Porto Velho (RO) segunda-feira, 25 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Brasileiro suspeito de abuso sexual está 'muito abalado'


 
Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil

O diretor executivo da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Ricardo de Moura, disse que o goleiro da seleção brasileira de Pólo-Aquático, Thye Bezerra, está “muito abalado” com a suspeita de abuso sexual que recai sobre ele. O time brasileiro de pólo-aquático, acompanhado por Moura, está em Kazan, na Rússia, para a disputa do mundial de esportes aquáticos.

“A notícia pegou todo mundo de surpresa, inclusive o atleta. Ele está muito abalado. Acho que foi tudo muito precipitado”, disse Moura. Em contato telefônico com a reportagem da Agência Brasil, ele evitou comentar sobre a posição pessoal do atleta, e disse apenas que vai aguardar a atuação dos advogados antes de emitir um comunicado oficial. Além disso, ele não confirmou nem descartou a possibilidade de Bezerra deixar a competição e voltar para o Brasil.

“Vamos traçar nossa estratégia. Vamos depender da estratégia que será tomada para se manifestar sobre o caso”, explicou. O advogado da CBDA está no Rio de Janeiro, mas deve trabalhar na defesa de Thye, que já tem mandado de prisão emitido contra ele. O advogado do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) está em Toronto, para acompanhar os Jogos Pan-Americanos e pode também atuar no caso.

A denúncia de abuso sexual, supostamente cometido pelo atleta, foi revelada hoje (24) pela polícia canadense. Segundo a inspetora de Crimes Sexuais Joanna Beaven-Desjardins, na manhã do dia 16 de julho, Bezerra e um outro integrante da equipe brasileira de polo aquático estavam na casa da mulher, junto com uma amiga dela. A vítima disse à polícia que foi dormir e que Bezerra entrou em seu quarto e a abusou sexualmente.

A inspetora não quis comentar se houve estupro. De acordo com a polícia canadense, abuso sexual é qualquer forma de contato sexual indesejado e inclui beijo, toque, sexo oral e penetração. Joanna também informou que não houve arrombamento da casa, no entanto acredita no envolvimento do brasileiro. “A investigação nos dá certeza do envolvimento dele no crime”, disse.

Bezerra estava em Toronto entre os dias 03 a 16 de julho para disputa dos Jogos Pan-americanos. O time brasileiro conquistou a prata, após enfrentar os Estados Unidos na final por 11 a 9.

O Ministério das Relações Exteriores informou que o Consulado Geral em Toronto tomou conhecimento do caso pelas autoridades locais. "O consulado está em contato permanente com o Comitê Olímpico Brasileiro e as autoridades canadenses, com vistas a acompanhar os desdobramentos jurídicos do caso. A Embaixada do Brasil em Moscou, onde encontra-se o atleta, também está ciente do caso", diz, em nota, o Itamaraty.

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal