Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

ANSEF promove Jogos de Integração


    

O XI Jogos Nacionais de Integração da Polícia Federal (JOIDS) será realizado no período de 25 de junho a 06 de julho, em Fortaleza (CE), com a participação de cerca de 3.500 atletas disputando as seguintes modalidades esportivas: Atletismo, Vôlei 4x4, Futebol de Campo, Natação, Futebol Society, Tiro, Futsal, Judô masculino e feminino, Vôlei masculino e feminino, Tênis, Vôlei de praia masculino e feminino, Tênis de Mesa, Dominó, Sinuca e Xadrez. O evento que será promovido pela Associação Nacional dos Funcionários da Polícia Federal (Ansef) tem o mesmo formato de uma Olimpíada.

Conforme explicou o presidente da Ansef/RO, João Bosco da Costa, os JOIDS têm como objetivos a manutenção e o aprimoramento das condições físicas necessárias ao cumprimento das atribuições constitucionais reservadas à Polícia Federal. “Além disso, propiciam, entre abraços, sorrisos e lágrimas, a alegria do reencontro de velhos amigos e celebra o sentimento da amizade e do companheirismo entre colegas que em outras épocas, juntos, cursaram a Academia Nacional de Polícia ou enfrentaram a luta diária dos Federais em arriscadas operações policiais por esse Brasil afora”, disse.

Para João Bosco, a  realização dos Jogos Olímpicos coloca a Polícia Federal entre as entidades brasileiras que promovem uma forte integração entre os seus funcionários. “A programação esportiva vai além da obtenção de resultados, celebrando o sentimento da amizade e do companheirismo entre colegas de profissão que competirão representando suas associações regionais. Cada atleta busca sua própria superação, aprimorando suas condições físicas e técnicas”, ressaltou.

HISTÓRICO DOS JOIDS

A origem dos JOIDS foi em maio de 1985, em Vitória/ES. O Agente Ednilson Antônio da Silva, diretor Regional da ANSEF – Associação Nacional dos Funcionários da Polícia Federal e o Agente Carlos Roberto da Silva, em conjunto com o então Superintendente Regional do DPF no Estado do Espírito Santo, Delegado Federal Osvaldo Silveira Filho decidiram promover um torneio reunindo, além dos capixabas, as Superintendências Regionais dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

O torneio seria realizado pela ANSEF, em comemoração ao aniversário do DPF, no dia 16 novembro daquele ano, para que fosse garantido o sucesso do empreendimento, o presidente da ANSEF, Delegado Vicente Chelotti, buscou o apoio da administração no sentido de que os atletas fossem liberados e pudessem participar do evento.

Diretor –geral á época, o Cel. Luiz Carlos de Alencar Araripe cedeu aos argumentos apresentados pela diretoria da Associação e, além de autorizar sua realização, prometeu comparecer à capital dos capixabas para a abertura dos jogos. A notícia, porém, ultrapassou fronteiras e outras Regionais manifestaram o desejo de também participar do torneio. A idéia foi estudada e a semente germinou. Cresceu. A partir daí o evento tomou o nome de I Mini Olimpíada de Integração dos Policiais Federais. Feito o convite em nível nacional, a delegação de Sergipe foi a primeira a confirmar presença. Mais tarde, dezoito delegações confirmariam sua participação.

Os JOIDS já foram realizados em Vitória (1985), Recife/PE (1986), Brasília (1987), Curitiba/PR (1989), Fortaleza/CE (1992), Porto Alegre/RS (1995), Maceio/AL (1998), Natal/RN (2000), Belo Horizonte/MG (2003), Salvador/BA (2005), e este ano Fortaleza/CE.

ASCOM/ANSEF/RO

 

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A equipe da ASDERICEL representou Rondônia na Copa Libertadores de Clubes Futebol 7 Society, realizada no mês de outubro, na estado do Paraná e sagrou-se campeã da competição

A equipe da ASDERICEL representou Rondônia na Copa Libertadores de Clubes Futebol 7 Society, realizada no mês de outubro, na estado do Paraná e sagrou-se campeã da competição

A equipe de futebol feminino da Associação de Desportos Reunidos Celestino José de Souza (ASDERICEL), de Porto Velho, deverá contar com o apoio do d

Estudante de Porto Velho conquista medalha de prata em sua primeira participação no Joer

Estudante de Porto Velho conquista medalha de prata em sua primeira participação no Joer

O estudante João Rodrigues, de 13 anos, da escola Tancredo Neves, de Porto Velho, conquistou medalha de prata na modalidade de arremesso de peso em

Estudante de Rondônia conquista prata nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025

Estudante de Rondônia conquista prata nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025

A atleta Gabrielly Alves, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Jean Piaget, da rede estadual de ensino de Rondônia, e integrante da Associação d

Jovem atleta porto-velhense conquista prata no Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica

Jovem atleta porto-velhense conquista prata no Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica

Porto Velho celebra mais uma vez a vitória de atletas do projeto Construindo Campeões, idealizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretar

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)