Porto Velho (RO) segunda-feira, 25 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

ASSEMBLEIA VAI HOMENAGEAR O ATLETA MATEUS EVANGELISTA


                            O deputado Adelino Follador (DEM) disse ontem que o Poder Legislativo do Estado de Rondônia está preparando uma homenagem ao atleta paralímpico Mateus Evangelista para premiar seu esforço nos esportes e na vida, tão importante e significativo para distinguir Rondônia no cenário esportivo mundial.

                            Para o deputado, autor da homenagem, tanto o atleta como seu técnico, o professor Sílvio Corsino (Escola Joaquim, Vicente Rondon), são dignos de todo reconhecimento do povo rondoniense, o que a Assembleia Legislativa faz oficialmente, esperando que este ato sirva de estímulo para outros atleta como Mateus, que podem estar por aí escondidos, no anonimato.

                            Follador revelou-se impressionado com o desempenho do atleta, observando que ele se destaca em dois esportes, no atletismo e futebol, como goleiro, e atualmente é líder mundial na categoria de salto a distância. Para o deputado Mateus é promessa rondoniense para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 em que disputará pela Seleção Brasileira Paralímpica Sub-21 de Futebol de Sete, e pela Seleção de Atletismo Brasileira.

                            O deputado disse que por tudo isso é que o Poder Legislativo de Rondônia vai prestar esta homenagem a ele, cuja data será anunciada nos próximos dias, em função do calendário de atividades da Assembleia Legislativa. “O certo é não podemos deixar de prestigiar um jovem como este que empresta seu esforço e talento, em que pese suas dificuldades, para elevar o nome de Rondônia”, disse.



HISTÓRIA DE LUTA

Adelino Follador disse que Mateus Evangelista tornou-se conhecido recentemente, com os seus feitos no atletismo, com resultados que passaram a ter importância até virarem leitura obrigatória em diversos meios de comunicação, inclusive nos especializados. Eles contam a história de perseverança de Mateus (globoesporte.globo.com/ro):

“Tudo começou em 2003, quando ele ainda tinha 12 anos. Ao assistir uma palestra do professor, Sílvio Corsino, na Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon, em Porto Velho, (RO), Mateus iniciou o sonho de se tornar atleta, contando com o apoio do dedicado tutor, que passou a treiná-lo.

 - Ele mesmo se apresentou, foi na palestra e pediu informações. Foi neste momento que eu conheci o Mateus – conta Sílvio.

Mateus nasceu com paralisia cerebral. O fato trouxe sequelas para ele do lado direito. Mãos e pés ficaram atrofiados.

 - No dia em que nasceu, percebi que ele tinha um começo de paralisia - diz o pai de Mateus, Lardivinio Evangelista.

Contudo, isso não o impediu de sonhar, e desde que começou a ser treinado pelo professor Sílvio, o menino sempre mostrou o seu talento. Com velocidade, impulsão e elasticidade, o garoto, hoje com 19 anos, já coleciona troféus.

Atualmente, o atleta rondoniense também treina no Centro de Treinamento de Alto Rendimento de São Caetano do Sul, São Paulo, um dos mais modernos CTs de atletismo brasileiro. O menino já é uma promessa brasileira do salto em distância e nos 100 metros rasos.

 - Nós sabemos que podemos aproveitar o Mateus como paratleta durante umas três ou quatro paralimpíadas - afirma o técnico da Seleção de Atletismo Brasileira, Cássio Damião.

 Mateus também é goleiro da Seleção Brasileira Paralímpica Sub-21 de Futebol de Sete.

 - Ele domina tanto as bolas no alto, quanto as bolas rasteiras. Ele também tem ótima reposição de bola. Isso é que faz um goleiro ser completo - ressalta Paulo Cabral, técnico da Seleção Sub-21 de Futebol Sete.

Fora dos treinamentos em São Caetano, o dia a dia em Rondônia não é nada fácil. Sem boas condições de treinamento por aqui, Mateus enfrenta muitas dificuldades para conseguir se dedicar ao esporte. O garoto, que já foi flanelinha e também já dirigiu o táxi do pai, hoje, consegue se dedicar somente ao esporte, por conta dos R$ 925 reais que recebe do Bolsa Atleta, um programa do Ministério do Esporte”.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal