Porto Velho (RO) segunda-feira, 25 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Atleta jamaicano é punido por doping e Brasil herda



Edgard Matsuki – Repórter da Agência Brasil

O Comitê Olímpico Internacional anunciou hoje (25) que retirou a medalha de ouro da Jamaica do revezamento 4x100, nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. O motivo foi a confirmação de doping de Nesta Carter, que disputou as eliminatórias e as finais da competição pelo país da América Central.

De acordo com o COI, a substância encontrada foi a dimetilamilamina, um descongestionante nasal também utilizado, em conjunto com a cafeína, como estimulante e termogênico. O Comitê afirmou que notificou o Comitê Olímpico Jamaicano para que as medalhas sejam devolvidas.

Com isso, o Brasil, que acabou a prova em quarto lugar, herda a medalha de bronze. A equipe brasileira era formada por Vicente Lenílson, Sandro Viana, Bruno Lins e José Carlos Moreira. Com a decisão do COI, o Brasil passa a ter 17 medalhas no quadro geral de 2008: três de ouro, quatro de prata e nove de bronze. Além do Brasil, Trinidad e Tobago (que ficará com o ouro) e o Japão (agora prata) foram beneficiados pela decisão.

Outra consequência da decisão do COI é que Usain Bolt terá uma medalha a menos no currículo. Agora, Bolt terá oito medalhas de ouro olímpicas: 100m rasos em 2008, 2012 e 2016; 200m rasos em 2008, 2012 e 2016; revezamento 4x100m rasos em 2012 e 2016.

Em setembro, o revezamento feminino 4x100 do Brasil já havia herdado uma medalha de bronze por causa da desclassificação da Rússia, também por doping, da competição. À época, Rosemar Coelho Neto, Lucimar de Moura, Thaissa Presti e Rosângela Santos foram premiadas.

O COI também anunciou a perda da medalha de prata de Tatiana Lebedeva. Ela foi prata no salto em distância nos Jogos de Pequim, prova vencida pela brasileira Maurren Maggi. Com isso, a nigeriana Blessing Okagbare ficará com a prata e a jamaicana Chelsea Hammond com o bronze. A substância encontrada nos testes de Lebedeva foi o anabolizante turinabol.

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal