Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

COI anuncia 45 casos de dopagem


Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil

O Comitê Olímpico Internacional (COI) reavaliou amostras de controle de dopagem de atletas que competiram nos jogos olímpicos de Londres (2012) e Pequim (2008) e afirma ter encontrado substâncias proibidas em 45 competidores. Segundo o COI, os competidores que tiverem infringido as regras de controle de dopagem não participarão da Olimpíada 2016. As informações foram divulgadas hoje (22) pelo COI, que contabiliza 23 medalhistas da Olimpíada de 2008 na lista de resultados positivos.

Os testes fazem parte da segunda leva de reavaliações e submetem amostras estocadas a técnicas mais recentes de análise. As últimas análises aumentam para 98 o número de resultados adversos em 1.243 amostras testadas na primeira e na segunda reavaliações.

Ainda estão previstas uma terceira e uma quarta levas, que serão realizadas durante e após os jogos do Rio, a serem iniciados em agosto. Por questões legais, o COI afirma que ainda não pode divulgar informações sobre esses atletas.

Flagrante

Os atletas flagrados na segunda rodada de reavaliações já começaram a ser informados, assim como os comitês olímpicos de seus países e as federações esportivas internacionais de suas modalidades. De acordo com o COI, os competidores que tiverem infringido as regras de controle de dopagem serão banidos dos jogos do Rio de Janeiro.

O comitê informou que a segunda leva chegou a 30 descobertas analíticas adversas provisórias (Paafs) de atletas que disputaram medalhas em quatro modalidades em Pequim e representaram oito comitês olímpicos nacionais. Estes testes ainda precisam ser confirmados com novos procedimentos.

Em Londres, os 15 testes positivos estão na categoria AAF (descobertas analíticas adversas) e foram encontrados em atletas que representaram nove comitês olímpicos nacionais e competiram em dois esportes.

Na primeira leva, 454 amostras de Pequim e 265 de Londres foram reavaliadas, produzindo um total de 53 AAFs. Na Olimpíada de 2008, as retestagens chegaram a 30 resultados positivos para doping em seis esportes e 12 países. Já em Londres, foram 23 resultados em cinco esportes e seis países.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ferroviário é campeã feminino da Copa FEM

Ferroviário é campeã feminino da Copa FEM

A equipe feminina do Ferroviário Atlético Clube foi a grande campeã da Copa FEM realizada entre os dias 8 e 10 de maio, no Ginásio do Fidoca, em Por

O Torneio SESC da FRXE/FRX foi aberto à comunidade e aconteceu neste sábado e domingo no Porto Velho Shopping

O Torneio SESC da FRXE/FRX foi aberto à comunidade e aconteceu neste sábado e domingo no Porto Velho Shopping

Enxadristas do interior e da capital de Rondônia, de todos os níveis e entusiastas do jogo de Xadrez, participaram nos ritmos Rápido e Blitz em mais

Rondoniense é vice-campeã no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2025

Rondoniense é vice-campeã no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2025

Lucilene Silva Vieira conquistou o 2º lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2025, realizado na cidade de Barueri, em São Paulo, entre os dias

Atletas, autoridades e torcedores lotam Ginásio Dudu na solenidade de abertura da 1ª Copa de Futsal de Base

Atletas, autoridades e torcedores lotam Ginásio Dudu na solenidade de abertura da 1ª Copa de Futsal de Base

Gritos, arquibancadas lotadas e faixas de apoio às equipes marcaram a solenidade de abertura da 1ª Copa Madeirão de Futsal de Base, realizada na noite

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)