Porto Velho (RO) segunda-feira, 25 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Cerimônia de abertura da Copa do Mundo lembra cultura e futebol do Brasil


Cerimônia de abertura da Copa do Mundo lembra cultura e futebol do Brasil - Gente de Opinião

Elaine Patricia Cruz
Agência Brasil
Fotos/Portal da Copa

A cerimônia de abertura da Copa do Mundo fez uma homenagem às riquezas naturais e a cultura do Brasil. Durante 25 minutos, a cerimônia, no gramado da Arena Corinthians, apresentou três “grandes tesouros brasileiros”: a natureza, as pessoas e o futebol brasileiro. O evento teve a participação de 660 pessoas. Muitos torcedores ainda entravam no estádio quando o evento teve início, às 15h15 de hoje (12).

O elemento central da cerimônia era um globo, localizado no centro do gramado, com mais de 90 mil clusters, equipamento que emite luzes de várias cores e imagens.

O evento começou com um imenso tapete onde se lia a mensagem Welcome to Brazil (Bem-vindo ao Brasil). Bailarinos e voluntários caracterizados como árvores e flores, lembrando a natureza, abriram o evento. Índios em canoas percorreram o cenário. No ínicio, parte do público teve dificuldade em ouvir as músicas. Mas após cinco minutos, houve melhora e o som passou a funcionar de maneira adequada.

No segundo ato, que lembrava as pessoas, o modo de vida, a diversidade e a paixão pela música e dança, entraram as baianas, os capoeiristas, os gaúchos e dançarinos de frevo e do forró.

Gente de Opinião

Cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014 faz homenagem ao futebol brasileiroMarcello Casal Jr./Agência Brasil

Na terceira parte, para celebrar o futebol, o globo virou uma bola de futebol e passou depois a exibir as bandeiras dos 32 países que vão participar da Copa. Os dançarinos e voluntários viraram jogadores e entraram no gramado com bolas presas aos pés, simulando fazerem embaixadas. Uma imensa bandeira do Brasil foi exibida. No final, o globo virou um palco e a cantora Claudia Leitte entrou cantando um trecho de Aquarela do Brasil. Em seguida, o rapper Pitbull, vestindo uma camisa da seleção brasileira, a cantora Jennifer Lopes e Claudia Leitte cantaram a música tema da Copa: We are One, para encerrar o evento.

Após o término da cerimônia, alguns torcedores fizeram xingamentos à presidenta da República, Dilma Rousseff.

Cerimônia de abertura da Copa do Mundo lembra cultura e futebol do Brasil - Gente de Opinião

Segundo a Federação Internacional de Futebol (Fifa), 15 costureiras trabalharam 240 horas para produzir todo o figurino do evento. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, a cerimônia de abertura teve a participação de diversos chefes de Estado e de governo, entre eles, a presidenta do Chile, Michelle Bachelet; o primeiro-ministro da Croácia, Zorán Milanovic; o presidente do Equador, Rafael Correa; o vice-presidente de Gana, Kwsi Amissah-Arthur; o presidente do Uruguai, José Mujica; o emir do Catar Tamin Bin Hamad al-Thani; o presidente do Suriname, Desiré Delano Bouterse; o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos; o presidente da Bolívia, Evo Morales; o presidente do Gabão, Ali Bongo Odimba; o presidente do Paraguai, Horácio Cartes; e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-Moon. O prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o governador Geraldo Alckmin também participaram da cerimônia.

Logo mais, às 17h, terá início a partida que abrirá a Copa do Mundo no país. A seleção brasileira enfrentará a Croácia, pelo Grupo A, na primeira fase da competição.

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal