Porto Velho (RO) segunda-feira, 25 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Carnaval de Soweto abre festa da Copa do Mundo na África do Sul



Vinicius Konchinski
Agência Brasil


Joanesburgo - A Copa do Mundo é motivo de celebração em toda a África do Sul. Em Soweto, bairro da periferia de Joanesburgo, um carnaval foi promovido justamente para comemorar o início do Mundial.

O evento começou ontem (4) e na tarde deste sábado reuniu milhares de pessoas no Mofolo Park. Músicas, vuvuzelas e fantasias celebrando diversos países que disputarão a Copa serviram para abrir a grande festa na qual a África promete transformar o torneio.

A organização estima a participação de 20 mil pessoas. A cantora brasileira Martinália participa do evento e deve se apresentar amanhã (6), último dia da festa.

Além dela, artistas da Alemanha, França, de Ghana, da Nigéria, Algéria, de Camarões e da Costa do Marfim estão confirmados. Seis etnias africanas também participam do carnaval organizando, cada uma delas, uma espécie de bloco carnavalesco com tema ligado ao povo que representam.

“Queremos atrair a atenção do mundo e mostrar a diversidade do povo africano”, disse Nomazwe Ntlokwana, umas das organizadoras do carnaval de Soweto. “Aqui, ninguém precisa pedir para que façamos festas, para que alguém dê um sorriso. É da nossa natureza.”

Segundo ela, o carnaval não é tradição na África do Sul. Entretanto, festas como a deste fim de semana têm sido promovidas há seis anos. As edições anteriores foram promovidas sempre em setembro. Contudo, a Copa do Mundo fez com que o carnaval fosse antecipado.

“A Copa é um fenômeno. Todos estão celebrando”, afirmou. “Nós só aproveitamos o clima.”

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal