Domingo, 13 de junho de 2010 - 16h47
Joanesburgo - As estimativas da Federação Internacional de Futebol (Fifa) são de que 30 bilhões de pessoas devem acompanhar pela TV a primeira Copa realizada no Continente Africano. O número, um recorde histórico da competição, considera a soma da previsão de audiência de todos os 64 jogos deste Mundial. Na última Copa, na Alemanha, em 2006, 26,3 bilhões de espectadores assistiram aos jogos, em 214 países.
Para a transmissão das partidas, profissionais de mídia de todo mundo estão na África do Sul. Em Joanesburgo, uma megaestrutura foi montada ao lado do Estádio Soccer City para os 16 mil jornalistas, radialistas e técnicos credenciados para a Copa do Mundo.
Do lado de fora do Centro de Transmissão Internacional (IBC, na sigla em inglês), centenas de antenas parabólicas estão apontadas para satélites estrategicamente posicionados para a transmissão ao vivo dos jogos e de outros eventos que ocorrem na África do Sul.
O repórter Khandaker Monzurul, por exemplo, veio de Bangladesh, que nunca participou de uma Copa do Mundo. Ele diz, entretanto, que empresas de seu país enviaram cerca de 300 pessoas para trabalhar na cobertura do evento. “Nosso país está parado por causa do Mundial”, disse. “Lá, todos estão divididos entre o Brasil e a Argentina”, completou.
O técnico em transmissão via satélite Paulo Miguel da Silva, de uma emissora de TV portuguesa, disse que a seleção de seu país é apontada como candidata ao título na África do Sul. Por isso, segundo ele, três dos quatro maiores canais de televisão do país estão transmitindo os jogos da Copa. “Em Portugal, a Copa é tão importante quanto no Brasil. O problema é que só vocês [os brasileiros] ganham”, disse sorrindo.
Vinicius Konchinski / Agência Brasil
Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Beach Boxing Fight consolida Ji-Paraná como polo dos esportes de combate na região Norte
Ji-Paraná vem ganhando destaque no cenário esportivo regional com a realização do Beach Boxing Fight, evento que tem revolucionado a forma de vivenc

NO MUNDO DOS ESPORTES - A corrida de motos que já matou mais de 260
“CORRIDA DA MORTE”Realizada desde 1907, corrida motociclística da Ilha de Mann (Grã- Bretanha), tem um recorde triste: 260 pessoas, entre pilotos, equ

Dia do Atleta é celebrado com histórias de inspiração
Atleta do programa Construindo Campeões da Prefeitura de Porto Velho, executado pela Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (Semtel), a traj

Inscrições para 2ª edição da Corrida Nova Era, em Porto Velho, já estão abertas
As inscrições para a 2ª edição da Corrida Nova Era, em Porto Velho, já iniciaram. Atletas profissionais e amadores podem se preparar para uma prova
Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)