulino Rocha) – 1,5 quilômetro
Terminal 2 (av. Alberto Craveiro) – 800 metros
Terminal 3 (av. Dr. Silas Munguba, antiga Dedé Brasil) – 600 metros
Shopping Iguatemi – av. Sebastião de Abreu, s/n
Universidade de Fortaleza (Unifor) - av. Washington Soares, 999
Via Sul Shopping - av. Washington Soares, 4335
Cambeba - av. Min. José Américo, s/n
Shopping Parangaba - av. Germano Franck, 300
North Shopping Jóquei - av. Lineu Machado, 419
Campus do Pici (Universidade Federal do Ceará) - av. Humbert Monte, s/n
Uruguai x Costa Rica
Público: 58.679
Usuários do transporte público: 40 mil
Brasil x México
Público: 60.342
Usuários do transporte público: 45 mil
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Estudante de Porto Velho conquista medalha de prata em sua primeira participação no Joer
O estudante João Rodrigues, de 13 anos, da escola Tancredo Neves, de Porto Velho, conquistou medalha de prata na modalidade de arremesso de peso em

Estudante de Rondônia conquista prata nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025
A atleta Gabrielly Alves, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Jean Piaget, da rede estadual de ensino de Rondônia, e integrante da Associação d

Jovem atleta porto-velhense conquista prata no Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica
Porto Velho celebra mais uma vez a vitória de atletas do projeto Construindo Campeões, idealizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretar

Rondônia encerra último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com medalhas no karatê e handebol
Rondônia encerrou sua participação no último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados em Uberlândia, com conquistas que reafirm
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)