Porto Velho (RO) segunda-feira, 17 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Esporte

Atletas do xadrez de Porto Velho conquistam medalhas no Regional Norte Cidade de Rio Branco-Acre

Rondonienses conquistaram 5 medalhas, três de ouro, uma de prata e uma de bronze neste fim de semana durante o Regional Norte que aconteceu em Rio Branco - Acre.


Atletas do xadrez de Porto Velho conquistam medalhas no Regional Norte Cidade de Rio Branco-Acre - Gente de Opinião

Na competição de xadrez pensado, os ouros por tabuleiro vieram com Gualter Amélio de Oliveira (Melhor U 1600) e Robson Amorim, Xpga (Melhor S/rating), Luis Costa Neto, Xpga, com muita garra e determinação conquistou o Bronze na categoria sub 18 anos. Robson Farias, finalista do CRX 2021, conquista o título na categoria U1800 (Absoluto). Paulo Henrique, formado nas categorias de base da Xpga, arremata o 1º lugar no Regional Norte Escolar, juvenil e ainda o 2º lugar no SUB 18 anos na categoria principal.

Conforme o presidente da FRX e também atleta, professor Gualter Amélio, a conquista é o resultado dos treinamentos OnLine via meet, com seus alunos do xadrez escolar, nos meses de isolamento em virtude do Covid 19. “Temos uma equipe jovem, que já havia mostrado seu valor no CRX Presencia 2021, que aconteceu na Casa de Cultura Ivan Marrocos em outubro deste ano. Na oportunidade nossos jovens atletas enfrentaram o Mestre Nacional Dr. Aléx Aécio, professor da Universidade Federal de Rondônia Luís Eduardo Fiori, Vinicius Gama, entre outros fortes do xadrez adulto rondoniense. Nossos campeões estão de parabéns e têm tudo para crescer nos próximos anos”, disse o professor Gualter Amélio, muito satisfeito pelo desempenho da Equipe em terras acreanas.

Acrescentou ainda que Rondônia hoje é um celeiro de novos craques na modalidade, atletas que vêm se destacando em cada competição da Federação Rondoniense de Xadrez Escolar, FRXE (https://frxero.com/), que por sua vez, vem a cada dia revelando novos talentos para os quadros da Federação adulto (FRX).

O próximo desafio será a preparação do time para disputar a Final do Regional Norte de Xadrez Escolar Online, organizado pela FRXE e que acontecerá na segunda semana de dezembro.

Professor Gualter Amélio parabeniza a todos os amigos que participaram nas rifas e sorteios para levantar a estrutura financeira que possibilitou e tornou realidade essa conquista para os atletas Luís Antônio e Robson Amorim.

Amigo Paulo Virgilio, presidente da FEXPAR (Federação de Xadrez do Paraná), Deive Pacheco, Vice Presidente da Federação Baiana de Xadrez e recém eleito presidente da (LBX) Liga Brasileira de Xadrez, João Francisco, Restaurante Hokay Sushi, Anderson Teramoto, que ainda encarou a disputa lá no Acre e fez grandes partidas, Bárbara Campigotto, mãe de um dos grandes atletas e finalista do CRX, Lucas, dentre muitos outros que somaram forças para levantarmos juntos a bandeira rondoniense no xadrez.

Professor Gualter Amélio desabafa e declara que todas as acusações injustas das quais vem sendo acusado, por parte de quem nunca fez nada pelo xadrez rondoniense, estão sendo defendidas pelo Dr Leonardo Antunes.

“Fui eleito presidente da FRX em 2018 para realizar o sonho antigo, ver a modalidade cada vez mais forte, após longos anos de incentivo ao xadrez escolar como professor da Equipe de Formação da Gerência de Educação na SEDUC. Ali, de 2006 a 2019 ministrei o curso na área da Tecnologia Educacional, mas sempre colocava o xadrez como ferramenta interdisciplinar no pacote. Hoje vemos com alegria Escolas como a E.E.E.F.M Carlos Gomes, Cacoal, que deu continuidade ao projeto no município, graças a uma gestão que sempre acreditou no poder transformador do esporte, e hoje oferta a 13ª Edição da Copa Cacoal de Xadrez, que hoje é organizada pelo professor Rogério e que acontecerá dia 04 de dezembro.  

De 2012 a 2016 lancei o projeto de xadrez na Escola modelo de Tempo Integral Anísio Teixeira. Lá o projeto ganhou força com um gestão guerreira e que valorizou a iniciativa abrindo as portas para o xadrez como disciplina, obtendo excelentes resultados, tanto na área desportiva como pedagógica. Com eles, a professora Walcélia Sampaio e o saudoso Marcos Veingant, quem perdemos para o Covid este ano, compartilho hoje essa conquista. 

Atletas do xadrez de Porto Velho conquistam medalhas no Regional Norte Cidade de Rio Branco-Acre - Gente de Opinião

Galeria de Imagens

Mais Sobre Esporte

Autarquia de Esportes anuncia volta do campeonato “Ruralzão” de futebol de campo em Rolim de Moura

Autarquia de Esportes anuncia volta do campeonato “Ruralzão” de futebol de campo em Rolim de Moura

A autarquia municipal de esportes de Rolim de Moura (AMEROLIM) anunciou para o mês de fevereiro o início do campeonato de futebol envolvendo as equi

Rômulo Crispim irá participar da Surdolimpiada Nacional

Rômulo Crispim irá participar da Surdolimpiada Nacional

O judoca Rômulo Crispim do Projeto Judô Anísio embarca nesta sexta-feira (03/12) para a cidade de São José dos Campos- SP onde participará da Surdol

Autistas irão participar do Festival Paralímpico em Porto Velho

Autistas irão participar do Festival Paralímpico em Porto Velho

O Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021, que vai acontecer no sábado (04), em Porto Velho, visa promover a experimentação esportiva de crianças e

Judoca Danilo Silva é tricampeão da Paralimpíadas Escolares Brasileiro

Judoca Danilo Silva é tricampeão da Paralimpíadas Escolares Brasileiro

O judoca porto-velhense Danilo David Gerônimo Silva, faixa marrom, 15 anos, conquistou duas medalhas de ouro nas Paralimpíadas Escolares Brasileiro,