Porto Velho (RO) terça-feira, 26 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Arena das Dunas recebe elogios após evento-teste


 Arena das Dunas recebe elogios após evento-teste - Gente de Opinião

Após o evento-teste oficial realizado ontem, sábado (03.05), em Natal, a Arena das Dunas foi muito elogiada pelo Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL). Aspectos de dez áreas operacionais foram testados durante a partida entre América-RN e ABC. O jogo, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro, reuniu um público presente de 10.108 pessoas e terminou 2 x 0 para o ABC, com dois gols do atacante Dênis Marques.

“A gente tem andado pelo Brasil inteiro, em inaugurações, eventos-testes, Copa das Confederações, e não é por estar aqui, mas de fato é o estádio mais bem organizado dos 12 que nós temos. Os detalhes, o acabamento, a operação, a limpeza: temos que parabenizar a Arena das Dunas”, disse o gerente de Operações do COL, Tiago Paes.

Também presente ao evento-teste, o CEO do COL, Ricardo Trade, aproveitou para exaltar também a beleza da arena. “A gente está muito contente com a arena. O estádio é lindo com esse formato das dunas e um investimento que foi feito no campo de jogo maravilhoso. O gramado é sensacional. Eu já tinha vindo aqui, mas andei mais pela manhã pelas instalações e achei que o estádio é sensacional. O Tiago (Paes) tem sempre dito que é um dos estádios mais fáceis de operar, no sentido de como ele está organizado e como ele vem sendo operado”, completou.

Durante o evento, o COL testou aspectos das áreas de limpeza e resíduos, transporte, serviços ao espectador, voluntários, operações de imprensa, alimentação, tecnologia, competições, serviços médicos e segurança. “Hoje eu disse que era o dia da nossa prova oral”, brincou o secretário estadual da Copa no Rio Grande do Norte, Demétrio Torres, que também ficou muito satisfeito com o resultado. “Ao longo desse período desde que foi feita a inauguração da arena, a gente vem fazendo testes, não só a parte de jogos, mas das próprias instalações, das pessoas, e hoje, pelas informações dadas pelo COL, parece que a gente saiu bem na foto”, disse, lembrando que outros jogos já haviam sido realizados na Arena das Dunas antes do evento-teste oficial para a Copa.

Mesmo com os elogios, a Arena das Dunas ainda não está totalmente pronta para receber jogos da Copa do Mundo. Algumas áreas ainda não podem ser testadas, como áreas vip e hospitalidade, por ainda não terem disponíveis condições estruturais. O COL também estuda testar as arquibancadas provisórias que serão instaladas até o dia 22 de maio.

A maior preocupação é quanto ao acesso à Arena das Dunas. O entorno do estádio ainda passa por obras e os torcedores têm reclamado de dificuldades no trânsito e em relação ao transporte até a arena. “Em tudo quanto é lugar tem obras, tem muito engarrafamento. Mas de resto a arena está perfeita, arrisco dizer que é um dos estádios mais bonitos do Brasil”, disse o publicitário Edenaldo de Paiva, torcedor do América, que foi ao estádio com os filhos.

“Sendo o primeiro teste, a expectativa é de fato que nem tudo funcione. Usamos os testes para encontrar os problemas e a nossa preocupação hoje é o acesso do espectadores no lado externo. Aí é que estão concentrados os trabalhos, para que as pessoas cheguem tranquilamente. É só acertar a questão do acesso e teremos aqui uma Copa de muito sucesso, sem dúvida nenhuma”, disse Tiago Paes.

Entre os aspectos testados, Paes destacou alguns detalhes da operação. Na área de limpeza, em que o COL atua em parceria com o operador do estádio, os resultados foram considerados muito bons. Na parte de voluntariado, também foi testada a alimentação e a distribuição de uniformes. No evento-teste, os voluntários auxiliaram principalmente nas áreas de operações de imprensa e serviços ao espectador. “Tivemos voluntários orientando o público, com megafones, dando boas-vindas. É um pouquinho do que teremos na Copa. Hoje tivemos 90 voluntários e na Copa devemos ter 300”, disse Paes.

Paes também elogiou o gramado, que foi cortado na mesma altura que será usada na Copa e também passou pelos mesmos procedimentos de irrigação. O gerente de operações do COL lembrou que a arquitetura do estádio favorece o campo de jogo, já que a grama recebe luz natural diretamente.

Na área de segurança, o gerente geral de segurança do COL, Hilário Medeiros, acompanhou os testes na Arena das Dunas e também fez um balanço positivo. “Trabalhamos com aproximadamente 450 homens, testamos todas as saídas de emergência, fizemos todo o trabalho de integração com as forças de segurança, todos trabalhando juntos no Centro de Comando e Controle, e não tivemos nenhum incidente grave”, disse.

Além dos profissionais do COL, 600 policiais militares trabalharam durante a partida. A Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (Semob) também participaram. De acordo com Medeiros, embora os Pontos de Verificação Veicular (PPVs) não tenham sido ativados, a Polícia Rodoviária Federal, em conjunto com a Polícia Militar, pode fazer testes na questão das escola de autoridades e delegações.

Foto: Danilo Borges/Portal da Copa

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal