Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Atletas de Rondônia conquistam 43 medalhas na Copa Norte de Natação, em Manaus


Copa Norte de Natação “Troféu Orleans Tupinambá Nobre”, em Manaus - Gente de Opinião
Copa Norte de Natação “Troféu Orleans Tupinambá Nobre”, em Manaus

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem trabalhado para promover novas oportunidades para estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino em todos os âmbitos. Prova disto, é o projeto “Natação: uma alternativa para educar” que possibilitou que a equipe aquática da Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Bento da Costa, de Porto Velho, conquistasse 27 medalhas de ouro, 10 de prata e seis de bronze, durante a Copa Norte de Natação “Troféu Orleans Tupinambá Nobre”, em Manaus.

Os alunos Mainá Silva e Bremner Vicente Eguiz obtiveram recordes nos 200 metros nado borboleta e 100m, no mesmo estilo. Ela fez 1’11″56 nos 100m e 2’49″15 nos 200m.

Carlos Eduardo conquistou o troféu de Índice Eficiência, sendo o atleta que mais pontuou na sua categoria.

PROJETO

O técnico responsável pela equipe e coordenador do Centro de Treinamento do Desporto Escolar de Rondônia (CTDE) da Seduc, Paulo César, relembra que o projeto teve ponto de partida em 1999, quando uma verba pública federal foi destinada para construir uma piscina na escola João Bento. “A solenidade de inauguração aconteceu em 13 de abril de 2001. Desde então, o projeto vem atendendo alunos matriculados no JBC e nos estabelecimentos de ensino próximos, como: Maria Nazaré, Vicente Salazar, Heitor Villa Lobos, Hélio Botelho e Capitão Cláudio”, explica.

O projeto tem proporcionado aos atletas a possibilidade de nadar em grandes clubes, ao mesmo tempo que cumpre um papel social, visto que atende crianças que não teriam condições de pagar ou ter acesso a um treinamento especializado. “Com o passar do tempo o projeto foi criando força e alcançando resultados, o que permitiu que a equipe fosse federada e se tornasse a maior equipe de natação rondoniense. Hoje, temos temos atletas atuando em clubes nacionais como Corinthians, Curitibano, Fluminense e Indaiatuba” finaliza.

A relação de conquistas de medalhas está disponível para download na aba publicações do portal da Seduc.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Copa Madeirão de Futsal encerra temporada com ginásio lotado e jogos emocionantes

Copa Madeirão de Futsal encerra temporada com ginásio lotado e jogos emocionantes

A Copa Madeirão de Futsal chegou ao seu grande desfecho na noite desta terça-feira (09), reunindo torcedores, famílias e amantes do esporte no Ginásio

6ª Corrida do MPRO distribuirá mais de R$ 70 mil em prêmios

6ª Corrida do MPRO distribuirá mais de R$ 70 mil em prêmios

O Ministério Público de Rondônia abrirá, nesta terça e quarta-feira (9 e 10), as inscrições para a 6ª Corrida do MPRO, evento esportivo que dist

Idosos protagonizam com vitalidade o primeiro dia dos Jogos Municipais da Terceira Idade

Idosos protagonizam com vitalidade o primeiro dia dos Jogos Municipais da Terceira Idade

Sorrisos e o corpo em movimento: assim tem sido o primeiro dia para os mais de 550 idosos atletas que participam dos Jogos Municipais da Terceira Idad

Abertura dos Jogos Municipais da Terceira Idade reúne mais de 550 atletas em Porto Velho

Abertura dos Jogos Municipais da Terceira Idade reúne mais de 550 atletas em Porto Velho

A Vila Olímpica Chiquilito Erse foi tomada por emoção e alegria na manhã desta quarta-feira (3), durante a abertura oficial dos Jogos Municipais da Te

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)