Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Brasileiro suspeito de abuso sexual está 'muito abalado'


 
Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil

O diretor executivo da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Ricardo de Moura, disse que o goleiro da seleção brasileira de Pólo-Aquático, Thye Bezerra, está “muito abalado” com a suspeita de abuso sexual que recai sobre ele. O time brasileiro de pólo-aquático, acompanhado por Moura, está em Kazan, na Rússia, para a disputa do mundial de esportes aquáticos.

“A notícia pegou todo mundo de surpresa, inclusive o atleta. Ele está muito abalado. Acho que foi tudo muito precipitado”, disse Moura. Em contato telefônico com a reportagem da Agência Brasil, ele evitou comentar sobre a posição pessoal do atleta, e disse apenas que vai aguardar a atuação dos advogados antes de emitir um comunicado oficial. Além disso, ele não confirmou nem descartou a possibilidade de Bezerra deixar a competição e voltar para o Brasil.

“Vamos traçar nossa estratégia. Vamos depender da estratégia que será tomada para se manifestar sobre o caso”, explicou. O advogado da CBDA está no Rio de Janeiro, mas deve trabalhar na defesa de Thye, que já tem mandado de prisão emitido contra ele. O advogado do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) está em Toronto, para acompanhar os Jogos Pan-Americanos e pode também atuar no caso.

A denúncia de abuso sexual, supostamente cometido pelo atleta, foi revelada hoje (24) pela polícia canadense. Segundo a inspetora de Crimes Sexuais Joanna Beaven-Desjardins, na manhã do dia 16 de julho, Bezerra e um outro integrante da equipe brasileira de polo aquático estavam na casa da mulher, junto com uma amiga dela. A vítima disse à polícia que foi dormir e que Bezerra entrou em seu quarto e a abusou sexualmente.

A inspetora não quis comentar se houve estupro. De acordo com a polícia canadense, abuso sexual é qualquer forma de contato sexual indesejado e inclui beijo, toque, sexo oral e penetração. Joanna também informou que não houve arrombamento da casa, no entanto acredita no envolvimento do brasileiro. “A investigação nos dá certeza do envolvimento dele no crime”, disse.

Bezerra estava em Toronto entre os dias 03 a 16 de julho para disputa dos Jogos Pan-americanos. O time brasileiro conquistou a prata, após enfrentar os Estados Unidos na final por 11 a 9.

O Ministério das Relações Exteriores informou que o Consulado Geral em Toronto tomou conhecimento do caso pelas autoridades locais. "O consulado está em contato permanente com o Comitê Olímpico Brasileiro e as autoridades canadenses, com vistas a acompanhar os desdobramentos jurídicos do caso. A Embaixada do Brasil em Moscou, onde encontra-se o atleta, também está ciente do caso", diz, em nota, o Itamaraty.

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estudante de Porto Velho conquista medalha de prata em sua primeira participação no Joer

Estudante de Porto Velho conquista medalha de prata em sua primeira participação no Joer

O estudante João Rodrigues, de 13 anos, da escola Tancredo Neves, de Porto Velho, conquistou medalha de prata na modalidade de arremesso de peso em

Estudante de Rondônia conquista prata nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025

Estudante de Rondônia conquista prata nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025

A atleta Gabrielly Alves, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Jean Piaget, da rede estadual de ensino de Rondônia, e integrante da Associação d

Jovem atleta porto-velhense conquista prata no Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica

Jovem atleta porto-velhense conquista prata no Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica

Porto Velho celebra mais uma vez a vitória de atletas do projeto Construindo Campeões, idealizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretar

Rondônia encerra último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com medalhas no karatê e handebol

Rondônia encerra último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com medalhas no karatê e handebol

Rondônia encerrou sua participação no último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados em Uberlândia, com conquistas que reafirm

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)