Porto Velho (RO) domingo, 24 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Comunidade de Manaus decora bairro, planeja exibições públicas e se prepara para receber turistas


 
Fotos: Chico Batata/Agecom/Divulgação

Comunidade de Manaus decora bairro, planeja exibições públicas e se prepara para receber turistas - Gente de Opinião

Preparativos da comunidade começaram antes do carnaval.
Bingos e eventos ajudam a financiar a decoração

Os moradores da Rua 24 de Agosto, no bairro Morro da Liberdade, em Manaus, já entraram no clima da Copa do Mundo da FIFA. A 77 dias do início do torneio, a rua já ostenta uma enorme bandeira do Brasil e um escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O trabalho começou ainda em fevereiro, mas a primeira arte feita de bandeirinhas foi concluída há poucos dias porque as fitas de plástico nas cores azul e branco chegaram no mercado somente em março. "Desde 2002 decoramos nossa rua, mas este ano resolvemos antecipar. Começamos antes do Carnaval”, disse o funcionário público Eduardo Lucas da Silva, 47.

“A Copa vai ser aqui e queremos receber bem todos os que vierem", afirmou Eduardo, um dos organizadores do mutirão que ornamenta cerca 200 metros da Rua 24 de Agosto. Ele afirmou que a comunidade tem três paixões: o futebol, a escola de samba Reino Unido da Liberdade e a padroeira do bairro, Coração Imaculado de Maria.

"Vamos usar um milhão de fitas e gastar cerca de R$ 50 mil nessa decoração", afirma o responsável artístico do projeto, o industriário e artista plástico Aldo Alves, 37. Ele coordena uma equipe de moradores dedicados na montagem dos mosaicos de fitas coloridas. Para pagar os custos, a comunidade se reúne para realizar bingos e festas com objetivo de arrecadar o dinheiro necessário. O próximo evento já está marcado. "Faremos o Festival do Peixe Frito no dia 6 de abril", informou, empolgado com a programação.

Para completar a festa, a rua recebeu a visita da Brazuca, a bola oficial da Copa do Mundo da FIFA no Brasil. O pequeno Alberto Alves, de três anos, e seus amigos viram de perto e brincaram pela primeira vez com a bola que as seleções vão usar nas arenas da Copa. "Eu gosto de futebol", resumiu o menino enquanto corria atrás da Brazuca.
 

Oportunidade

De olho nas oportunidades trazidas pela Copa do Mundo em Manaus, o artista plástico responsável pela ornamentação diz que está aberto a propostas para mostrar seu trabalho em qualquer lugar. "Podemos fazer uma imagem ou a marca de uma empresa na rua. Fica bonito e todo mundo vê", afirma Aldo Alves.

A comunidade também está de olho no público estrangeiro e vai disponibilizar recepcionistas bilíngues da própria comunidade para facilitar a comunicação com os turistas. Durante a Copa, a rua também terá música e um telão para transmissão dos jogos.

Fonte: UGP - Copa - Manaus / Blog da Copa

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal