Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Brasil está pronto para a Copa, diz Dilma em mensagem ao Congresso da Fifa


Elaine Patricia Cruz
Agência Brasil

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, leu hoje (10), na cerimônia de abertura do 64º Congresso da Federação Internacional de Futebol (Fifa), mensagem em que a presidenta Dilma Rousseff diz que o Brasil está pronto “para realizar a Copa das Copas”. O evento está sendo realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

“Trabalhamos pela Copa tanto quanto queremos ganhá-la”, afirma a presidenta na mensagem. Dilma não participou da cerimônia, mas enviou o texto, que foi lido pelo ministro no final da tarde.

No texto, Dilma destaca que a seleção brasileira foi a única a participar de todas as copas e é a maior campeã, com cinco títulos. Segundo a presidenta, o país trabalhou muito para sediar o evento pela segunda vez [a primeira foi em 1950]. “Construímos e reformamos 12 estádios espalhados de norte a sul deste país continental para que a Copa alcançasse todo o território nacional e integrasse a nação. Implantamos e organizamos equipamentos urbanos e serviços que darão suporte ao Mundial e que ficarão depois como benefício ao povo brasileiro.”

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, que abriu o congresso, disse que conversou anteriormente com Dilma e que ambos concordaram que a Copa “será um grande acontecimento”. Em discurso, Blatter disse esperar e desejar “que todas as atividades beligerantes parem nesse período e se concentrem no futebol”. Nem Blatter, nem a mensagem de Dilma citaram os atrasos nas obras da Copa e as manifestações recentes no país contra o evento.

Para o congresso, que, segundo Blatter conta com participação de representantes de todas as 209 associações que integram a Fifa, a federação contou com um forte esquema de segurança, que inclui equipamentos de raio X e detetores de metal, tal como nos aeroportos. O esquema inclui ainda a presença de homens do Exército armados.

Também participaram da cerimônia de abertura do congresso o ex-jogador Ronaldo Fenômeno, a apresentadora Fernanda Lima, o cantor palestino Mohammed Assaf, o pianista Nélson Ayres e a cantora Maria Rita.

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal