Sábado, 5 de junho de 2010 - 16h58
Vinicius Konchinski
Agência Brasil
Joanesburgo - A Copa do Mundo é motivo de celebração em toda a África do Sul. Em Soweto, bairro da periferia de Joanesburgo, um carnaval foi promovido justamente para comemorar o início do Mundial.
O evento começou ontem (4) e na tarde deste sábado reuniu milhares de pessoas no Mofolo Park. Músicas, vuvuzelas e fantasias celebrando diversos países que disputarão a Copa serviram para abrir a grande festa na qual a África promete transformar o torneio.
A organização estima a participação de 20 mil pessoas. A cantora brasileira Martinália participa do evento e deve se apresentar amanhã (6), último dia da festa.
Além dela, artistas da Alemanha, França, de Ghana, da Nigéria, Algéria, de Camarões e da Costa do Marfim estão confirmados. Seis etnias africanas também participam do carnaval organizando, cada uma delas, uma espécie de bloco carnavalesco com tema ligado ao povo que representam.
“Queremos atrair a atenção do mundo e mostrar a diversidade do povo africano”, disse Nomazwe Ntlokwana, umas das organizadoras do carnaval de Soweto. “Aqui, ninguém precisa pedir para que façamos festas, para que alguém dê um sorriso. É da nossa natureza.”
Segundo ela, o carnaval não é tradição na África do Sul. Entretanto, festas como a deste fim de semana têm sido promovidas há seis anos. As edições anteriores foram promovidas sempre em setembro. Contudo, a Copa do Mundo fez com que o carnaval fosse antecipado.
“A Copa é um fenômeno. Todos estão celebrando”, afirmou. “Nós só aproveitamos o clima.”
Atletas especiais de Porto Velho rumo às Olimpíadas
Começa nesta quinta-feira (26) a 12ª Olimpíadas Especiais das APAEs de Rondônia, que acontece em Ji-Paraná até o próximo domingo, reunindo atletas d
Skatista Igor Macha conquista segunda colocação em Competição Nacional
Na cidade de Pará de Minas Gerais, neste último fim de semana, houve um movimentado Campeonato de Skate na Categoria Master. Participaram 38 competi
NBS Telecom apoia o projeto Vôlei & Saúde e fortalece o esporte amador em Rondônia
A NBS Telecom anuncia com orgulho seu apoio ao projeto Vôlei & Saúde, uma iniciativa amadora e inclusiva que há quase uma década promove o acesso ao
Rondoniense participa de competição nacional de Jiu-Jitsu com suporte do governo do estado
O atleta Bruno Henrique embarca para mais uma competição nacional no próximo dia 29 de junho, para participar do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu,